Avaliações Usados
Volvo XC60 (2008-2016)

O Volvo XC60 marca a entrada da marca sueca no segmento dos SUV médios replicando a fórmula bem conseguida do XC90, mas reduzindo-lhe o tamanho sem no entanto perder o seu ar de modelo premium.
Com um aspecto fluído e robusto, o Volvo XC60 tem no conforto e na segurança dois dos seus principais trunfos. A marca sueca não deixa os seus créditos por mãos alheias e este SUV está também ele repleto de equipamento de segurança e de sistemas de auxílio à condução.
O interior está bem construído e recorre a bons materiais, mantendo um desenho sóbrio, mas estilizado e muito agradável para os ocupantes. A posição de condução é bem conseguida e o espaço nos bancos da frente é generoso, o mesmo não se podendo dizer para quem viaje nos bancos traseiros que oferecem menos espaço para os seus ocupantes.
Muito confortável em estrada ou na cidade, o XC60 é um modelo que filtra muito bem as irregularidades do piso, mas com o foco no conforto acaba por deixar para segundo plano o prazer de condução e quem vai ao volante encontra uma direção muito vaga na informação que fornece. É um modelo para ir do ponto A ao B em pleno conforto, mas sem grandes emoções, o que não quer dizer que dinamicamente não seja eficaz, porque é.
Como modelo premium é de esperar que na hora da manutenção os seus custos não sejam os mais simpáticos para a carteira, mas em jeito de compensação é um SUV que não sofre muito com a desvalorização precisamente pela sua imagem premium.
Motores
O Volvo XC60 surge no mercado equipado com os motores a gasolina 2.0T com 203 cv, o 2.0 T5 com 240 cv e o 3.0 T6 com 285 cv e 304 cv.
Na oferta de unidades a gasóleo, este Volvo conta com os motores 2.0 D3 com 150 cv de potência, o 2.0 D4 com 181 cv e 190 cv e o 2.4 D5 com 205, 215 e 220 cv de potência. Estas propostas surgem mais enquadradas com o XC60 pois dão-lhe o binário que ele necessita e em especial o cinco cilindros 2.4 D5 oferece um rendimento muito suave e uns consumos que, face à sua capacidade e número de cilindros, conseguem manter-se num patamar acessível.
Principais avarias e problemas
Nos modelos Diesel foram registadas falhas no cálculo da regeneração do filtro de partículas e algumas anomalias no sensor do catalisador.
Houve casos de falhas na montagem das tubagens do circuito de alimentação o que causou problemas com a bomba de combustível levando à sua substituição.
Em 2011 houve uma chamada aos concessionários para substituição da bomba da direção assistida em modelos produzidos em 2009 pois esta podia deixar de funcionar. A possibilidade de haver um curto-circuito no airbag também obrigou a um regresso à assistência em Outubro de 2010 para corrigir esse problema.
Segurança
Qualidade do interior
Custos de manutenção
Habitabilidade traseira
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Avaliações Usados
Dacia Spring (2022-…)

