Manutenção
Os segredos da correia de distribuição

É uma simples correia de borracha, mas a sua função é demasiado importante para ser vista de forma leviana. A correia da distribuição, quando se parte, pode danificar gravemente o motor.
Saberá, provavelmente, o leitor que no motor de combustão de um automóvel existe um componente que dá pelo nome de correia da distribuição. Esta é uma peça em borracha que deverá ser substituída na grande maioria dos motores a partir dos 90.000 quilómetros, ainda que existam construtores que garantem uma maior duração. É um componente dispendioso e que obriga a diversas horas de mão-de-obra, o que faz com que a fatura da revisão suba consideravelmente, mas é de extrema importância para garantir o bom funcionamento da unidade motriz.
A correia da distribuição tem a missão de estabelecer a ligação mecânica entre o bloco e a cabeça do motor e transmite o movimento de rotação da cambota para a árvore de cames, que aciona as válvulas. Por isso mesmo, esta correia não pode sofrer qualquer dano, sob pena de danificar irremediavelmente o motor. O movimento por ela realizado tem de ser muito preciso e a sua tensão tem de estar sempre de acordo com os parâmetros preconizados pelo construtor, para que o excesso de folga não provoque desgaste prematuro ou desengrenagem da própria correia.
Esquecer por completo que este componente existe é colocar em perigo o veículo. Por isso, o utilizador frequente do automóvel deve observar sempre com rigorosa atenção os seus intervalos de substituição. Nunca entregue a tarefa de a substituir a curiosos ou não tente fazê-la você mesmo por que viu alguém fazer e lhe pareceu fácil. Um trabalho mal feito, como substituir a correia e não reajustar o ponto do motor, ou utilizar uma correia que não é a indicada para determinado veículo, pode trazer consequências muito graves.
Existe ainda ou outro tipo de correia,mais resistente e em metal, utilizada em vários motores. Esta corrente tem algumas vantagens sobre a correia. Raramente parte, não precisa de ser trocada com tanta frequência e não é tão sensível à dilatação, sendo por isso mais precisa no funcionamento. Todavia, a correia da distribuição também oferece algumas mais-valias face às correntes, nomeadamente o silêncio de funcionamento e a menor inércia, uma vez que por ser de borracha é mais leve. Também o custo de produção e de substituição é menor.
Se o seu automóvel utiliza uma correia e não uma corrente, aconselhamos o leitor a levar mais longe os cuidados com a mesma. Se a marca preconiza uma troca aos 90 mil quilómetros, faça uma troca dez mil quilómetros antes. Verifique ainda o estado da correia com regularidade. Pode também estabelecer os intervalos de substituição de acordo com o tipo de utilização que dá ao seu automóvel. Nunca esqueça que os arranques, os choques térmicos e a utilização frequente do motor em altas rotações são fatores que influenciam profundamente o envelhecimento da correia da distribuição.
Por fim, não confunda a correia da distribuição com a correia da transmissão, muito parecida e igualmente importante. Fica já avisado para o facto desta ser uma substituição dispendiosa, principalmente se tiver de mudar também o tensor, elemento físico que permite regular a tensão da correia. A mão-de-obra nestes casos também é elevada, uma vez que requer algum tempo para substituir a correia e regulá-la de acordo com o veículo.
Se adquirir uma viatura em segunda mão com 70 mil ou mais quilómetros e se tiver dúvidas sobre se o anterior dono substituiu ou não a correia, não hesite em fazê-lo, pois mais vale juntar ao preço do automóvel mais umas centenas de euros, do que ficar sem motor depois de alguns quilómetros.
A correia da distribuição em resumo
O que é?
A correia de distribuição é um elemento de extrema importância para o motor de um automóvel e que tem a função de transmitir o movimento de rotação da cambota para a árvore de cames, que acciona posteriormente as válvulas.
Vantagens e desvantagens da correia sobre a corrente
A correia da distribuição oferece menor atrito, menor ruído de funcionamento e uma substituição mais simples e barata. Quanto a desvantagens, a correia tem menor precisão de funcionamento, intervalos de substituição mais curtos e uma maior probabilidade de quebras.
Fatores de degradação da correia:
– Utilização frequente do motor a regimes de rotação elevado
– Utilização constante em pequenos percursos, em filas de trânsito e pára-arranca
– Arranques bruscos
– Utilização para além dos quilómetros preconizados pelos construtores
– Desacertos na tensão, provocados por tensores gastos ou por erros de montagem.
Manutenção
Equipe o seu carro para o inverno

O inverno está à porta e especialmente nesta época também se aproximam as viagens natalícias que muitas vezes podem ter a surpresa da chuva, do frio, da neve ou do gelo. Sempre esperando que não aconteça nenhum contratempo nunca é demais equipar bem o seu carro com um “kit de inverno”.
Por vezes quando o tempo fica mais rigoroso é normal vermos notícias de estradas fechadas devido à neve, por exemplo. Na realidade, quando se faz uma viagem, nunca estamos à espera que podemos ser nós a ficar presos porque a estrada foi fechada ou porque aconteceu uma avaria, mas isso pode acontecer e pode ser uma experiência muito desagradável para o condutor e demais ocupantes do veículo. Para minimizar o desconforto e também garantir a máxima segurança possível é conveniente ter um “kit de inverno” que inclua um conjunto de objetos que podem solucionar uma variedade de problemas.
Roupas quentes e visíveis
Pode parecer básico, mas viajar com roupas adequadas para enfrentar o frio é determinante e nunca é demais acrescentar uma manta ou cobertor, sem esquecer um impermeável. Em caso de avaria além de ter de sair do carro também poderá ter de ficar muito tempo no seu interior sem climatização ou nenhuma forma de aquecimento, o que em pleno frio pode tornar-se complicado. Além disso roupa de alta visibilidade também é conveniente (pode sempre usar o colete refletor do carro) pois é bem provável que a visibilidade no exterior seja reduzida.
Telemóvel sempre a 100%
Obviamente será difícil ter o telemóvel a 100% quando surgir um contratempo, mas levar um carregador e um adaptador para a ficha de isqueiro do carro é essencial. Um powerbank também não será mal pensado pois o automóvel pode ter uma avaria elétrica e ficar sem energia nenhuma que permita carregar o telemóvel. Para poupar a bateria para o essencial que é comunicar, convém também levar consigo uma lanterna pois dessa forma evitar gastar a bateria do telemóvel com a luz do mesmo.
Comida e bebida
Numa paragem forçada no meio do frio nunca se sabe quanto tempo poderá ter de ficar no veículo e nesses casos alguns snacks ou bolachas para contornar a fome e recuperar energias são essenciais. Ao mesmo tempo, ter água para hidratar ou bebidas quentes num termo para aquecer um pouco também ajuda bastante. Além de reconfortante é meio caminho andado para manter os seus sentidos alerta.
Ferramentas úteis
Algumas ferramentas que não usa regularmente no carro podem ser muito úteis em caso de avaria ou paragem. Se a bateria fizer das suas, ter um par de cabos para poder fazer a ligação a outro carro podem “salvar-lhe” a viagem (se tiver um booster de pequenas dimensões seria o ideal pois não teria de esperar pela ajuda de outros). Uma pá pode fazer a diferença se ficar preso na neve. Basta uma daquelas pás pequenas dobráveis para já ser uma ajuda preciosa. Um raspador de gelo para limpar os pára-brisas que podem estar repletos de gelo que se formou durante a noite. Um pequeno jerrycan de combustível vazio também não é de menosprezar porque nem sempre as viagens correm como planeado e pode dar consigo sem combustível (que pode ter como causa uma avaria mecânica). Escusado será dizer que se não tem montados pneus de inverno ou de todas as estações, então um conjunto de correntes de neve para as rodas é essencial caso vá viajar para zonas onde pode encontrar neve ou gelo. Nalguns casos as autoridades condicionam algumas estradas e só deixam passar veículos equipados com correntes ou com pneus apropriados.
