Como evitar enjoar no carro – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Como evitar enjoar no carro

Published

on

Ler, usar o telemóvel, ver mapas ou simplesmente sentar-se no banco de trás é o suficiente para sentir náuseas quando anda de carro. Damos 10 dicas para minimizar este mal-estar, mesmo se viajar com crianças.

Viajar no banco traseiro do carro é considerado o local mais indutor de náuseas e mais ainda se estiver a ler enquanto o carro está em movimento. Estima-se que cerca de 20% dos utilizadores dos automóveis, sejam condutores ou passageiros, sofrem destes sintomas com frequência.

O uso do telemóvel ou do tablet veio aumentar o número de “queixosos” que aproveitam para consultar o smartphone enquanto segue nos lugares de passageiros.

Outro dos motivos apontados são as estradas sinuosas que aumentam os balanços e por consequência provocam náuseas. As crianças são as mais afetadas pelos traçados sinuosos, em parte porque não conseguem acompanhar a estrada por se encontrarem no banco traseiro e com visibilidade reduzida. Ficam expostas ao balanço contínuo e imprevisível das curvas e ás acelerações e travagens mais fortes que o veículo lhes provoca e acabam muitas vezes por não conseguir conter o vómito.

Segundo os médicos, o enjoo é uma perturbação muito frequente do ouvido interno causada por movimentos repetidos. A sensibilidade ao movimento varia de pessoa para pessoa e nas crianças é mais frequente porque o corpo está em processo de aprendizagem e interpretação de novos movimentos. As viagens no mar ou mesmo de avião em turbulência são igualmente semelhantes à viagem em automóvel.

Os sintomas mais frequentes são a náusea, vómito, tontura e sensação de indisposição que pode provocar suores.

O que pode fazer para minimizar este desconforto em viagem:

– Evite comidas de difícil digestão, muito condimentados e com gorduras antes de viajar.

– Não consuma bebidas alcoólicas antes e durante a viagem.

– Escolha um lugar onde consiga antecipar os movimentos e tenha melhor perceção da estrada.

– Não leia nem use o telemóvel.

– Abra um pouco o vidro para entrar ar fresco ou use o ar condicionado para se refrescar.

– Tome medicamentos de venda livre para o enjoo entre 30 a 60 minutos antes de iniciar a viagem. Não aconselhável se for o condutor porque a maioria destes medicamentos provocam sonolência.

Viajar com crianças

As crianças são as mais propensas ao enjoo e ao vómito durante as viagens. Tente não se esquecer delas e proporcione-lhe uma viagem tranquila bastando para tal fazer duas coisas essenciais:

1 – Paragens frequentes a cada 90 minutos no máximo. Retire a criança do carro e coloque-a no chão para que ande um pouco e respire o ar da rua. Desta forma, a criança readquire o seu equilíbrio natural e o contacto com o solo e estar em pé é importante para ela. Lembre-se que a criança viaja normalmente suspensa no banco, com os pés pendurados. Está exposta a todo o tipo de balanços e presa apenas pelo cinto da cadeira.

2 – Escolha itinerários com poucas curvas e pouco sinuosos, de preferência sempre por autoestrada. Conduza de forma suave, antecipe as travagens e arranque suavemente, evitando balanços desnecessários.

Outros aspetos importantes:

– Se viaja com crianças evite usar perfumes, colónias ou desodorizantes com odores fortes. São o detonador do vómito em viagem.

– Tente abrir ligeiramente as janelas do carro para renovar o ar a bordo, se o tempo o permitir.

– Hidrate as crianças durante a viagem. Se circula com o ar condicionado ligado as crianças vão ficar com sede rapidamente. Deve dar-lhes água durante a viagem, em especial nas paragens que fizer, mas não em excesso.

– Se a criança se queixar deve parar de imediato, observando todas as regras de segurança do local onde circula, e retirar a criança para fora do carro, aplicando a regra 1 que indicámos em cima. Pode dar-lhe água em pequena quantidade e evite dar-lhe qualquer tipo de comida.

 

 

 

 

Comerciais

Iveco entrega 1048 Trakker 8×8 às Forças Armadas alemãs

Published

on

A Iveco Veículos de Defesa e as Forças Armadas alemãs assinaram um acordo de compra e venda de 1.048 camiões GTF (blindados) feitos com base no Iveco Trakker 8×8 e que serão entregues até 2028.


