Notícias
Taycan, o primeiro Porsche totalmente elétrico
A Porsche acaba de revelar o seu primeiro modelo totalmente elétrico, o Taycan.
Apresentado em três locais distintos em simultâneo, Alemanha, Canadá e China, o Taycan é um modelo de quatro portas com origem estética no muito apreciado concept Mission E e é o primeiro modelo a entrar em produção que recorre à nova tecnologia de 800 Volts. Face à actual solução de 400 Volts utilizada na indústria, a de 800 Volts permite que em apenas 5 minutos de carga num ponto de alta potência este Taycan ganhe 100 quilómetros de autonomia. Além disso, leva 22,4 minutos para carregar entre 5 a 80% da bateria com um pico de carregamento de 270 kW em circunstâncias ideais e também pode carregar a sua bateria Performance Plus de 93,4 kW de capacidade comodamente em casa até 11 kW em corrente alterna.
O Taycan surge já em duas versões de tracção integral, o Turbo e o Turbo S com 680 cv (500 kW) e 761 cv (560 kW) de potência respectivamente, o que lhes dá uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 2,8 segundos no caso do Turbo S e 3,2 segundos no Turbo. Segundo a marca de Estugarda a velocidade máxima de ambos é de 260 km/h.
Já em termos de autonomia estamos perante um modelo que propõe 450 quilómetros de autonomia na versão Turbo e um pouco menos, 412, na versão Turbo S.
A Porsche já está a aceitar encomendas para o Taycan e também já há preços definidos para o mercado nacional com o Taycan Turbo a ter um preço inicial de 158.221 euros ao passo que a versão mais potente, o Taycan Turbo S, tem preços a começar nos 192.661 euros.
A marca alemã também planeia no futuro o lançamento de versões menos potentes e mais tarde a versão Cross Turismo.
Notícias
Auto Clássico Militar em Oeiras
Mais uma vez Oeiras irá ser o palco do Auto Clássico Militar, um evento onde os visitantes poderão esta rem contacto com veículos militares clássicos de outros tempos e até dar um passeio neles.
O espaço da Unidade de Apoio do Comando da Logística situada em Paço de Arcos vai ser o “centro das operações” do Auto Clássico Militar que se realizará entre os dias 2 e 7 de julho. Este evento é promovido pelo Exército Português e pela Câmara Municipal de Oeiras sendo que a organização está a cargo da Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos. Na edição deste ano estarão mais de 50 modelos expostos, entre carros de combate, autometralhadoras, transportes de tropas ou viaturas táticas e administrativas.
Haverão passeios e os visitantes até poderão dar uma volta numa Chaimite ou numa Berliet Tramagal, dois emblemáticos modelos da nossa história bem representativos da indústria militar nacional de outrora. Além disso, também estarão patentes vários equipamentos e rádios, uma exposição de modelismo militar, lojas de militaria e fardamento, grupos de recreação histórica e ainda haverão conferências temáticas e zonas de “street food”.
Para mais informação basta consultar a página do evento aqui.
Notícias
Volvo apresenta o novo EX60
A Volvo revelou aquele que poderá ser um dos modelos mais relevantes da sua gama, o EX60, um SUV elétrico que vai enfrentar fortes rivais num dos segmentos mais competitivos atualmente no mercado.
Segundo a marca sueca, o novo EX60 foi desenvolvido para entrar no mercado e estabelecer novos patamares no que diz respeito a SUVs elétricos com o foco na família e um dos seus primeiros argumentos é uma das versões ter uma autonomia de 810 quilómetros. O XC60 utiliza um sistema elétrico de 800V que permite carregamentos rápidos até 400 kWh. Este facto faz com que bastem 10 minutos de carregamento para que este Volvo ganhe 340 quilómetros de autonomia.
Este XC60 tem 4,8 metros de comprimento e surgirá no mercado com três opções de motorização. A mais acessível P6 RWD Electric com um motor capaz de debitar 374 cv de potência e 480 Nm binário, alimentado por uma bateria de 83 kWh que lhe dá uma autonomia de 610 quilómetros e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. Num patamar acima temos o P10 AWD Electric com dois motores, um em cada eixo, que em conjunto debitam 510cv de potência e 710 Nm de binário que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos. Equipado com uma bateria de 95 kWh esta versão anuncia uma autonomia de 660 quilómetros. Por fim, o topo de gama P12 AWD Electric também tem dois motores, mas aqui com 680 cv de potência combinada e um binário de 790 Nm, aceleraça dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e tem uma autonomia de 810 quilómetros graças a uma bateria com uma capacidade de 117 kWh.
Os preços do novo XC60 começam nos 50.650€ + IVA, ou seja, 62.299€ sensivelmente. A comercialização prevista para o verão começará com as versões P6 e P10 e só depois chegará ao nosso mercado o P12.





-
Notícias2 semanas agoMercedes CLA é o Carro do Ano 2026
-
Notícias2 semanas agoMazda já definiu os preços do novo CX-6e
-
Notícias2 semanas agoPeaq será o nome do próximo SUV da Skoda
-
Notícias2 semanas agoSalão Motorclássico volta à Cordoaria Nacional
-
Manutenção2 semanas agoSe tiver de partir um vidro faça-o corretamente
-
Comerciais2 semanas agoFIAT Professional apresenta pick-up elétrica TRIS
-
Notícias1 semana agoHonda vai ter um novo logótipo
-
Notícias7 dias agoToyota continua na liderança mundial












