Já aqui abordámos, por diversas vezes, temas relacionados com as tecnologias que não devemos prescindir quando procuramos um automóvel novo, estando entre elas a possibilidade de integrarmos o nosso smartphone com o sistema multimédia do nosso automóvel, através do Apple CarPlay ou do Android Auto.
Os referidos sistemas oferecem já diversas possibilidades, mas continua sempre a haver espaço para melhorar, como aconteceu no ano passado com o Apple CarPlay, quando a marca da maçã decidiu abri-lo a aplicações de terceiros, o que permitiu que pudéssemos passar a ter no Apple CarPlay aplicações de navegação como o Google Maps ou o Waze.
Como parar é morrer, a Apple prepara-se para apresentar uma série de novidades para a referida interface, juntamente com o lançamento do novo sistema operativo para os seus smartphones e tabelas, o iOS 13.
Anunciado como a maior evolução do sistema, vamos conhecer um design totalmente e novas funcionalidades, como a presença do calendário, o que permitirá, por exemplo, iniciar a navegação para o destino diretamente para o endereço registado no evento presente no calendário. Ao mesmo tempo, a controversa Siri vai ser capaz de comandar aplicações de terceiros, como as de navegação ou música, como é o caso do Spotify.
O novo design traz consigo toda uma nova apresentação, desde o botão, até à forma como a informação é visualizada, passando a possibilidade de dividir o ecrã a meio, o que permite que tenhamos um mapa de um lado e a aplicação de música, ou calendário, na outra metade.
O iOS 13 vai também permitir que o Apple CarPlay se adapte a diferentes tamanhos de ecrã, ao contrário do que acontece atualmente quando utilizado em ecrã de medidas maiores do que o habitual, onde parte do ecrã fica inutilizada. Em alguns modelos e marcas automóveis, vai também passar a ser possível visualizar as informações do Apple CarPlay no ecrã do painel de instrumentos ou no Head-Up display.
Esta atualização deverá estar disponível a partir de setembro.