Usados
Vender Usado – Como fazer o anúncio

Quer vender o seu carro, mas não sabe o que dizer para gerar interesse nos potenciais interessados? Siga estes passos…
A forma como anuncia o seu carro pode ser determinante na rapidez da venda ou estar uma eternidade à espera de comprador. O número de interessados no seu carro depende da forma como o apresenta. E se alguém conhece bem o carro que está a ser colocado à venda é você.
Existem um conjunto de regras simples que deve observar no momento de vender o seu carro.
NÃO INVENTE MENTIRAS – Não se meta em confusões e evite passar vergonhas perante os interessados ao inventar atributos que o seu carro não tem. Seja sincero no que vai escrever e não faça os possíveis compradores perderem tempo e deslocações para verem um carro que afinal não lhes interessa. Não gostaria que fizessem o mesmo consigo. Infelizmente este tipo de episódios é frequente na venda de usados.
INFORMAÇÃO RELEVANTE – Não faça textos intermináveis sobre o seu carro. Escreve aquilo que é realmente relevante e pode ser determinante no negócio. Como por exemplo:
– Ano de registo
– Placa de matrícula visível
– Quilómetros
– Revisões feitas recentemente e se tem livro de revisões atualizado
– Cor
– Lista de equipamento de série e opcionais
– Contactos telefónicos
– Preço
Estes são os itens principais. Poderá adicionar outros que entenda relevantes, inclusive danos na chapa ou pintura, estado dos pneus, da bateria, rasgos nos estofos, etc.
FOTOGRAFIAS CUIDADAS – Lave e aspire o seu carro e retire todos os pertences do interior e da bagageira antes de fotografar. Tire fotos de preferência à sombra mas com uma boa luz em todos os ângulos, num local com pouco “ruído” visual onde o carro se destaque e não o jardim ou o muro com grafitis. Um fundo com uma parede de cor neutra é uma boa solução.
Fotografe a frente, a traseira, de perfil e ao redor do veículo no que respeita a fotos exteriores. Tente fotografar todo o interior, tablier, consola, painel de instrumentos, bancos traseiros e bagageira.
Use o máximo de fotos que o site de anúncios lhe permitir. São as fotos que vão criar o interesse no comprador, a par das informações relevantes.
SIGLAS ESTRANHAS – Nem todas as pessoas sabem o que significam siglas com ASR, CVT, ETC, DSG, EBD, entre muitas outras. Descreva o equipamento e para que serve.
TEXTOS AGRESSIVOS – Evite ser corrosivo no seu texto com frases “pode trazer 3 mecânicos”, “escusam de pedir desconto”, “o preço não é negociável”, “ofertas absurdas nem respondo”, e outro tipo de recados que demonstram ao comprador que não é uma pessoa flexível e capaz de manter um diálogo de negócio. Se enviarem propostas absurdas apenas terá de as declinar ou nem responder, se vierem por mail ou sms. Ignore o que não é do seu interesse.
É normal que o comprador tente baixar o preço, faz parte da cultura de compra de carro usado. Cabe-lhe a si contrariar isso com os seus argumentos e com a qualidade do veículo que está a vender.
Manutenção
Maus sinais da correia de distribuição

A correia de distribuição é um dos elementos fulcrais para o bom funcionamento de um motor a combustão e se ela falha pode causar problemas bastante graves no motor, por isso convém estar atento aos seus sinais.
A função de uma correia de distribuição no motor de um automóvel é manter o mesmo todo sincronizado, nomeadamente o eixo da cambota e o eixo das válvulas fazendo ainda funcionar a bomba de água que garante o arrefecimento do motor. Havendo falhas na correia da distribuição e acabando esta por colapsar já se podem imaginar os danos graves e onerosos que podem daí advir. Portanto é importante que esta esteja em bom estado e que se detetem com antecipação eventuais sinais da sua degradação como os que passamos a descrever de seguida:
– Complicação no arranque
Se tiver alguns problemas e dificuldades a colocar o seu carro a trabalhar (excluindo obviamente uma falha de bateria) e sentir que há uma falha mecânica no arranque, isso pode ser sinónimo de uma correia da distribuição desgastada.
– Som estranho
Um dos sintomas mais evidentes de que a correia da distribuição pode estar “a dar as últimas” é ouvir um ruído vindo do motor que se assemelha a um silvo. Normalmente uma correia da distribuição deve ser trocada a cada 100 mil ou 120 mil quilómetros, mas se o veículo não fizer muita quilometragem então de cinco em cinco anos convém estar muito atento. Lembre-se que uma correia é feita de um material à base de borracha e como tal não são só os quilómetros que levam ao seu desgaste, também o tempo reduz as suas qualidades.
– Demasiado fumo
Se o carro estiver a evidenciar demasiados gases de escape isso pode ser por causa de alguma dessincronização das válvulas de escape, dessincronização essa que pode ter a ver com problemas na correia da distribuição.
– Vibrações no motor
Se o funcionamento do motor estiver a evidenciar algumas vibrações ou até se tiver a sensação que há uma prisão na forma como ele trabalha, semelhante a um solavanco, isso também pode ser um sinal que a correia de distribuição não está em condições.
Manutenção
Como tratar os riscos na pintura do carro

Olhar para o seu veículo e ver alguns riscos é praticamente inevitável e por isso aqui lhe trazemos alguns conselhos sobre como lidar com os riscos na pintura do seu automóvel.
Ter o seu carro sem riscos é algo que só durará pouco tempo após a sua compra como modelo novo. Se o utiliza de uma forma regular e especialmente se for todos os dias em ambiente urbano, o tempo e a realidade rodoviária irá encarregar-se de deixar as suas marcas na pintura do seu veículo. Alguns riscos nem “chateiam” muito, mas outros podem incomodar mais e é por essa razão que lhe damos algumas dicas para amenizar o problema:
Avaliar os riscos
O primeiro passo é ver qual a gravidade dos riscos na pintura do seu carro. Isso irá definir o tipo de intervenção que será necessária. Um bom truque é passar com a unha num movimento perpendicular ao risco, se esta não prender é porque a coisa não é problemática. Se por outro lado a profundidade do risco prender a unha então é porque já é preciso uma intervenção mais complexa. Se não conseguir aferir o estado dos danos na pintura, então, naturalmente a melhor solução será recorrer à opinião de um especialista em pintura automóvel.
Resolver pequenos riscos
Os riscos menos profundos normalmente conseguem resolver-se de uma forma simples através de um produto de polimento ou um kit de polimento. Comece por limpar muito bem a área do risco e depois aplique a massa de polir num pano suave e bem limpo. Passe sobre o risco com movimentos circulares de maneira a que o risco e toda a pintura envolvente fiquem bem nivelados e uniformizados. Por vezes a utilização de uma simples pasta de dentes podem também resolver a situação, atuando como uma massa de polir.
Riscos mais profundos
Quando o risco é um pouco mais sério e já passou a camada da pintura, atingindo até camada de primário ou mesmo o metal da carroçaria, então aí já exige um trabalho de pintura. Mais uma vez limpe bem a zona e depois se optar por resolver com as suas próprias mãos, tente usar uma caneta de retoque de pintura automóvel que se pode encontrar em lojas da especialidade, normalmente disponíveis com uma palete das cores mais comuns no mercado automóvel.
Danos mais complexos
Por vezes o problema com os riscos não se consegue resolver com uma solução “caseira”. Mesmo estando perante um dano que não causou amolgadelas na chapa, é melhor recorrer a um técnico especializado. Então, após avaliar o estrago e qual a reparação poderá ter de pintar apenas o painel onde estão os riscos ou se a pintura estiver de tal forma riscada e envelhecida pode ser necessário pintar todo o carro. No entanto, lembre-se que há lojas que são peritas na recuperação de pinturas envelhecidas e utilizam soluções que nem sempre obrigam à pintura integral.
-
Avaliações Usados6 dias ago
Mini Countryman (2010-2016)
-
Manutenção2 semanas ago
Maus sinais da correia de distribuição
-
Comerciais1 semana ago
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia
-
Comerciais2 semanas ago
Nors entrega o milionésimo camião Renault Trucks à TJA
-
Notícias1 semana ago
MG revela o seu novo SUV
-
Notícias7 dias ago
A Renault abriu as encomendas para o 5 Turbo 3E e já vendeu 500
-
Comerciais2 semanas ago
VDO Link é a ligação direta entre o tacógrafo digital e a nuvem
-
Comerciais1 semana ago
Já são mais de 100 os MAN eTruck que estão a circular na Europa