Vida do VW Carocha termina por aqui – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Vida do VW Carocha termina por aqui

Published

on

Conhecido como “automóvel do povo” o Volkswagen Carocha foi o modelo mais importante em toda a história da marca alemã, sendo um dos grandes responsáveis para que o grupo Volkswagen seja hoje o maior do mundo em toda a indústria automóvel.

Idealizado por Adolf Hitler e desenvolvido por Ferdinand Porsche, nasceu para ser simples, robusto, fiável, capaz de transportar uma família e, no fim, ser barato, o Beetle marcou a vida de muitas famílias por tudo o mundo, desde que iniciou a sua produção, em 1938.

O seu sucesso foi tão grande, que foi preciso esperar quase 50 anos para conhecermos a sua segunda geração, apresentada em 1997. Contudo, apesar de manter um design inspirado no original, não se pode dizer que esta reinterpretação desenvolvida sob a plataforma do Golf IV tenha sido propriamente um sucesso e, precisamente por isso, esteve apenas seis anos no mercado.

Só em 2011 é que voltámos a ter um novo Beetle, agora com a mesma plataforma utilizada na quinta e sexta gerações do Golf, mas o sucesso voltou a ser reduzido, até porque, diga-se a verdade, a Volkswagen nunca soube capitalizar a história de um modelo icónico, como a BMW soube fazer com o Mini ou como a Fiat fez com o 500, daí continuarem a ser um sucesso.

Por tudo isto, a vida do Carocha chegou agora o fim, com a última unidade a sair da fábrica da Volkswagen em Puebla, México. Em 80 anos de vida, venderam-se mais de 21,5 milhões de VW Carocha.

Notícias

BMW M5 CS, o mais potente

Published

on

Com uns impressionantes 635 cv de potência máxima e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos é difícil encontrar outra berlina de luxo que consiga igualar o novo BMW M5 CS que assume o estatuto do mais potente da família.



A BMW acaba de apresentar a versão mais evoluída do BMW M5, o CS, aquela que personifica o caráter mais desportivo e agressivo da gama Série 5. Com um motor V8 biturbo com 4.4 litros de cilindrada, 635 cv acoplado a uma caixa de velocidades Steptronic automática de 8 relações com Drivelogic e com tracção integral assegurada pelo sistema M xDrive, este M5 não se fica por aqui na busca das melhores prestações.

O seu peso foi reduzido em 70 kg face à versão M5 Competition graças à adoção de elementos em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) tais como o capot, a asa traseira, o difusor, as coberturas dos espelhos retrovisores ou a própria cobertura o motor V8 M Power.

O interior está repleto de componentes desportivos. O volante joga na perfeição com o banco M Carbon , obviamente decorado com elementos “M”. Os bancos em pele “Merino” com costuras em vermelho “Mugello” reforçam o caráter desportivo e um detalhe sobressai nos encostos de cabeça de todos os bancos: a gravura num relevo subtil do traçado do circuito de Nürburgring.

Nada falta ao BMW M5 CS para ser uma experiência de condução única e de momento ainda não há preços para o mercado nacional, mas já se sabe que na Alemanha ele custará qualquer coisa como 180.400 euros.

Continuar a ler

Notícias

BMW faz testes finais ao elétrico i4

Published

on

A BMW já está nas afinações finais do i4, o futuro elétrico da marca bávara que deverá entrar em produção no terceiro trimestre deste ano.



Reforçando a ideia que um elétrico pode ser desportivo, a BMW revelou um vídeo dos derradeiros testes feitos em pista onde mostra a forma como tem afinado o futuro i4 para que o ADN do prazer de condução, típico do construtor germânico, também tenha neste BMW um digno representante.

Ainda com as suas linhas finais devidamente camufladas, aquele que será o primeiro Gran Coupé de 4 portas da BMW é, segundo as palavras do diretor de projeto David Alfredo Ferrufino Camacho, um modelo “que combina a sensação de ser leve e ágil ao mesmo tempo que se revela sólido e autoritário. Com uma direção superior e uma elevada estabilidade em curva ele parece que literalmente se cola à estrada. Todos os veículos elétricos conseguem uma rápida aceleração em linha reta, mas isso não é suficiente para nós na BMW”.

Aqui fica então o vídeo dos testes finais deste BMW i4 capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4 segundos graças aos seus 530 cv de potência máxima:

Continuar a ler

Notícias

PSP mostra alguns dos seus modelos históricos

Published

on

No sempre dinâmico facebook da Polícia de Segurança Pública esta força de segurança partilhou um álbum onde constam alguns dos veículos históricos do seu acervo, entre outros que ainda hoje estão ativos a servir nas várias missões desta força.



Num álbum alojado no flickr e que a PSP apelidou de “Garagem PSP” podemos encontrar alguns modelos que recuperam a memória coletiva como dois Volkswagen Carocha ou o Range Rover “descapotável” de primeira geração e várias motos de outrora, todos eles preservados em excelente estado.

Neste álbum também estão modelos bem mais atuais como o Audi R8, ou o Subaru Impreza e alguns destinados a missões específicas como os pronto-socorro, guindastes ou blindados.

Vale bem a pena uma visita à “Garagem PSP

 

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração