Manutenção
Sabe quando deve substituir os amortecedores?
A direção, os travões e a suspensão formam o chamado triângulo de segurança, três componentes aos quais nem sempre dedicamos a atenção necessária. Principalmente aos amortecedores, que ainda são desconhecidos para muitos daqueles que conduzem diariamente.
Para que o nosso veículo circule com boas condições de aderência ao asfalto é necessário que o triângulo constituído pelos travões, direcção e suspensão se encontre em excelente estado de conservação. Para que tudo isto se processe desta forma, cabe ao habitual condutor da viatura uma vigilância apertada a estes órgãos fundamentais.
São vários os estudos que nos dizem que, com maior ou menor assiduidade, a maioria dos condutores ocupa-se dos pneus e dos travões, mas quase nenhum se lembra de verificar os amortecedores. É o terceiro vértice do triângulo de segurança e a sua função é auxiliar a travagem, a direcção e a estabilidade do veículo. Qualquer anomalia nos amortecedores afeta irremediavelmente qualquer dos outros dois componentes.
Alguns estudos concluem que na Europa a substituição dos amortecedores acontece, em média, a cada 174.000 quilómetros, o que em linhas gerais quer dizer que a maioria dos utilizadores não muda de amortecedores em todo o tempo de vida útil do seu veículo.
Os mesmos estudos referem ainda que apenas 7,9 por cento das pessoas têm consciência de que os amortecedores necessitam de uma revisão periódica.
Cerca de 29 por cento dos inquiridos nem sequer sabem quantos amortecedores tem a sua viatura. Salvo raras excepções, e para que nunca se esqueça, todos os automóveis têm quatro amortecedores. Estima-se que entre os 20.000 e os 60.000 quilómetros os amortecedores estão de perfeita saúde. A partir dos 80.000 quilómetros o desgaste já é considerável, ainda que assegurem uma boa dose de estabilidade. A partir daqui, a curva de efetividade baixa drasticamente para apresentar necessidade de substituição a partir dos 120.000 quilómetros.
Para entendermos melhor tudo isto, basta referir que um amortecedor comprime-se e estende-se no espaço de um quilómetros entre 5 a 7 mil vezes. Ou seja, assim sendo, a eficácia de travagem aumenta: com os amortecedores a 50 por cento da sua eficácia numa travagem de 80 km/h a 0 km/h o aumento do espaço de travagem é de 2,6 metros. A perda de eficácia dos amortecedores aumenta a tendência de entrarmos em aquaplaning e aumenta também o cansaço físico do condutor numa viagem mais longa. Mas isto ainda não é tudo.
Mesmo que o veículo esteja equipado com ABS ou ESP, com os amortecedores em mau estado estes acabam por não funcionar da melhor forma. Por isso mesmo, mais uma vez lembramos, não se esqueça de verificar todos os componentes do triângulo de segurança com alguma frequência, principalmente os amortecedores.
A manutenção perfeita
Os principais fabricantes de amortecedores, tanto os que fornecem os construtores como os que garantem o mercado de substituição, recomendam que se faça uma pequena revisão aos amortecedores a cada 20.000 quilómetros e a substitui-los entre os 60.000 e os 80.000 quilómetros. No momento da substituição é imprescindível trocar sempre os dois do mesmo eixo para que não existam quaisquer desequilíbrios, ainda que recomendemos substituir os quatro de cada vez.
Os principais perigos
Com os amortecedores em mau estado:
1 – As distância de travagem aumenta perigosamente
2 – A eficácia do ABS e do ESP reduz-se consideravelmente
3 – Maior risco de perda de aderência
4 – Maior facilidade de sofrer aquaplaning
5 – Menor aderência em curvas realizadas a maior velocidade
6 – Menos capacidade de resposta e agilidade
7 – Desgaste irregular e prematuro dos pneus
8 – Oscilação e desequilíbrio dos faróis
9 – Diminuição do conforto a bordo
10 – Maior propensão à perda de trajetória com ventos fortes
Como funciona um amortecedor?
