Legislação
Direitos e garantias dos automóveis usados
Published
2 anos anteson
By
Motor Guia
No caso de compra de automóveis novos, o veículo vem acompanhado por uma garantia de fábrica e, eventualmente, por uma extensão da mesma com benefícios acessórios no caso de avaria, como veículo de substituição, por exemplo.
No caso da compra de veículos usados, as entidades de porta aberta (concessões ou não) também são obrigadas a dar garantia. As garantias são prestadas pelas entidades vendedoras.
Atualmente, e por força do DL 67/2003 de 8 de Abril, o comprador, como consumidor, tem direito a uma garantia geral de dois anos, salvo se tiver havido acordo das partes para que o prazo seja diferente. A garantia abrange sempre todos os componentes, exceto materiais de desgaste como a bateria, as pastilhas de travão e os lubrificantes, por exemplo. Se lhe falarem em “garantia de motor e caixa”, fuja desse stand, pois está a tentar praticar uma atividade ilegal!
Segundo o diploma citado, o consumidor tem direito a que as anomalias sejas reparadas sem encargos para si, ou que o preço seja adequadamente reduzido, ou ainda que o contrato seja resolvido. O consumidor pode exercer qualquer dos direitos mencionados salvo se for manifestamente impossível ou constituir abuso de direito nos termos gerais. Significa isto que há que ter alguma cautela na solução a escolher destinada à reparação/eliminação do defeito.
É de referir que o consumidor pode ainda ser indemnizado pelos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens defeituosos.
Em face do exposto, é conveniente, quando se adquire um veículo usado, solicitar o contrato de garantia por escrito. Trata-se de uma salvaguarda de ambas as partes.
Também pode gostar
Legislação
Usar o telemóvel enquanto conduz pode dar multa até 1250 euros
Published
5 dias anteson
12/01/2021
As últimas alterações ao Código da Estrada que entraram em vigor no passado dia 8 de janeiro contemplam um aumento do valor das coimas pelo uso do telemóvel enquanto se conduz.
Este agravamento faz com que as coimas sejam agora mais do dobro do valor face ao montante praticado até aqui, sendo que o valor mínimo passa a ser de 250 euros, enquanto que anteriormente era de 120 euros e o máximo ascende aos 1250 euros ao passo que até aqui era de 600 euros.
Se infringir o código da estrada utilizando o telemóvel enquanto está ao volante, além da coima que terá de pagar, também perderá três pontos na carta de condução.

As alterações ao Código da Estrada que irão ser implementadas incluem a possibilidade da carta de condução e os documentos do automóvel passarem a ter um formato digital.
Assim o condutor poderá mostrar através do seu smartphone toda a documentação necessária ao ato de conduzir caso esta lhe seja solicitada pelas autoridades. Através de uma aplicação o condutor pode introduzir a sua carta de condução, título de propriedade, seguro automóvel e até o documento da inspeção periódica (caso esta seja necessária) no seu smartphone.
Esta medida não anula a validade dos documentos em formato físico, é apenas um complemento e uma simplificação para o cidadão e para as autoridades, sendo que por exemplo, se estas numa ação de fiscalização (por exemplo) não possuírem os meios para ler os documentos em formato digital, o condutor terá 5 dias para ir mostrar os documentos “em papel” a uma esquadra.

Por causa da pandemia do novo Coronavírus o governo decretou a suspensão de todas as aulas de condução, tanto as teóricas como as práticas e esta medida estende-se também aos exames teóricos e exames práticos realizados nos centros do IMTT ou nos centros privados.
Esta suspensão abrange também as aulas de formação presencial para a certificação de profissionais, ministradas por entidades autorizadas pelo IMTT, sendo que no entanto algumas aulas poderão ser dadas recorrendo a uma solução online.
De momento não é possível apontar uma data para o término desta suspensão pois tudo dependerá da forma como irá decorrer este momento complexo causado pelo vírus Civid-19.
Estamos no Facebook
Newsletter

Radares em janeiro

Como limpar bem o para-brisas

DS DS5 (2011-2018)

Usar o telemóvel enquanto conduz pode dar multa até 1250 euros

Dodge Ram cai na linha de montagem

A Singer mostra como sair do asfalto em grande estilo

Mercedes revela a mais recente versão do MBUX

Os bastidores do encontro entre Hamilton e Rossi

Lamborghini fecha o ano com vídeo do Urus

Aventura em Havana

Subaru voa na mais recente Gymkhana

O sistema híbrido da Kawasaki

Os alces andam a lamber carros no Canadá

Miguel Oliveira fez a Ponte 25 de Abril na sua KTM de MotoGP

Citroën C1 (2014-…)

Dodge Ram cai na linha de montagem

Trabalhe em qualquer lugar neste confinamento com o novo Nissan NV350 Office Pod Concept

Radares em janeiro

Mercado de motociclos cai 5,2% em 2020

Próximo Honda Civic Type R ainda será só a combustão

1300 DAF XF 480 SuperSpace Cab a caminho da Primafrio
Em aceleração
- Notícias3 dias antes
Radares em janeiro
- Manutenção7 dias antes
Como limpar bem o para-brisas
- Comerciais2 semanas antes
O hidrogénio para os camiões está à porta. O mais recente projeto chama-se H2Accelerate
- Avaliações Usados1 semana antes
DS DS5 (2011-2018)
- Legislação5 dias antes
Usar o telemóvel enquanto conduz pode dar multa até 1250 euros
- Comerciais2 semanas antes
Furgões de mercadorias também já vão aos testes da Euro NCAP
- Curiosidades2 dias antes
Dodge Ram cai na linha de montagem
- Curiosidades2 semanas antes
Lamborghini fecha o ano com vídeo do Urus