Óculos de sol
Pode parecer estranho, mas é bem possível que viaje com sol numa zona com neve e nesse caso a luminosidade é muito intensa com a luz a refletir na neve. Uns óculos de sol irão ajudá-lo na viagem pois além de não ficar encandeado com tanta luz também não irá cansar a vista.
Manutenção
Cuidado com o que come e bebe no Natal

Às portas da época natalícia nunca é de mais alerta para alguns comportamentos que podem influenciar a sua segurança na estrada. Desta vez o foco vai para as recheadas mesas de Natal que, apesar de muito irresistíveis, exigem alguma consciência da parte daqueles que têm a responsabilidade de conduzir.
O Natal é marcado pela reunião dos familiares em trono de uma mesa, seja na noite da consoada, seja depois no almoço de Natal. Normalmente não faltam acepipes aos quais é difícil resistir e além da variedade também muitas vezes não se consegue evitar a quantidade pois não se consegue evitar repetir. No entanto convém não esquecer que o que come também tem influência na sua condução pois pode diminuir as suas capacidades de reação, comprometendo a sua segurança e a dos demais. Por isso, deixamos aqui alguns alertas para que o seu Natal corra da melhor forma depois das habituais festividades à mesa.
– Não abuse da comida
É difícil conseguir comer de forma equilibrada e moderada em frente a uma mesa recheada de coisas boas, mas se vai conduzir após a refeição não deve exagerar. Comidas muito “pesadas” ou em excesso vão ter influência direta nas suas capacidades, diminuindo o seu tempo de reação e consequentemente comprometer a atenção e rapidez de resposta face à estrada e ao trânsito. Não é por acaso que por vezes depois de uma refeição mais pesada sentimos uma “quebra” e algum sono e esse estado não é aconselhável para pegar num volante e fazer-se à estrada.
– Faça bem a digestão
Se não foi capaz de controlar a sua “gulosice” face aos pratos e doces que tinha à sua frente, então respeite os tempos de digestão e não vá conduzir logo após a refeição. Deixe o seu corpo digerir corretamente o que consumiu ou então faça uma pequena sesta antes de entrar no automóvel e seguir viagem. Assim evita as tais “quebras” que diminuem a sua capacidade de reação.
– Durma bem, coma bem e beba bem
Se fizer uma boa noite de sono na noite anterior à refeição de Natal vai diminuir a possibilidade de se sentir sonolento depois de comer. Também na própria refeição se optar mais pelos vegetais também não se irá sentir tão “pesado” e enfartado, o que permitirá que esteja mais atento ao volante. Se beber muita água durante o dia isso também irá ajudar a que permaneça bem hidratado e isso também reduzirá alguma sensação de “moleza”.
– Não beba álcool
É mais do que sabido que o álcool e a condução não dão bom resultado, mas nunca é demais alertar para esse facto e por isso evite ao máximo beber bebidas alcoólicas. Lembre-se que o excesso de álcool compromete completamente a sua capacidade de conduzir e muitas das vezes em época natalícia as viagens são longas e o automóvel está lotado com os familiares. Mantenha o Natal como uma época de boas recordação e não de más.
slot gacorbento4dtogel onlinebakautotobakautotoslot onlinebento4dtogel onlinebento4dbento4dbento4dtoto togelslot onlinebento4dtoto togelbento4dslot resmisitus slotbento4dslot onlineslot resmilink gacorsitus slotslot onlinebento4dsitus togelbento4dslot onlinebento4dtoto togelbento4dlink slotsitus gacorbento4dtoto slotbento4dslot gacorsitus gacorbento4dbento4dslot onlinesitus totobento4dtogel onlinelink slotbento4dlink gacorslot onlinelink gacorbento4dtoto togelbento4dslot resmisitus totobento4dtoto togelbento4dtoto slotrtp livesitus slot gacorbento4dslot gacor hari ini
Notícias1 semana antesAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
Notícias2 semanas antesMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
Motos6 dias antesDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
Comerciais5 dias antesIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
Notícias5 dias antesNovo Nissan Micra já tem preços
Notícias2 semanas antesGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
Notícias1 semana antesFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
Avaliações Usados2 semanas antesHyundai i20 (2014-2020)