Os amortecedores não suportam o peso do veículo. Amenizam sim, as oscilações das molas e funcionam basicamente como bombas de óleo. O pistão que forma o amortecedor está unido à extremidade da haste do mesmo, realizando o seu movimento contra o fluído hidráulico no tubo de pressão. À medida que a suspensão faz o movimento “cima/baixo”, o fluido hidráulico é forçado a entrar em pequenos orifícios dentro do pistão. Estes buracos minúsculos deixam apenas entrar a quantidade de fluido necessária para reduzir a velocidade do pistão e, consequentemente da suspensão. Todo o trabalho do amortecedor depende da velocidade da suspensão e do volume de fluído que passa para o pistão. Quanto mais rápido a suspensão se move, mais carga aguenta o amortecedor.
https://akperbinalitasudama.ac.id/
https://akfartparjunssssssa.ac.id/
https://akfisstlukastomohon.ac.id/
https://akbidjakartamitrasejahtera.ac.id/
https://akperpemkabacehtenggara.ac.id
https://aklpemprovsumsel.ac.id/
https://poltekkessbengkulu.ac.id/
https://akabidartakabanjahe.ac.id/
https://atrowidyadharma.ac.id/
https://akbidhafsyahmedan.ac.id/
https://akbidindahmedan.ac.id/
https://akbiddelhusdelmed.ac.id/
https://akperharapanmamadeliserdang.ac.id/
https://stmiktrigunapati.ac.id/
https://akbidikabinalabuhanbatu.ac.id/
https://akbidbungabangsaaceh.ac.id/
rawlicious
shopkokotribe
super mommy the rescue
taste of jogja
tecnomaster movil
the pulp list
tool dunia
according oversees
Agro Kebun
akmil aceh
akademi militer bali
akademi militer banten
akmil jabar
akmil jateng
akmil jatim
akademi militer kalimantan barat
akademi militer kalimantan selatan
akmil nusa tenggara timur
akmil papua
akademi militer riau
akmil sumbar
aktual
akurat
analis adaily
annoying funded
antam bekasi
Manutenção
Equipe o seu carro para o inverno
O inverno está à porta e especialmente nesta época também se aproximam as viagens natalícias que muitas vezes podem ter a surpresa da chuva, do frio, da neve ou do gelo. Sempre esperando que não aconteça nenhum contratempo nunca é demais equipar bem o seu carro com um “kit de inverno”.
Por vezes quando o tempo fica mais rigoroso é normal vermos notícias de estradas fechadas devido à neve, por exemplo. Na realidade, quando se faz uma viagem, nunca estamos à espera que podemos ser nós a ficar presos porque a estrada foi fechada ou porque aconteceu uma avaria, mas isso pode acontecer e pode ser uma experiência muito desagradável para o condutor e demais ocupantes do veículo. Para minimizar o desconforto e também garantir a máxima segurança possível é conveniente ter um “kit de inverno” que inclua um conjunto de objetos que podem solucionar uma variedade de problemas.
Roupas quentes e visíveis
Pode parecer básico, mas viajar com roupas adequadas para enfrentar o frio é determinante e nunca é demais acrescentar uma manta ou cobertor, sem esquecer um impermeável. Em caso de avaria além de ter de sair do carro também poderá ter de ficar muito tempo no seu interior sem climatização ou nenhuma forma de aquecimento, o que em pleno frio pode tornar-se complicado. Além disso roupa de alta visibilidade também é conveniente (pode sempre usar o colete refletor do carro) pois é bem provável que a visibilidade no exterior seja reduzida.
Telemóvel sempre a 100%
Obviamente será difícil ter o telemóvel a 100% quando surgir um contratempo, mas levar um carregador e um adaptador para a ficha de isqueiro do carro é essencial. Um powerbank também não será mal pensado pois o automóvel pode ter uma avaria elétrica e ficar sem energia nenhuma que permita carregar o telemóvel. Para poupar a bateria para o essencial que é comunicar, convém também levar consigo uma lanterna pois dessa forma evitar gastar a bateria do telemóvel com a luz do mesmo.
Comida e bebida
Numa paragem forçada no meio do frio nunca se sabe quanto tempo poderá ter de ficar no veículo e nesses casos alguns snacks ou bolachas para contornar a fome e recuperar energias são essenciais. Ao mesmo tempo, ter água para hidratar ou bebidas quentes num termo para aquecer um pouco também ajuda bastante. Além de reconfortante é meio caminho andado para manter os seus sentidos alerta.
