Quer vender o seu carro, mas não sabe o que dizer para gerar interesse nos potenciais interessados? Siga estes passos…
A forma como anuncia o seu carro pode ser determinante na rapidez da venda ou estar uma eternidade à espera de comprador. O número de interessados no seu carro depende da forma como o apresenta. E se alguém conhece bem o carro que está a ser colocado à venda é você.
Existem um conjunto de regras simples que deve observar no momento de vender o seu carro.
NÃO INVENTE MENTIRAS – Não se meta em confusões e evite passar vergonhas perante os interessados ao inventar atributos que o seu carro não tem. Seja sincero no que vai escrever e não faça os possíveis compradores perderem tempo e deslocações para verem um carro que afinal não lhes interessa. Não gostaria que fizessem o mesmo consigo. Infelizmente este tipo de episódios é frequente na venda de usados.
INFORMAÇÃO RELEVANTE – Não faça textos intermináveis sobre o seu carro. Escreve aquilo que é realmente relevante e pode ser determinante no negócio. Como por exemplo:
– Ano de registo
– Placa de matrícula visível
– Quilómetros
– Revisões feitas recentemente e se tem livro de revisões atualizado
– Cor
– Lista de equipamento de série e opcionais
– Contactos telefónicos
– Preço
Estes são os itens principais. Poderá adicionar outros que entenda relevantes, inclusive danos na chapa ou pintura, estado dos pneus, da bateria, rasgos nos estofos, etc.
FOTOGRAFIAS CUIDADAS – Lave e aspire o seu carro e retire todos os pertences do interior e da bagageira antes de fotografar. Tire fotos de preferência à sombra mas com uma boa luz em todos os ângulos, num local com pouco “ruído” visual onde o carro se destaque e não o jardim ou o muro com grafitis. Um fundo com uma parede de cor neutra é uma boa solução.
Fotografe a frente, a traseira, de perfil e ao redor do veículo no que respeita a fotos exteriores. Tente fotografar todo o interior, tablier, consola, painel de instrumentos, bancos traseiros e bagageira.
Use o máximo de fotos que o site de anúncios lhe permitir. São as fotos que vão criar o interesse no comprador, a par das informações relevantes.
SIGLAS ESTRANHAS – Nem todas as pessoas sabem o que significam siglas com ASR, CVT, ETC, DSG, EBD, entre muitas outras. Descreva o equipamento e para que serve.
TEXTOS AGRESSIVOS – Evite ser corrosivo no seu texto com frases “pode trazer 3 mecânicos”, “escusam de pedir desconto”, “o preço não é negociável”, “ofertas absurdas nem respondo”, e outro tipo de recados que demonstram ao comprador que não é uma pessoa flexível e capaz de manter um diálogo de negócio. Se enviarem propostas absurdas apenas terá de as declinar ou nem responder, se vierem por mail ou sms. Ignore o que não é do seu interesse.
É normal que o comprador tente baixar o preço, faz parte da cultura de compra de carro usado. Cabe-lhe a si contrariar isso com os seus argumentos e com a qualidade do veículo que está a vender.
Usados Motorguia