Ligue-se connosco

Curiosidades

Como evitar enjoar no carro

Published

on

Ler, usar o telemóvel, ver mapas ou simplesmente sentar-se no banco de trás é o suficiente para sentir náuseas quando anda de carro. Damos 10 dicas para minimizar este mal-estar, mesmo se viajar com crianças.

Viajar no banco traseiro do carro é considerado o local mais indutor de náuseas e mais ainda se estiver a ler enquanto o carro está em movimento. Estima-se que cerca de 20% dos utilizadores dos automóveis, sejam condutores ou passageiros, sofrem destes sintomas com frequência.

O uso do telemóvel ou do tablet veio aumentar o número de “queixosos” que aproveitam para consultar o smartphone enquanto segue nos lugares de passageiros.

Outro dos motivos apontados são as estradas sinuosas que aumentam os balanços e por consequência provocam náuseas. As crianças são as mais afetadas pelos traçados sinuosos, em parte porque não conseguem acompanhar a estrada por se encontrarem no banco traseiro e com visibilidade reduzida. Ficam expostas ao balanço contínuo e imprevisível das curvas e ás acelerações e travagens mais fortes que o veículo lhes provoca e acabam muitas vezes por não conseguir conter o vómito.

Segundo os médicos, o enjoo é uma perturbação muito frequente do ouvido interno causada por movimentos repetidos. A sensibilidade ao movimento varia de pessoa para pessoa e nas crianças é mais frequente porque o corpo está em processo de aprendizagem e interpretação de novos movimentos. As viagens no mar ou mesmo de avião em turbulência são igualmente semelhantes à viagem em automóvel.

Os sintomas mais frequentes são a náusea, vómito, tontura e sensação de indisposição que pode provocar suores.

O que pode fazer para minimizar este desconforto em viagem:

– Evite comidas de difícil digestão, muito condimentados e com gorduras antes de viajar.

– Não consuma bebidas alcoólicas antes e durante a viagem.

– Escolha um lugar onde consiga antecipar os movimentos e tenha melhor perceção da estrada.

– Não leia nem use o telemóvel.

– Abra um pouco o vidro para entrar ar fresco ou use o ar condicionado para se refrescar.

– Tome medicamentos de venda livre para o enjoo entre 30 a 60 minutos antes de iniciar a viagem. Não aconselhável se for o condutor porque a maioria destes medicamentos provocam sonolência.

Viajar com crianças

As crianças são as mais propensas ao enjoo e ao vómito durante as viagens. Tente não se esquecer delas e proporcione-lhe uma viagem tranquila bastando para tal fazer duas coisas essenciais:

1 – Paragens frequentes a cada 90 minutos no máximo. Retire a criança do carro e coloque-a no chão para que ande um pouco e respire o ar da rua. Desta forma, a criança readquire o seu equilíbrio natural e o contacto com o solo e estar em pé é importante para ela. Lembre-se que a criança viaja normalmente suspensa no banco, com os pés pendurados. Está exposta a todo o tipo de balanços e presa apenas pelo cinto da cadeira.

2 – Escolha itinerários com poucas curvas e pouco sinuosos, de preferência sempre por autoestrada. Conduza de forma suave, antecipe as travagens e arranque suavemente, evitando balanços desnecessários.

Outros aspetos importantes:

– Se viaja com crianças evite usar perfumes, colónias ou desodorizantes com odores fortes. São o detonador do vómito em viagem.

– Tente abrir ligeiramente as janelas do carro para renovar o ar a bordo, se o tempo o permitir.

– Hidrate as crianças durante a viagem. Se circula com o ar condicionado ligado as crianças vão ficar com sede rapidamente. Deve dar-lhes água durante a viagem, em especial nas paragens que fizer, mas não em excesso.

– Se a criança se queixar deve parar de imediato, observando todas as regras de segurança do local onde circula, e retirar a criança para fora do carro, aplicando a regra 1 que indicámos em cima. Pode dar-lhe água em pequena quantidade e evite dar-lhe qualquer tipo de comida.

 

 

 

 

Curiosidades

O maior museu de Land Cruisers do mundo

Published

on

Ao contrário do que seria de esperar, o maior museu do mundo dos conhecidos todo-o-terreno Land Cruiser da Toyota não está situado no Japão, mas sim nos Estados Unidos.



É em Salt Lake City, no Utah, que se situa o Land Cruiser Heritage Museum e que tem por objetivo preservar a história daquele que é um dos mais conhecidos e reconhecidos nomes do universo todo-o-terreno.

Nasceu pelas mãos de Greg Miller, um apaixonado por Land Cruisers que ao longo dos anos colecionou e preparou vários modelos para provas e expedições. A determinada altura percebeu que não havia no mundo um espaço que celebrasse aquele que era o seu veículo predileto e jogou mãos à obra.

 

Assim este museu viu a luz do dia em 2012, primeiro nas próprias instalações da sua empresa, a Miller Motorsports, em Toele, mas depois em 2015 foi mudado para Salt Lake.

Este museu conta com uma coleção de cerca de 70 modelos, desde BJs a Land Cruisers, sendo alguns deles autênticas raridades e também veteranos de incontáveis aventuras. Não são apenas da coleção de Greg Miller, pois também vários apaixonados por este Toyota têm cedido os seus modelos ao museu para enriquecer a coleção e também eles contarem as suas histórias. Além dos próprios modelos, o museu tem ainda uma vasta coleção de miniaturas, manuais de oficina, memorabilia e ferramentas entre outros.

 

Na página oficial do museu podem ver-se alguns dos modelos que compõem o acervo: Land Cruiser Heritage Museum

 

Continuar a ler

Curiosidades

O charme do tempo

Published

on

Para já o futuro do automóvel parece ser elétrico, mas certamente que continuarão a haver apaixonados pelos motores a combustão e pelas velhas glórias do passado.



Nesse campo há vários tipos de apaixonados: Os coleccionadores rigorosos em que cada parafuso de origem conta, os saudosistas que em idade adulta compram o modelo dos seus sonhos de criança, os transformadores e dentro destes aqueles que amam a ferrugem e que preservam imaculada a chamada “pintura do tempo”, a patine, o desgaste, as ferrugens, criando autênticas obras de arte automóvel.

É o caso desta Ford pick-up V8 “Moonshine” de Shep Sheppherd, um preparador do Mississipi e que aqui serve bem para ilustrar a cultura rat rod, uma ramificação do conhecido movimento hot rod que troca o brilho e os cromados pelo tom mate e pelos laranjas e castanhos da ferrugem.

Continuar a ler

Curiosidades

A prenda de Ronaldo

Published

on

Considerado por muitos como o melhor jogador de futebol de todos os tempos, Cristiano Ronaldo celebrou 35 anos e no seu dia de aniversário a sua companheira Georgina deu-lhe uma prenda muito especial.



Reconhecido amante dos automóveis e das grandes máquinas, Ronaldo foi presenteado com um Mercedes G 63 AMG, uma máquina equipada com um motor V8 biturbo a gasolina com 4.0 litros de cilindrada, capaz de debitar 585 cv de potência máxima.

Esta é a mais recente versão da AMG deste mítico modelo todo o terreno da Mercedes e o seu preço de entrada começa nos 220.00 euros. Uma bela prenda para adicionar à sua já bem recheada garagem.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração