Notícias
O maior abate de motores de combustão da história
O governo indiano prepara-se para combater os elevados índices de emissões de CO2 no seu país através da eletrificação dos triciclos e das scooters que inundam o panorama rodoviário deste país asiático.
No território da índia circulam cerca de 21 milhões destes veículos equipados com motores de combustão e a meta é que estes sejam substituídos por modelos elétricos o que resultará naquilo que podemos considerar como o maior redução de motores a combustão na história da mobilidade humana. Assim, a proposta define que a partir de 2023 só sejam vendidos triciclos com motorizações elétricas e que em 2025 o mesmo aconteça com as scooters.
Outras propostas passam pela atribuição de apoios a quem tenha triciclos elétricos e também promover a transição de autocarros com motores a combustão para elétricos.
Estas soluções estão no entanto ainda dependentes dos resultados das eleições que decorrem na Índia, mas já existem programas concretos a decorrer de apoio à eletrificação que não deverão ser alterados. É o caso do FAME1, integrado no projeto nacional eMobility, que apesar de ter sofrido atrasos no início da sua implementação acabou por ter impacto na população, esperando-se que a segunda fase, o FAME2 com os seus 1,64 biliões de euros de orçamento continue a mudar o panorama das estradas indianas.
Notícias
Luce será o nome do primeiro Ferrari elétrico
O primeiro Ferrari totalmente elétrico vai ser chamado Luce e a marca italiana além do nome também já revelou alguns detalhes do seu interior.
Que qualquer criação da casa de Maranello brilha e tem uma “luz” própria já todos sabíamos, mas agora essa “luz” passou para o nome de um modelo e Luce (luz em italiano) será o primeiro Ferrari totalmente elétrico.

Além da divulgação oficial e definitiva do nome do modelo que marca a entrada da Ferrari no universo dos elétricos, o construtor italiano também mostrou algumas imagens de como será o interior que foi desenhado em parceria com a LoveFrom que foi criada por Jony Ive, um dos responsáveis pela imagem da Apple.
No primeiro vídeo de uma série que conta a história do Luce desde o conceito até à realidade, a Ferrari explica precisamente o conceito e visão por detrás do Ferrari Luce:
Notícias
2025 foi o ano com mais carros importados
Segundo dados divulgados pela ACAP, Portugal registou no último ano um número recorde de automóveis ligeiros importados, facto que não vem ajudar na renovação do parque automóvel nacional.
Ao todo foram 120.787 automóveis ligeiros que foram importados para o mercado nacional, o que de acordo com a ACAP (Associação Automóvel de Portugal) é um número recorde e representa um aumento de 13,7% comparativamente ao ano anterior de 2024. A média de idade destes modelos importados é de sensivelmente 7,9 anos, o que não vem ajudar na efetiva modernização do parque automóvel nacional. De referir que 36% dos carros importados foram modelos totalmente elétricos, híbridos ou híbridos Plug-in, o que mostra o crescimento deste tipo de automóveis também nas importações. Dos restantes importados 33% foram modelos Diesel e 31% a gasolina.
Neste momento no nosso país a idade media de todo o parque automóvel está nos 14,1 anos, mas é importante destacar que nas nossas estradas circulam mais de 1.6 milhões de automóveis com uma idade superior a 20 anos.
-
Notícias1 semana agoChina bate recorde de vendas em 2025
-
Manutenção2 semanas agoDetetar problemas no catalisador
-
Notícias6 dias ago2025 foi o ano com mais carros importados
-
Notícias1 semana agoThe Grand Tour vai voltar, mas com novas caras
-
Notícias2 semanas agoRecorda-se da Ebro? Ela está de volta
-
Notícias1 semana agoBMW já produziu os primeiros i3 de pré-série
-
Notícias1 semana agoChina põe fim aos puxadores retráteis
-
Comerciais2 semanas agoLASO Transportes investe 30 milhões de euros em frota e infraestruturas