O primeiro lote de 224 unidades será entregue ainda este ano com cinco configurações diferentes para o transporte de contentores com guindaste e guincho para carregamento.

Todos os veículos surgem equipados com motores Euro 6 e vão ser entregues com cabina protetora que oferece os melhores níveis de balística do segmento, proteção de minas, NBQ (proteção nuclear, biológica e química) e IED (proteção improvisada de explosivos. Estas cabinas oferecem ainda um nível de conforto elevado e foram desenhadas para acomodar váríos sistemas militares de comunicação e ainda de comando.

Os veículos vão ser produzidos na unidade fabril de Ulm, onde é a sede da Magirus. Todavia, a Iveco já havia feito negócio com as Forças Armadas alemãs para 2000 Trakker em versões 8×8 e 6×6 nas configurações TEP 90 (estação móvel de desintoxicação), STW 8×8 (camião cisterna), 8×8 basculantes, porta-contentores 8×8 ISO e algumas unidades em Trator 6×6.

Continuar a ler

Curiosidades

Dodge Ram cai na linha de montagem

Published

on

Não é todos os dias que se assiste a algo insólito como um veículo cair na linha de produção, mas aconteceu e não foi um veículo qualquer, foi uma Dodge Ram 1500 TRX, uma pick-up que pesa quase três toneladas.



O raro acontecimento teve lugar na fábrica de Sterling Heights, no estado do Michigan, nos Estados Unidos e foi tornado público através de uma foto colocada no instagram de Sinister Lifestyle.

Certamente estamos perante um erro humano ou uma falha de alguma das máquinas ou robots da linha de montagem e vem mostrar que nem sempre tudo corre bem de forma ordenada, metódica e rápida nas fábricas de automóveis. Por vezes os acidentes acontecem. Ao que consta, neste caso, só com danos materiais, felizmente.

Continuar a ler

Comerciais

1300 DAF XF 480 SuperSpace Cab a caminho da Primafrio

Published

on

A Primafrio volta a apostar em camiões DAF para renovar a sua frota. Depois de uma encomenda em 2016, o operador espanhol (ainda que tenha muitos camiões com matrícula portuguesa) adquiriu 1300 unidades DAF XF 480 Super Space Cab. A entrega dos veículos será faseada, mas já entraram ao serviço 400 unidades.



Esta é a segunda grande encomenda da Primafrio à DAF Trucks. Em 2016, esta empresa sediada em comprou 1000 camiões à DAF e um ano depois as primeiras 300 unidades já estavam ao serviço do operador espanhol de transportes e logística.
“A utilização diária demonstrou que estes veículos se tornaram numa das referências em termos de fiabilidade, eficiência de combustível e conforto do motorista”, comentou Jose Esteban Conesa, CEO da Primafrio.

“Esta nova encomenda integra o nosso plano de renovação de frota que nos permitirá ter veículos com as mais recentes tecnologias disponíveis”, acrescenta o responsável. “Com a nova adjudicação, reforçamos a nossa excelente relação profissional com a DAF”, sublinha Juan Esteban Conesa.

“Com os 1300 DAF XF 480 Super Space Cab conseguiremos melhorar a rendibilidade e a eficiência nas nossas rotas. Além disso, a pegada de carbono da frota da Primafrio será reduzida com os eficientes tratores XF. O DAF XF enquadra-se na nossa filosofia de negócio: é um camião muito fiável que garante as entregas a tempo, assim como segurança e conforto para os nossos motoristas”.

Por sua vez, Richard Zink, diretor de marketing e vendas da DAF Trucks, refere que o facto de operadores de referência como a Primafrio estarem a optar pelo DAF XF com base na sua longa experiência é “o reconhecimento da fiabilidade, eficiência e conforto do motorista do camião”.
O também membro do conselho de administração da DAF Trucks adianta que esta encomenda “sublinha o sentimento positivo do mercado: a procura de transporte está a recuperar. Estamos muito felizes por podermos apoiar a indústria dos transportes com camiões de elevada qualidade”.

A Primafrio é uma empresa especializada no transporte de mercadoria refrigerada e de bens de elevado valor, sendo um dos operadores que tem registado um maior crescimento na Europa. Com sede em Múrcia, a empresa tem filiais na Andaluzia, Catalunha, País Basco, Lisboa, como também em França e na Alemanha.
No final de 2020, a Primafrio contava com 900 camiões DAF na sua frota.

 

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração