Como evitar enjoar no carro – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Como evitar enjoar no carro

Published

on

Ler, usar o telemóvel, ver mapas ou simplesmente sentar-se no banco de trás é o suficiente para sentir náuseas quando anda de carro. Damos 10 dicas para minimizar este mal-estar, mesmo se viajar com crianças.

Viajar no banco traseiro do carro é considerado o local mais indutor de náuseas e mais ainda se estiver a ler enquanto o carro está em movimento. Estima-se que cerca de 20% dos utilizadores dos automóveis, sejam condutores ou passageiros, sofrem destes sintomas com frequência.

O uso do telemóvel ou do tablet veio aumentar o número de “queixosos” que aproveitam para consultar o smartphone enquanto segue nos lugares de passageiros.

Outro dos motivos apontados são as estradas sinuosas que aumentam os balanços e por consequência provocam náuseas. As crianças são as mais afetadas pelos traçados sinuosos, em parte porque não conseguem acompanhar a estrada por se encontrarem no banco traseiro e com visibilidade reduzida. Ficam expostas ao balanço contínuo e imprevisível das curvas e ás acelerações e travagens mais fortes que o veículo lhes provoca e acabam muitas vezes por não conseguir conter o vómito.

Segundo os médicos, o enjoo é uma perturbação muito frequente do ouvido interno causada por movimentos repetidos. A sensibilidade ao movimento varia de pessoa para pessoa e nas crianças é mais frequente porque o corpo está em processo de aprendizagem e interpretação de novos movimentos. As viagens no mar ou mesmo de avião em turbulência são igualmente semelhantes à viagem em automóvel.

Os sintomas mais frequentes são a náusea, vómito, tontura e sensação de indisposição que pode provocar suores.

O que pode fazer para minimizar este desconforto em viagem:

– Evite comidas de difícil digestão, muito condimentados e com gorduras antes de viajar.

– Não consuma bebidas alcoólicas antes e durante a viagem.

– Escolha um lugar onde consiga antecipar os movimentos e tenha melhor perceção da estrada.

– Não leia nem use o telemóvel.

– Abra um pouco o vidro para entrar ar fresco ou use o ar condicionado para se refrescar.

– Tome medicamentos de venda livre para o enjoo entre 30 a 60 minutos antes de iniciar a viagem. Não aconselhável se for o condutor porque a maioria destes medicamentos provocam sonolência.

Viajar com crianças

As crianças são as mais propensas ao enjoo e ao vómito durante as viagens. Tente não se esquecer delas e proporcione-lhe uma viagem tranquila bastando para tal fazer duas coisas essenciais:

1 – Paragens frequentes a cada 90 minutos no máximo. Retire a criança do carro e coloque-a no chão para que ande um pouco e respire o ar da rua. Desta forma, a criança readquire o seu equilíbrio natural e o contacto com o solo e estar em pé é importante para ela. Lembre-se que a criança viaja normalmente suspensa no banco, com os pés pendurados. Está exposta a todo o tipo de balanços e presa apenas pelo cinto da cadeira.

2 – Escolha itinerários com poucas curvas e pouco sinuosos, de preferência sempre por autoestrada. Conduza de forma suave, antecipe as travagens e arranque suavemente, evitando balanços desnecessários.

Outros aspetos importantes:

– Se viaja com crianças evite usar perfumes, colónias ou desodorizantes com odores fortes. São o detonador do vómito em viagem.

– Tente abrir ligeiramente as janelas do carro para renovar o ar a bordo, se o tempo o permitir.

– Hidrate as crianças durante a viagem. Se circula com o ar condicionado ligado as crianças vão ficar com sede rapidamente. Deve dar-lhes água durante a viagem, em especial nas paragens que fizer, mas não em excesso.

– Se a criança se queixar deve parar de imediato, observando todas as regras de segurança do local onde circula, e retirar a criança para fora do carro, aplicando a regra 1 que indicámos em cima. Pode dar-lhe água em pequena quantidade e evite dar-lhe qualquer tipo de comida.

 

 

 

 

Curiosidades

Um Beetle GT que saiu do Gran Turismo para a estrada

Published

on

O jogo Gran Turismo tem servido de inspiração para muitos, até para as próprias marcas automóveis, mas desta vez a preparadora alemã JP Performance transformou um Beetle e “tirou-o” do ecrã do jogo para o asfalto das ruas.



Juntamente com a Prior Design, a JP Performance criou um kit de carroçaria que transformou este Beetle no Beetle GT do jogo Gran Turismo, mas não se ficou pela parte estética pois também mexeu no coração deste Volkswagen.

Debaixo do capot está um motor 2.5 TFSi com 400 cv de potência e um binário máximo de 500 Nm que certamente lhe dará uma alma a condizer com o seu aspeto exterior.

Só o kit de carroçaria custa quase 6000 euros e apenas serão produzidos 53 kits. Neste vídeo podemos ver como tudo nasce na transformação deste Beetle:

Continuar a ler

Curiosidades

Vaca vai a drive-thru de hamburgueres

Published

on

Foi com espanto que uma cliente de uma hamburgueria de uma famosa cadeia mundial viu surgir uma vaca no banco traseiro de um Buick na fila do drive-thru.



O insólito aconteceu em Marshville, no estado do Wisconsin, nos Estados Unidos e a cliente de imediato filmou a situação achando que a vaca não passava de um adereço decorativo, quando de repente o bovino mexeu a cabeça e ela percebeu que afinal era mesmo um animal vivo.

Mas, a história não termina aqui pois familiares do condutor do Buick viram o vídeo nas redes sociais e explicaram que o homem tinha acabado de comprar bezerros para a sua quinta e que na realidade não estava apenas um no carro, mas sim três. Os outros dois estavam deitados no chão e no banco.

Continuar a ler

Curiosidades

M contra M

Published

on

A BMW achou que para colocar à prova a primeira moto “M” da sua história, só havia um rival à altura: o BMW M3 Competition.



Desta forma a nova BMW M 1000 RR, com os seus 205 cv de potência vai enfrentar os 503 cv do M3 Competition numa série de vídeos onde cada uma destas máquinas é levada ao limite.

Este é o vídeo da “volta rápida”:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração