Motos
Honda CB-F Concept com toque retro

Com o cancelamento de vários eventos e salões como os de Tóquio e Osaka por causa da pandemia do novo Coronavírus, as marcas utilizam formas alternativas para mostrar as suas ideias e novidades para o futuro e foi o que a Honda fez apostando num modo mais virtual na divulgação da sua CB-F Concept.
Partilhando o mesmo motor que equipa a Honda CB1000R este concept tem uma estética inspirada nas Honda CB900F do final da década de 70, início dos anos 80 o que lhe dá um carácter retro, mas com todas as comodidades e vantagens da tecnologia dos dias de hoje.
Com o seu motor de quatro cilindros com 998cc de cilindrada e 145 cv de potência, não lhe faltará pulmão quando se puxar pelo acelerador “ride by wire” que a equipa.
Ainda apenas no formato concept e sem previsão de entrada em produção, esta CB-F mostra-se já uma naked em estado muito avançado de evolução e é de esperar que haja novidades quanto à sua comercialização nos próximos tempos.
Manutenção Motos
Cuidado com os barulhos estranhos na sua moto

Ouvir um barulho na nossa moto que não é habitual é sempre um sinal de aviso de que algo pode não estar nas melhores condições e por isso é conveniente estar atento, tentar perceber a origem e se houver algum problema, solucioná-lo atempadamente. Para o ajudar aqui lhe deixamos alguns exemplo de barulhos que podem surgir na sua moto e o que podem significar.
Conseguir perceber que alguns ruídos são anormais numa moto depende muito da experiência do motociclista. Se há alguns barulhos estranhos que são evidentes para todos, outros já pedem mais experiência de quem vai aos comandos. Seja porque conduz diferentes motos há muito tempo, seja porque conhece muito bem a sua moto e o seu som quando está a funcionar em perfeitas condições.
Para dar uma ajuda nessa “análise auditiva” aqui lhe deixamos os exemplos de alguns dos barulhos mais comuns que podem surgir na sua moto e que podem indicar anomalias que devem ser corrigidas:
Som do escape
Se a sua moto passou a fazer um som mais elevado ou com um tom mais grave verifique a linha de escape. Por um lado pode ter surgido uma fuga, o que normalmente se reflete num som com um tom mais grave (ou rouco) do que o normal, por outro pode ter sido o miolo do silenciador que encomendou a alma ao criador e deixou de fazer o seu papel de reduzir o ruído.
Som de aceleração sem aumentar a velocidade
Se vai na estrada e de súbito o motor da moto aumenta a rotação, sobe o volume de som, mas ela continua à mesma velocidade, então pode estar com uma desafinação no cabo da embraiagem. Este pode estar com pouca folga e por isso atua a embraiagem ao menor toque inadvertido. Por outro lado também pode ser sinónimo do disco da embraiagem já estar a acusar o seu desgaste e a indicar que chegou a hora da sua substituição.
A suspensão faz barulho
Se sente que a sua suspensão emite um ruído em que parece que range ou “chia” sempre que comprime ou descomprime o amortecedor, então é melhor ver o estado dos diversos componentes. Normalmente a causa do som pode ser dos apoios dos amortecedores que precisam de ser substituídos, mas já que está a ter o trabalho de ver a suspensão então aproveite para analisar a forquilha dianteira e ver se não há nenhum “babanço” de óleo. Se houver, isso pode ser uma falha nos retentores que devem então ser trocados.
Ruído quando trava
Se quando trava ouve uma espécie de “guincho” ou silvo agudo de uma das rodas (ou das duas), isso pode indicar que as pastilhas de travão já deram o que tinham a dar e precisam de ser trocadas. Não prologue esta situação primeiro por questões óbvias de segurança e depois porque pode começar a comprometer também os discos de travão.
Barulhos metálicos vindos da zona do motor
Se nota que há ruídos estranhos vindos do motor ou da caixa de velocidades então é hora de ficar bem alerta e recorrer a um mecânico para evitar males maiores. Se o som se assemelha a uma batida metálica ritmada isso pode indicar problemas nas válvulas ou nos pistões, se por outro lado parece mais um ranger entre peças móveis, isso pode ser sinónimo de desgaste nos carretos da caixa de velocidades ou na embraiagem. Lembre-se sempre de verificar o óleo. Tanto o seu nível como a sua qualidade porque pouco óleo ou um óleo já muito sujo pode ser a causa de alguns sons menos habituais no motor porque a lubrificação dos seus componentes não está ser feita corretamente.
Prevenir sempre
Para evitar ao máximo o surgimento destes ruídos é essencial manter um olhar atento ao estado da sua moto, fazendo as verificações habituais dos níveis dos fluídos, da corrente, entre outros e assegurar que faz a manutenção a tempo e horas. Manter as revisões em dia ajuda a garantir que os componentes mecânicos estão no melhor estado possível para o funcionamento da moto e ao mesmo tempo há uma verificação periódica da sua moto por parte de um mecânico.
Lembre-se que uma falha mecânica na sua moto pode ter consequências muito graves não apenas para a moto mas, acima de tudo, para a integridade física do motociclista. Esteja atento, mantenha a sua moto em bom estado e garanta a sua segurança.
bento4d bento4dMotos
Honda “Mia” portuguesa ganha a prata no Honda Customs 2025

Na edição deste ano do Honda Customs o desafio feito aos preparadores de motos foi pegar numa Honda GB350S e personalizá-la. Nessa “contenda” a Honda “Mia” com assinatura da portuguesa Tubais Moto foi a segunda classificada.
Foi no passado Wheels & Waves, em Biarritz, França que foram reveladas ao público as onze motos GB350S personalizadas participantes do Honda Customs 2025 e entre elas estava a criação nacional Honda “Mia” que evoca o estilo de motos de competição do passado com um toque de café racer.
Numa disputa muito renhida pelos votos do público, a Honda Hachimaan, dos italianos da Maan Motocicli Audaci, foi a vencedora, recolhendo 9.572 votos dos cerca de 30.000 votos registados.
O segundo lugar foi para a portuguesa Honda “Mia” que até ao final manteve o primeiro lugar à vista, andando muito perto da votação da vencedora, mas não conseguindo conquistar o ouro. De referir que as cores nacionais já venceram duas edições do Honda Custom, em 2021 com a CB650R “Fénix” da Motorfa e em 2023 com a Dax “Furiosa” da Art on Wheels em colaboração com Tamara Alves.
Independentemente de quem vença, o Honda Customs é uma montra de ideias sobre como personalizar modelos do construtor nipónico e onde as motos que participam são inspiração para muitos aficionados da customização. Por isso que venha a edição de 2026!


-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira repete o nono lugar
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes mostra frente do novo Classe C elétrico
-
Notícias2 semanas ago
Dois nomes de peso da Toyota com o gene GR
-
Notícias2 semanas ago
Festa colorida nos 50 anos do Volkswagen Polo
-
Avaliações Usados1 semana ago
Renault Austral (2022-…)
-
Notícias1 semana ago
Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico em outubro no Porto
-
Comerciais2 semanas ago
Torrestir reforça presença internacional com novas ligações ao Norte de África
-
Comerciais2 semanas ago
Há novas normas sobre conceção, reutilização e reciclagem de veículo