Notícias
Apple patenteou reconhecimento facial para automóvel

Com os smartphones a terem cada vez maior relação com os automóveis, a Apple acabou de registar o “Face ID” para aceder ao automóvel.
Quando foi apresentado pela Apple em 2017, o Face ID deu muito que falar com os mais céticos a acharem que poderia ser difícil de interpretar pelas máquinas. Os construtores de automóveis ficam interessados nesta tecnologia e incentivaram a Apple a dar seguimento ao programa de desenvolvimento para outras utilizações de reconhecimento facial.
A patente agora registada permite utilizar o smartphone associado ao veículo para destrancar o carro e desligar o imobilizador. No entanto, se não tiver um iPhone o sistema também permitirá integrar um dispositivo de reconhecimento facial no exterior do veículo para identificar o proprietário.
Por agora, a Apple adianta que vai usar a tecnologia nos seus veículos autónomos que estão em desenvolvimento. O tão falado Apple Car (Projecto Titan) poderá ser o primeiro a estrear esta inovação, mas até o iCar estar pronto talvez a tecnologia acabe por aparecer através de outros construtores.
Notícias
Barco com motor Porsche bate recorde

Um barco com o motor do Porsche Macan bateu o recorde de velocidade numa prova nas edílicas águas do Mónaco.
Dá pelo nome de Frauscher x Porsche 850 Fantom e é uma embarcação totalmente elétrica com o motor adaptado de um Porsche Macan Turbo. Resulta da colaboração entre as duas marcas em que a Porsche fornece o motor, a transmissão, a bateria e todo o sistema de gestão e a Frauscher fez o casco e tudo o resto.
Na prova náutica Energy Boat Challenge que decorreu no Mónaco o 850 Fantom conseguiu que os seus 583 cavalos de potência o levassem a atingir uma velocidade média de 49,84 nós, qualquer coisa como 92 km/h. Curiosamente uma velocidade média ligeiramente superior à velocidade máxima anunciada pela Porsche que, segundo a marca, estaria nos 91 km/h sensivelmente.
situs slot situs slotNotícias
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo não pára de surpreender e inaugurou uma exposição única sobre a Segunda Guerra Mundial que comemora os 80 anos do final deste histórico conflito.
Apelidada de “Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores” esta exposição conta com cerca de trinta e seis veículos de diferentes origens, mas todos eles com um enorme significado em termos históricos, representando os vários participantes naquele que foi o maior conflito da historia da humanidade.
A exposição está patente em dois pavilhões, totalizando cerca de 1.500 m2 e conta com veículos blindados, transportes de tropas, camiões, ligeiros, motos, artilharia auto-propulsada e até um carro de combate Sherman norte americano. Além da importância histórica, alguns destes modelos são autênticas raridades com elevado interesse no universo das coleções de veículos militares a nível mundial.
Além dos veículos, o visitante poderá também encontrar vários objetos sobre a Segunda Guerra Mundial e até uma experiência imersiva de realidade virtual onde poderá saber mais sobre momentos marcantes do conflito.
Esta exposição está patente no Museu do Caramulo até ao dia 19 de outubro de 2025 e para ficar a saber um pouco mais aqui lhe deixamos um vídeo do próprio museu que conta como a exposição foi montada:
-
Notícias2 semanas ago
Radares em agosto
-
Comerciais2 semanas ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Avaliações Usados2 semanas ago
BMW Série 1 (2019-…)
-
Notícias1 semana ago
Setubal Custom Weekend 2025 está quase aí!
-
Comerciais1 semana ago
Camionista: uma profissão em declínio. O que nos guarda o futuro?
-
Notícias2 semanas ago
Mazda poderá fazer renascer o RX-7
-
Motos2 semanas ago
Algarve de novo no calendário do MotoGP em 2026
-
Curiosidades1 semana ago
O arquivo histórico da Lamborghini