Curiosidades
Como evitar enjoar no carro
Ler, usar o telemóvel, ver mapas ou simplesmente sentar-se no banco de trás é o suficiente para sentir náuseas quando anda de carro. Damos 10 dicas para minimizar este mal-estar, mesmo se viajar com crianças.
Viajar no banco traseiro do carro é considerado o local mais indutor de náuseas e mais ainda se estiver a ler enquanto o carro está em movimento. Estima-se que cerca de 20% dos utilizadores dos automóveis, sejam condutores ou passageiros, sofrem destes sintomas com frequência.
O uso do telemóvel ou do tablet veio aumentar o número de “queixosos” que aproveitam para consultar o smartphone enquanto segue nos lugares de passageiros.
Outro dos motivos apontados são as estradas sinuosas que aumentam os balanços e por consequência provocam náuseas. As crianças são as mais afetadas pelos traçados sinuosos, em parte porque não conseguem acompanhar a estrada por se encontrarem no banco traseiro e com visibilidade reduzida. Ficam expostas ao balanço contínuo e imprevisível das curvas e ás acelerações e travagens mais fortes que o veículo lhes provoca e acabam muitas vezes por não conseguir conter o vómito.
Segundo os médicos, o enjoo é uma perturbação muito frequente do ouvido interno causada por movimentos repetidos. A sensibilidade ao movimento varia de pessoa para pessoa e nas crianças é mais frequente porque o corpo está em processo de aprendizagem e interpretação de novos movimentos. As viagens no mar ou mesmo de avião em turbulência são igualmente semelhantes à viagem em automóvel.
Os sintomas mais frequentes são a náusea, vómito, tontura e sensação de indisposição que pode provocar suores.
O que pode fazer para minimizar este desconforto em viagem:
– Evite comidas de difícil digestão, muito condimentados e com gorduras antes de viajar.
– Não consuma bebidas alcoólicas antes e durante a viagem.
– Escolha um lugar onde consiga antecipar os movimentos e tenha melhor perceção da estrada.
– Não leia nem use o telemóvel.
– Abra um pouco o vidro para entrar ar fresco ou use o ar condicionado para se refrescar.
– Tome medicamentos de venda livre para o enjoo entre 30 a 60 minutos antes de iniciar a viagem. Não aconselhável se for o condutor porque a maioria destes medicamentos provocam sonolência.

Viajar com crianças
As crianças são as mais propensas ao enjoo e ao vómito durante as viagens. Tente não se esquecer delas e proporcione-lhe uma viagem tranquila bastando para tal fazer duas coisas essenciais:
1 – Paragens frequentes a cada 90 minutos no máximo. Retire a criança do carro e coloque-a no chão para que ande um pouco e respire o ar da rua. Desta forma, a criança readquire o seu equilíbrio natural e o contacto com o solo e estar em pé é importante para ela. Lembre-se que a criança viaja normalmente suspensa no banco, com os pés pendurados. Está exposta a todo o tipo de balanços e presa apenas pelo cinto da cadeira.
2 – Escolha itinerários com poucas curvas e pouco sinuosos, de preferência sempre por autoestrada. Conduza de forma suave, antecipe as travagens e arranque suavemente, evitando balanços desnecessários.
Outros aspetos importantes:
– Se viaja com crianças evite usar perfumes, colónias ou desodorizantes com odores fortes. São o detonador do vómito em viagem.
– Tente abrir ligeiramente as janelas do carro para renovar o ar a bordo, se o tempo o permitir.
– Hidrate as crianças durante a viagem. Se circula com o ar condicionado ligado as crianças vão ficar com sede rapidamente. Deve dar-lhes água durante a viagem, em especial nas paragens que fizer, mas não em excesso.
– Se a criança se queixar deve parar de imediato, observando todas as regras de segurança do local onde circula, e retirar a criança para fora do carro, aplicando a regra 1 que indicámos em cima. Pode dar-lhe água em pequena quantidade e evite dar-lhe qualquer tipo de comida.
Curiosidades
Homem chama a polícia por rebocarem o carro e é preso
Alguém chamar a polícia por terem rebocado o seu carro até pode parecer uma situação normal, mas deixa de o ser quando quem chama a polícia é o ladrão do carro rebocado.
Tudo aconteceu no estado do Delaware, nos Estados Unidos, quando a polícia foi chamada para ajudar um cidadão a recuperar os seus pertences pessoais que havia deixado no carro que tinha sido rebocado. É neste ponto que a história começa a tornar-se insólita pois o homem de 21 anos que ligou para a polícia afirma que queria recuperar as suas coisas de um carro que ele havia roubado no dia anterior. Sim, ele assumiu a autoria do roubo, assim, sem mais nem menos. Se estaria sob efeito de álcool ou de drogas não é explícito. A polícia deslocou-se ao local e confirmou que no dia anterior havia sido apresentada uma queixa pelo roubo de um Hyundai Sonata que teria sido deixado a trabalhar aberto e com a chave na ignição pelo pouco zeloso proprietário. Tudo ganha requintes de história humorística pois o ladrão chamou a polícia na mesma rua onde havia roubado o carro no dia anterior. Naturalmente os agentes da autoridade detiveram o homem.
Curiosidades
Sem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
O proprietário de um Ferrari 296 GTB quis guardar melhor o seu bólide para o inverno, mas o condomínio onde mora não lhe cedeu um lugar de estacionamento extra e por isso ele decidiu meter o Ferrari na varanda!
A estranha situação aconteceu na cidade de Viena, na Áustria onde um comerciante de partes automóveis que detém vários modelos desportivos decidiu que o seu Ferrari 296 GTB devia ficar ao abrigo dos rigorosos invernos daquele país. Como não lhe foi cedido mais um lugar de garagem no seu prédio ele inspirou-se nos milionários que têm as suas preciosidades automóveis na sala, por exemplo, e encarregou-se de colocar o seu Ferrari na sua varanda. Contratou uma grua e colocou o 296 GTB na sua varanda, documentando o momento num vídeo para o Tik Tok. Tudo correu bem durante uma semana pois não tardou que inspetores de segurança civil ordenassem que o carro fosse removido da varanda alegando que se tratava de uma situação que colocava em risco a segurança caso acontecesse um incêndio. O resultado foi que o Ferrari foi retirado da varanda mais uma vez por uma grua e passou a ficar guardado no armazém do comerciante de peças.
-
Comerciais1 semana agoVolvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
-
Avaliações Usados2 semanas agoSeat Leon (2020-…)
-
Notícias1 semana agoAdamastor mostrou o interior do Furia
-
Curiosidades2 semanas agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Comerciais2 semanas agoStellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
-
Sem categoria1 semana agoRali Dakar 2026 está prestes a arrancar
-
Comerciais1 semana agoMAN lança primeiro camião elétrico de Natal
-
Motos1 semana agoCapitão América surge numa moto Triumph