Ferramentas úteis
Algumas ferramentas que não usa regularmente no carro podem ser muito úteis em caso de avaria ou paragem. Se a bateria fizer das suas, ter um par de cabos para poder fazer a ligação a outro carro podem “salvar-lhe” a viagem (se tiver um booster de pequenas dimensões seria o ideal pois não teria de esperar pela ajuda de outros). Uma pá pode fazer a diferença se ficar preso na neve. Basta uma daquelas pás pequenas dobráveis para já ser uma ajuda preciosa. Um raspador de gelo para limpar os pára-brisas que podem estar repletos de gelo que se formou durante a noite. Um pequeno jerrycan de combustível vazio também não é de menosprezar porque nem sempre as viagens correm como planeado e pode dar consigo sem combustível (que pode ter como causa uma avaria mecânica). Escusado será dizer que se não tem montados pneus de inverno ou de todas as estações, então um conjunto de correntes de neve para as rodas é essencial caso vá viajar para zonas onde pode encontrar neve ou gelo. Nalguns casos as autoridades condicionam algumas estradas e só deixam passar veículos equipados com correntes ou com pneus apropriados.
Óculos de sol
Pode parecer estranho, mas é bem possível que viaje com sol numa zona com neve e nesse caso a luminosidade é muito intensa com a luz a refletir na neve. Uns óculos de sol irão ajudá-lo na viagem pois além de não ficar encandeado com tanta luz também não irá cansar a vista.
Manutenção
Cuidado com o que come e bebe no Natal
Às portas da época natalícia nunca é de mais alerta para alguns comportamentos que podem influenciar a sua segurança na estrada. Desta vez o foco vai para as recheadas mesas de Natal que, apesar de muito irresistíveis, exigem alguma consciência da parte daqueles que têm a responsabilidade de conduzir.
O Natal é marcado pela reunião dos familiares em trono de uma mesa, seja na noite da consoada, seja depois no almoço de Natal. Normalmente não faltam acepipes aos quais é difícil resistir e além da variedade também muitas vezes não se consegue evitar a quantidade pois não se consegue evitar repetir. No entanto convém não esquecer que o que come também tem influência na sua condução pois pode diminuir as suas capacidades de reação, comprometendo a sua segurança e a dos demais. Por isso, deixamos aqui alguns alertas para que o seu Natal corra da melhor forma depois das habituais festividades à mesa.
– Não abuse da comida
É difícil conseguir comer de forma equilibrada e moderada em frente a uma mesa recheada de coisas boas, mas se vai conduzir após a refeição não deve exagerar. Comidas muito “pesadas” ou em excesso vão ter influência direta nas suas capacidades, diminuindo o seu tempo de reação e consequentemente comprometer a atenção e rapidez de resposta face à estrada e ao trânsito. Não é por acaso que por vezes depois de uma refeição mais pesada sentimos uma “quebra” e algum sono e esse estado não é aconselhável para pegar num volante e fazer-se à estrada.
– Faça bem a digestão
Se não foi capaz de controlar a sua “gulosice” face aos pratos e doces que tinha à sua frente, então respeite os tempos de digestão e não vá conduzir logo após a refeição. Deixe o seu corpo digerir corretamente o que consumiu ou então faça uma pequena sesta antes de entrar no automóvel e seguir viagem. Assim evita as tais “quebras” que diminuem a sua capacidade de reação.
– Durma bem, coma bem e beba bem
Se fizer uma boa noite de sono na noite anterior à refeição de Natal vai diminuir a possibilidade de se sentir sonolento depois de comer. Também na própria refeição se optar mais pelos vegetais também não se irá sentir tão “pesado” e enfartado, o que permitirá que esteja mais atento ao volante. Se beber muita água durante o dia isso também irá ajudar a que permaneça bem hidratado e isso também reduzirá alguma sensação de “moleza”.
– Não beba álcool
É mais do que sabido que o álcool e a condução não dão bom resultado, mas nunca é demais alertar para esse facto e por isso evite ao máximo beber bebidas alcoólicas. Lembre-se que o excesso de álcool compromete completamente a sua capacidade de conduzir e muitas das vezes em época natalícia as viagens são longas e o automóvel está lotado com os familiares. Mantenha o Natal como uma época de boas recordação e não de más.
slot gacor bento4d togel online bakautoto bakautoto slot online bento4d togel online bento4d bento4d bento4d toto togel slot online bento4d toto togel bento4d slot resmi situs slot bento4d slot online slot resmi link gacor situs slot slot online bento4d situs togel bento4d slot online bento4d toto togel bento4d link slot situs gacor bento4d toto slot bento4d slot gacor situs gacor bento4d bento4d slot online situs toto bento4d togel online link slot bento4d link gacor slot online link gacor bento4d toto togel bento4d slot resmi situs toto bento4d toto togel bento4d toto slot rtp live situs slot gacor bento4d slot gacor hari ini-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos1 semana agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno





