Conhecido como “automóvel do povo” o Volkswagen Carocha foi o modelo mais importante em toda a história da marca alemã, sendo um dos grandes responsáveis para que o grupo Volkswagen seja hoje o maior do mundo em toda a indústria automóvel.
Idealizado por Adolf Hitler e desenvolvido por Ferdinand Porsche, nasceu para ser simples, robusto, fiável, capaz de transportar uma família e, no fim, ser barato, o Beetle marcou a vida de muitas famílias por tudo o mundo, desde que iniciou a sua produção, em 1938.
O seu sucesso foi tão grande, que foi preciso esperar quase 50 anos para conhecermos a sua segunda geração, apresentada em 1997. Contudo, apesar de manter um design inspirado no original, não se pode dizer que esta reinterpretação desenvolvida sob a plataforma do Golf IV tenha sido propriamente um sucesso e, precisamente por isso, esteve apenas seis anos no mercado.
Só em 2011 é que voltámos a ter um novo Beetle, agora com a mesma plataforma utilizada na quinta e sexta gerações do Golf, mas o sucesso voltou a ser reduzido, até porque, diga-se a verdade, a Volkswagen nunca soube capitalizar a história de um modelo icónico, como a BMW soube fazer com o Mini ou como a Fiat fez com o 500, daí continuarem a ser um sucesso.
Por tudo isto, a vida do Carocha chegou agora o fim, com a última unidade a sair da fábrica da Volkswagen em Puebla, México. Em 80 anos de vida, venderam-se mais de 21,5 milhões de VW Carocha.