VW e PSA vão deixar de fabricar citadinos – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

VW e PSA vão deixar de fabricar citadinos

Published

on

As vendas de citadinos na Europa são desastrosas e pouco rentáveis. A VW e a PSA vão acabar com modelos como o Up , 108 e C1.

Os dados do mercado de 2017 são reveladores sobre as preferências dos clientes europeus: não se interessam por carros pequenos e os que compram são com motores Diesel. Apenas 8% das vendas são de citadinos.

Com margens de lucro muito pequenas, os construtores que apostaram neste tipo de carros estão a perceber que os investimentos em desenvolvimento e produção não compensam e vão desaparecer da oferta deste dois grupos europeus. Com as rígidas normas de emissões a carregarem sobre estes carros e a obrigar a tecnologia empregue a ser cada vez mais dispendiosa, o fim destes modelos será inevitável.

Segundo a Automotive News Europe, o CEO da VW, Herbert Diess, queixou-se dos limites de emissões que começam em 2020 poderiam dar uma contribuição positiva, só que os citadinos teriam de sofrer aumentos superiores a 3000 euros para compensar e, desta forma, ficariam ao preço dos utilitários.

Quanto ao Grupo PSA, teme-se que a produção de seus citadinos vai cessar na fábrica que partilham com a Toyota na República Checa. Prevê-se que a Toyota assuma a fábrica até 2021, e o Grupo PSA abandonará o segmento nessa altura, colocando um ponto final na produção de citadinos, como o Peugeot 108 e o Citroën C1.

“A capacidade de qualquer construtor de obter lucro neste segmento está sob pressão por causa de toda a tecnologia que temos a acrescentar”, confessou Maxime Picat, diretor operacional da PSA para a Europa.

 

1 Comentário

1 Comentário

  1. Carlos Fernandes

    11/02/2019 at 08:18

    ….deviam de estar abaixo dos 10 mil euros

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

Citroën revelou o seu futuro topo de gama C5X

Published

on

Com chegada prevista ao mercado no próximo ano de 2022, o C5X é a aposta da Citroën para modelo topo de gama da marca e tem uma forte inspiração estética no concept CXperience que o construtor gaulês mostrou ao mundo em 2016 no Salão de Paris.



Segundo a marca o C5X é máxima expressão da filosofia Citroën e que se resume em “audácia e inovação para uma experiência serena de viagem”. Esses dois conceitos percebem-se logo nas linhas exteriores do C5X, fluídas e dinâmicas com rasgos estilísticos futuristas, mas sem serem exagerados. Olhando para o C5X este parece um misto de berlina com carrinha e até SUV pela sua altura ao solo, no fundo um crossover que conjuga vários conceitos num só.

Tecnologicamente muito evoluído o C5X oferece um interior requintado e espaçoso que de imediato transmite uma sensação de conforto. Além disso, o habitáculo pode ser totalmente personalizável de acordo com os gostos do cliente, o que o torna ainda mais envolvente para quem nele viaje.

Estão previstas motorizações a gasolina e híbridas plug-in, sendo que neste último caso a solução adotada deverá apresentar 225 cv de potência e permitirá circular até 50 quilómetros em modo exclusivamente elétrico.

 

 

Continuar a ler

Notícias

Bentley quer bater mais um recorde em Pikes Peak

Published

on

A Bentley está a preparar um Continental GT3 para participar na próxima edição daquela que é possivelmente a mais famosa prova de velocidade em rampa do mundo: Pikes Peak.



A preparação deste Continental GT3 está a cargo da Bentley em parceria com a Fastr, a M-Sport e K-PAX Racing e desde logo saltam à vista todas as soluções aerodinâmicas na frente e na traseira, mas um dos maiores destaques vai para o facto do motor V8 ser alimentado por biocombustível.

Preparado para ser mais potente, este motor de 4-0 litros consegue ainda reduzir as emissões em mais de dois terços de CO2.

Ao volante estará o piloto americano Rhys Millen e o Bentley irá participar na categoria Time Attack 1, tentando bater o recorde de Pikes Peak, juntando assim mais uma marca aos dois recordes que a Bentley já tem nesta rampa.

Continuar a ler

Notícias

Porsche Cayenne poderá vir a ser elétrico

Published

on

Já se sabe que a Porsche tem como objetivo eletrificar 80% da sua gama de modelos até 2030 e ao que parece o seu SUV Cayenne também irá ser elétrico.



Esta notícia foi avançada pela revista Autoweek holandesa que cita fontes internas da marca alemã e apesar de nada ter sido oficialmente confirmado, é perfeitamente credível que o Cayenne elétrico venha a ver a luz do dia, até porque a procura por modelos elétricos continua a crescer.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração