Curiosidades
Como evitar enjoar no carro
Published
6 anos anteson
By
Motor GuiaLer, usar o telemóvel, ver mapas ou simplesmente sentar-se no banco de trás é o suficiente para sentir náuseas quando anda de carro. Damos 10 dicas para minimizar este mal-estar, mesmo se viajar com crianças.
Viajar no banco traseiro do carro é considerado o local mais indutor de náuseas e mais ainda se estiver a ler enquanto o carro está em movimento. Estima-se que cerca de 20% dos utilizadores dos automóveis, sejam condutores ou passageiros, sofrem destes sintomas com frequência.
O uso do telemóvel ou do tablet veio aumentar o número de “queixosos” que aproveitam para consultar o smartphone enquanto segue nos lugares de passageiros.
Outro dos motivos apontados são as estradas sinuosas que aumentam os balanços e por consequência provocam náuseas. As crianças são as mais afetadas pelos traçados sinuosos, em parte porque não conseguem acompanhar a estrada por se encontrarem no banco traseiro e com visibilidade reduzida. Ficam expostas ao balanço contínuo e imprevisível das curvas e ás acelerações e travagens mais fortes que o veículo lhes provoca e acabam muitas vezes por não conseguir conter o vómito.
Segundo os médicos, o enjoo é uma perturbação muito frequente do ouvido interno causada por movimentos repetidos. A sensibilidade ao movimento varia de pessoa para pessoa e nas crianças é mais frequente porque o corpo está em processo de aprendizagem e interpretação de novos movimentos. As viagens no mar ou mesmo de avião em turbulência são igualmente semelhantes à viagem em automóvel.
Os sintomas mais frequentes são a náusea, vómito, tontura e sensação de indisposição que pode provocar suores.
O que pode fazer para minimizar este desconforto em viagem:
– Evite comidas de difícil digestão, muito condimentados e com gorduras antes de viajar.
– Não consuma bebidas alcoólicas antes e durante a viagem.
– Escolha um lugar onde consiga antecipar os movimentos e tenha melhor perceção da estrada.
– Não leia nem use o telemóvel.
– Abra um pouco o vidro para entrar ar fresco ou use o ar condicionado para se refrescar.
– Tome medicamentos de venda livre para o enjoo entre 30 a 60 minutos antes de iniciar a viagem. Não aconselhável se for o condutor porque a maioria destes medicamentos provocam sonolência.
Viajar com crianças
As crianças são as mais propensas ao enjoo e ao vómito durante as viagens. Tente não se esquecer delas e proporcione-lhe uma viagem tranquila bastando para tal fazer duas coisas essenciais:
1 – Paragens frequentes a cada 90 minutos no máximo. Retire a criança do carro e coloque-a no chão para que ande um pouco e respire o ar da rua. Desta forma, a criança readquire o seu equilíbrio natural e o contacto com o solo e estar em pé é importante para ela. Lembre-se que a criança viaja normalmente suspensa no banco, com os pés pendurados. Está exposta a todo o tipo de balanços e presa apenas pelo cinto da cadeira.
2 – Escolha itinerários com poucas curvas e pouco sinuosos, de preferência sempre por autoestrada. Conduza de forma suave, antecipe as travagens e arranque suavemente, evitando balanços desnecessários.
Outros aspetos importantes:
– Se viaja com crianças evite usar perfumes, colónias ou desodorizantes com odores fortes. São o detonador do vómito em viagem.
– Tente abrir ligeiramente as janelas do carro para renovar o ar a bordo, se o tempo o permitir.
– Hidrate as crianças durante a viagem. Se circula com o ar condicionado ligado as crianças vão ficar com sede rapidamente. Deve dar-lhes água durante a viagem, em especial nas paragens que fizer, mas não em excesso.
– Se a criança se queixar deve parar de imediato, observando todas as regras de segurança do local onde circula, e retirar a criança para fora do carro, aplicando a regra 1 que indicámos em cima. Pode dar-lhe água em pequena quantidade e evite dar-lhe qualquer tipo de comida.
Também pode gostar
Depois da passagem da tempestade Dana na zona de Valência em Espanha, muitos foram os automóveis submersos em água e lama que ficaram nas garagens, mas houve uma “estrela” que resistiu a tudo isso e pegou à primeira saindo “pelo seu próprio pé” da garagem onde estava.
Tempos houve em que os carros eram feitos para durar e este Mercedes-Benz W123 tem feito furor nas redes sociais precisamente pela sua resistência e fiabilidade. A sua história é simples e até de certa forma simbólica: depois de ter ficado mais de uma semana submerso em água e lama na garagem subterrânea onde estava estacionado, este Mercedes pegou à primeira e saiu sem auxílio nenhum até ver a luz (do candeeiro) da rua.
Não foi só a parte mecânica que resistiu, também o sistema elétrico estava a funcionar, como atesta o para-brisas “limpo” pelas escovas que cumpriram, na medida do possível, a sua função. Cheio de lama por fora e por dentro, este Mercedes estava “vivo” e neste vídeo vemos o seu momento de glória e percebemos a emoção e entusiasmo de todos os que presenciaram esta “pequena/grande” vitória nestes dias tão complicados e sofridos por causa da catástrofe que assolou a região valenciana:
De uma parceria entre a Porsche e a marca italiana de máquinas de café La Marzocco, nasceu uma pequena obra de arte que vai muito além de uma simples máquina de café.
Nada melhor para começar a semana do que com um bom café e, deixando os sabores e aromas de lado, tirar um bom café numa máquina inspirada no Porsche 911 Carrera RSR com as cores da Martini Racing parece ser um ótimo começo.
Esta máquina de café expresso Porsche x La Marzocco Linea Micra – Martini Racing – Limited Edition é produzida à mão pelos especialistas da marca italiana e conta com tecnologia de infusão de última geração e inúmeros pormenores alusivos aos Porsche 911 que correram nas provas de resistência com as cores da Martini Racing.
Trata-se de uma edição limitada a 911 unidades, especialmente criada para os amantes do café, dos motores e da Porsche e custa 5.116,38€
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
A resistência de uma estrela
Inspeções às motos poderão nunca avançar
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona
Detetar problemas na sonda Lambda
Miguel Oliveira fecha época com mais 4 pontos
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
Skywell vai lançar grande furgão elétrico
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Miguel Oliveira fecha época com mais 4 pontos
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Detetar problemas na sonda Lambda
Inspeções às motos poderão nunca avançar
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por HBaptistaBom dia, Tenho feito pesquisas no mercado que está repleto de marcas; sub-marcas; modelos etc.etc. Gosto muito de uns e depois há as...
- por EscapeLivreA culpa é da malta lá do topico dos consumos que me deixou a marinar ideias de carro de média idade pa substituir o velho Polinho que tem 110 mil...
- por PeLeve"25 de Abril? 25 de Novembro? Qual o mais importante?... Há a necessidade de evitar que alguns reescrevam a História" Porque faltam cinco dias,...
- por lss911Que tipo de carros gostas? B-SUV Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar,...
Em aceleração
- Avaliações Usados2 semanas antes
Toyota Corolla (2018-…)
- Comerciais1 semana antes
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
- Notícias2 semanas antes
Toyota revelou o GR86 Rally Legacy Concept
- Notícias1 semana antes
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
- Curiosidades1 semana antes
A resistência de uma estrela
- Motos6 dias antes
Inspeções às motos poderão nunca avançar
- Notícias2 semanas antes
Suzuki apresentou o seu primeiro modelo 100% elétrico, o e-Vitara
- Motos1 semana antes
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona