Notícias
Vida do VW Carocha termina por aqui
Published
2 anos anteson
By
Motor Guia
Conhecido como “automóvel do povo” o Volkswagen Carocha foi o modelo mais importante em toda a história da marca alemã, sendo um dos grandes responsáveis para que o grupo Volkswagen seja hoje o maior do mundo em toda a indústria automóvel.
Idealizado por Adolf Hitler e desenvolvido por Ferdinand Porsche, nasceu para ser simples, robusto, fiável, capaz de transportar uma família e, no fim, ser barato, o Beetle marcou a vida de muitas famílias por tudo o mundo, desde que iniciou a sua produção, em 1938.
O seu sucesso foi tão grande, que foi preciso esperar quase 50 anos para conhecermos a sua segunda geração, apresentada em 1997. Contudo, apesar de manter um design inspirado no original, não se pode dizer que esta reinterpretação desenvolvida sob a plataforma do Golf IV tenha sido propriamente um sucesso e, precisamente por isso, esteve apenas seis anos no mercado.
Só em 2011 é que voltámos a ter um novo Beetle, agora com a mesma plataforma utilizada na quinta e sexta gerações do Golf, mas o sucesso voltou a ser reduzido, até porque, diga-se a verdade, a Volkswagen nunca soube capitalizar a história de um modelo icónico, como a BMW soube fazer com o Mini ou como a Fiat fez com o 500, daí continuarem a ser um sucesso.
Por tudo isto, a vida do Carocha chegou agora o fim, com a última unidade a sair da fábrica da Volkswagen em Puebla, México. Em 80 anos de vida, venderam-se mais de 21,5 milhões de VW Carocha.

Com uns impressionantes 635 cv de potência máxima e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos é difícil encontrar outra berlina de luxo que consiga igualar o novo BMW M5 CS que assume o estatuto do mais potente da família.
A BMW acaba de apresentar a versão mais evoluída do BMW M5, o CS, aquela que personifica o caráter mais desportivo e agressivo da gama Série 5. Com um motor V8 biturbo com 4.4 litros de cilindrada, 635 cv acoplado a uma caixa de velocidades Steptronic automática de 8 relações com Drivelogic e com tracção integral assegurada pelo sistema M xDrive, este M5 não se fica por aqui na busca das melhores prestações.
O seu peso foi reduzido em 70 kg face à versão M5 Competition graças à adoção de elementos em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) tais como o capot, a asa traseira, o difusor, as coberturas dos espelhos retrovisores ou a própria cobertura o motor V8 M Power.
O interior está repleto de componentes desportivos. O volante joga na perfeição com o banco M Carbon , obviamente decorado com elementos “M”. Os bancos em pele “Merino” com costuras em vermelho “Mugello” reforçam o caráter desportivo e um detalhe sobressai nos encostos de cabeça de todos os bancos: a gravura num relevo subtil do traçado do circuito de Nürburgring.
Nada falta ao BMW M5 CS para ser uma experiência de condução única e de momento ainda não há preços para o mercado nacional, mas já se sabe que na Alemanha ele custará qualquer coisa como 180.400 euros.

A BMW já está nas afinações finais do i4, o futuro elétrico da marca bávara que deverá entrar em produção no terceiro trimestre deste ano.
Reforçando a ideia que um elétrico pode ser desportivo, a BMW revelou um vídeo dos derradeiros testes feitos em pista onde mostra a forma como tem afinado o futuro i4 para que o ADN do prazer de condução, típico do construtor germânico, também tenha neste BMW um digno representante.
Ainda com as suas linhas finais devidamente camufladas, aquele que será o primeiro Gran Coupé de 4 portas da BMW é, segundo as palavras do diretor de projeto David Alfredo Ferrufino Camacho, um modelo “que combina a sensação de ser leve e ágil ao mesmo tempo que se revela sólido e autoritário. Com uma direção superior e uma elevada estabilidade em curva ele parece que literalmente se cola à estrada. Todos os veículos elétricos conseguem uma rápida aceleração em linha reta, mas isso não é suficiente para nós na BMW”.
Aqui fica então o vídeo dos testes finais deste BMW i4 capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos graças aos seus 530 cv de potência máxima:

No sempre dinâmico facebook da Polícia de Segurança Pública esta força de segurança partilhou um álbum onde constam alguns dos veículos históricos do seu acervo, entre outros que ainda hoje estão ativos a servir nas várias missões desta força.
Num álbum alojado no flickr e que a PSP apelidou de “Garagem PSP” podemos encontrar alguns modelos que recuperam a memória coletiva como dois Volkswagen Carocha ou o Range Rover “descapotável” de primeira geração e várias motos de outrora, todos eles preservados em excelente estado.
Neste álbum também estão modelos bem mais atuais como o Audi R8, ou o Subaru Impreza e alguns destinados a missões específicas como os pronto-socorro, guindastes ou blindados.
Vale bem a pena uma visita à “Garagem PSP”
Estamos no Facebook
Newsletter

Comércio automóvel fecha, inspeções só por marcação

O Renault 5 está de regresso

PSP mostra alguns dos seus modelos históricos

Sector automóvel não fecha neste confinamento

Iveco entrega 1048 Trakker 8×8 às Forças Armadas alemãs

Coleção de motos do Museu do Caramulo cresceu com uma NSU

Volkswagen Lupo (1998-2005)

BMW faz testes finais ao elétrico i4

Os bastidores do encontro entre Hamilton e Rossi

Lamborghini fecha o ano com vídeo do Urus

Aventura em Havana

Subaru voa na mais recente Gymkhana

O sistema híbrido da Kawasaki

Os alces andam a lamber carros no Canadá

BMW M5 CS, o mais potente

BMW faz testes finais ao elétrico i4

Custom X by Carlex é uma Ford Transit Custom com muito mais atitude

PSP mostra alguns dos seus modelos históricos

Scania propõe um desconto de 10 mil euros nos seus motores V8

MotoGP volta a Portimão este ano

Volkswagen Lupo (1998-2005)
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
Radares em janeiro
- Notícias6 dias antes
Comércio automóvel fecha, inspeções só por marcação
- Notícias1 semana antes
O Renault 5 está de regresso
- Notícias2 dias antes
PSP mostra alguns dos seus modelos históricos
- Curiosidades2 semanas antes
Dodge Ram cai na linha de montagem
- Notícias1 semana antes
Sector automóvel não fecha neste confinamento
- Notícias2 semanas antes
Próximo Honda Civic Type R ainda será só a combustão
- Comerciais1 semana antes
Iveco entrega 1048 Trakker 8×8 às Forças Armadas alemãs