Como evitar enjoar no carro – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Como evitar enjoar no carro

Published

on

Ler, usar o telemóvel, ver mapas ou simplesmente sentar-se no banco de trás é o suficiente para sentir náuseas quando anda de carro. Damos 10 dicas para minimizar este mal-estar, mesmo se viajar com crianças.

Viajar no banco traseiro do carro é considerado o local mais indutor de náuseas e mais ainda se estiver a ler enquanto o carro está em movimento. Estima-se que cerca de 20% dos utilizadores dos automóveis, sejam condutores ou passageiros, sofrem destes sintomas com frequência.

O uso do telemóvel ou do tablet veio aumentar o número de “queixosos” que aproveitam para consultar o smartphone enquanto segue nos lugares de passageiros.

Outro dos motivos apontados são as estradas sinuosas que aumentam os balanços e por consequência provocam náuseas. As crianças são as mais afetadas pelos traçados sinuosos, em parte porque não conseguem acompanhar a estrada por se encontrarem no banco traseiro e com visibilidade reduzida. Ficam expostas ao balanço contínuo e imprevisível das curvas e ás acelerações e travagens mais fortes que o veículo lhes provoca e acabam muitas vezes por não conseguir conter o vómito.

Segundo os médicos, o enjoo é uma perturbação muito frequente do ouvido interno causada por movimentos repetidos. A sensibilidade ao movimento varia de pessoa para pessoa e nas crianças é mais frequente porque o corpo está em processo de aprendizagem e interpretação de novos movimentos. As viagens no mar ou mesmo de avião em turbulência são igualmente semelhantes à viagem em automóvel.

Os sintomas mais frequentes são a náusea, vómito, tontura e sensação de indisposição que pode provocar suores.

O que pode fazer para minimizar este desconforto em viagem:

– Evite comidas de difícil digestão, muito condimentados e com gorduras antes de viajar.

– Não consuma bebidas alcoólicas antes e durante a viagem.

– Escolha um lugar onde consiga antecipar os movimentos e tenha melhor perceção da estrada.

– Não leia nem use o telemóvel.

– Abra um pouco o vidro para entrar ar fresco ou use o ar condicionado para se refrescar.

– Tome medicamentos de venda livre para o enjoo entre 30 a 60 minutos antes de iniciar a viagem. Não aconselhável se for o condutor porque a maioria destes medicamentos provocam sonolência.

Viajar com crianças

As crianças são as mais propensas ao enjoo e ao vómito durante as viagens. Tente não se esquecer delas e proporcione-lhe uma viagem tranquila bastando para tal fazer duas coisas essenciais:

1 – Paragens frequentes a cada 90 minutos no máximo. Retire a criança do carro e coloque-a no chão para que ande um pouco e respire o ar da rua. Desta forma, a criança readquire o seu equilíbrio natural e o contacto com o solo e estar em pé é importante para ela. Lembre-se que a criança viaja normalmente suspensa no banco, com os pés pendurados. Está exposta a todo o tipo de balanços e presa apenas pelo cinto da cadeira.

2 – Escolha itinerários com poucas curvas e pouco sinuosos, de preferência sempre por autoestrada. Conduza de forma suave, antecipe as travagens e arranque suavemente, evitando balanços desnecessários.

Outros aspetos importantes:

– Se viaja com crianças evite usar perfumes, colónias ou desodorizantes com odores fortes. São o detonador do vómito em viagem.

– Tente abrir ligeiramente as janelas do carro para renovar o ar a bordo, se o tempo o permitir.

– Hidrate as crianças durante a viagem. Se circula com o ar condicionado ligado as crianças vão ficar com sede rapidamente. Deve dar-lhes água durante a viagem, em especial nas paragens que fizer, mas não em excesso.

– Se a criança se queixar deve parar de imediato, observando todas as regras de segurança do local onde circula, e retirar a criança para fora do carro, aplicando a regra 1 que indicámos em cima. Pode dar-lhe água em pequena quantidade e evite dar-lhe qualquer tipo de comida.

 

 

 

 

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Curiosidades

Tazzla, um “Transformer” com base num Corolla

Published

on

Em várias ocasiões o automóvel foi uma autêntica tela para muitos artistas darem azo à sua criatividade. Nalguns casos nasceram obras de arte indiscutíveis, noutros casos digamos que a arte ficou mais pelo seu caráter provocatório e subjetivo.



O sul africano Oefentse Mphatsoe é um criador por natureza, tem a paixão de fazer nascer coisas com as suas próprias mãos e neste caso por causa de um simples arranjo na carroçaria o seu Toyota Corolla acabou por transformar-se no Tazzla, um carro exótico inspirado nos Tesla e nos Transformers.

Recorrendo aos mais variados materiais como um caixote do lixo ou peças de uma máquina de lavar, entre tantos outros, passo a passo o Tazzla foi ganhando forma:

Continuar a ler

Curiosidades

Range Rover Classic da quinta para a passerelle

Published

on

Se há modelos que fizeram história no mundo motorizado o Range Rover é sem dúvida um deles. A polivalência e competência fora de estrada reuniram-se a uma imagem de exclusividade e requinte como poucos conseguiram… e nasceu um ícone.



Neste vídeo da ISSIMI, uma empresa que recupera modelos clássicos para colecionadores, acompanhamos um pouco da história e do caráter do Range Rover, ao mesmo tempo que contemplamos o trabalho feito num Classic.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por blind3
    Boas a todos, Estou à procura de um Toyota para compra, sendo ele para 90% uso citadino. Procuro um que seja de pequenas dimensões sendo que...
  • por AppleBudget
    Que tipo de carros gostas? Desportivos (Coupés) Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno...
  • por kekomit
    Boa Noite pessoal, Estou com uma dúvida que preciso de um esclarecimento. Tenho um Opel Corsa B Van 1.7D de 1996, fiz uma revisão completa,...
  • por Espantalho
    Bom dia a todos. Necessito da vossa ajuda porque preciso com urgência de comprar dois carros numa altura em que eles estão caríssimos...

Em aceleração