O Dacia Spring foi o primeiro modelo totalmente elétrico da marca romena e seguindo o posicionamento da mesma no mercado, foi também um dos mais acessíveis no universo das propostas elétricas.
O Dacia Spring foi lançado no mercado nacional com um preço base que se situava nos 16.800 euros, fazendo dele a proposta 100% elétrica mais acessível e representava a tentativa do construtor romeno de “democratizar” os modelos elétricos. Com o preço como maior trunfo, o Spring não está propriamente muito bem equipado, mas mesmo na versão base o essencial está lá. O interior é simples mas funcional e só é pena que a qualidade dos materiais utilizados não seja um pouco mais refinada, mas, mais uma vez, percebe-se pelo fator preço. Se na frente o espaço disponível para o condutor e passageiro é suficiente, já nos bancos traseiros este é um pouco acanhado e a habitabilidade sai algo penalizada por isso.
Fácil de conduzir em ambiente urbano este Dacia mostra-se um utilitário muito versátil. Vai a todo o lado sem problemas nem constrangimentos e se for necessário ir às compras e o volume ser um pouco maior que o habitual, a bagageira com 290 litros mostra-se uma das melhores do segmento e garante que nada fica para trás.
Com pneus finos que ajudam a reduzir o atrito, uma suspensão algo firme, o Spring não é, obviamente, um colosso dinâmico. O conforto sai prejudicado pela afinação da suspensão, que deixa passar algumas vibrações e ruídos para o interior quando circula em mau piso e, como seria de esperar, este utilitário elétrico não nasceu para fazer de estradas sinuosas o seu habitat natural.
Motores
O Dacia Spring foi lançado com um motor elétrico com 45 cv de potência associado a uma bateria de 27,4 kWh de capacidade e uma autonomia de 230 quilómetros. Em 2023 surgiu u ma nova motorização com 65 cv, mantendo a mesma capacidade da bateria e agora com 220 quilómetros de autonomia.
Principais avarias e problemas
Em termos de problemas, alguns modelos poderão apresentar um funcionamento erróneo do sistema de carregamento.
Foram ainda registados algumas falhas no funcionamento do sistema de infoentretenimento, sendo a maioria solucionadas com uma reprogramação.
Versatilidade
Volume da bagageira
Qualidade dos materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Avaliações Usados
Mazda 3 (2013-2019)

O MAzda 3 sempre foi uma aposta segura no segmento e desde que a marca nipónica começou a apostar mais na estética dos seus modelos, estes começaram a cativar um público cada vez maior.
Uma frente insinuante, silhueta fluída e uma traseira que remata todo o conjunto com equilíbrio fazem do Mazda 3 um familiar compacto apelativo e com caráter. Já no habitáculo encontramos um interior sóbrio, mas envolvente e funcional onde todos os comandos estão bem posicionados e são de fácil acesso e utilização. A posição de condução é boa e com as várias regulações do banco e da coluna de direção o condutor encontrará o equilíbrio ideal para a sua estatura. Em termos de espaço estamos perante um modelo que não trará problemas aos seus ocupantes, oferecendo uma boa habitabilidade. O Mazda 3 apresenta uma boa qualidade de construção mas alguns materiais utilizados podiam ser um pouco mais refinados. O nível de equipamento de série é bom e em termos de bagageira temos uma capacidade de 364 litros que é boa, mas não é das maiores.
Em estrada o Mazda 3 mostra um bom compromisso entre conforto e comportamento dinâmico. Apesar de não ter um dos amortecimentos mais suaves ele cumpre, filtrando bem as irregularidades do piso. Ao mesmo tempo, com a sua direção precisa e informativa e uma suspensão que controla bem os movimentos da carroçaria este japonês não teme um troço de estrada mais sinuoso. Infelizmente a insonorização não é das mais eficazes e no interior sentem-se um pouco os ruídos aerodinâmicos e de rolamento e no caso de se tratar de uma versão equipada com motor Diesel, este também é um pouco ruidoso.
Motores
A gama de motores do Mazda 3 é toda composta por unidades de quatro cilindros em linha e começa nas propostas a gasolina com o SKYACTIV-G 1.5 com 101 cv de potência, passando para o SKYACTIV-G 2.0 G nas versões com 120 e 165 cv de potência. Seguem-se os motores Diesel com o SKYACTIV-D 1.5 com 105 cv e o SKYACTIV-D 2.2 com 150 cv de potência. Qualquer uma destas unidades é equilibrada na relação entre prestações e consumos, sendo que as unidades a gasóleo talvez sejam as mais apelativas.
Principais avarias e problemas
Nos modelos equipados com motores Diesel é possível que surjam problemas com os injetores, sendo que no caso do SKYACTIV 2.2 também podem surgir complicações com o turbo nos modelos produzidos até maio de 2017.
A caixa de velocidades automática pode começar a produzir alguns ruídos nas unidades fabricadas até outubro de 2018 e é uma anomalia cuja solução passa pela sua substituição da caixa.
O volante em pele pode revelar um desgaste prematuro e os retrovisores elétricos também podem deixar de funcionar corretamente.
Habitabilidade
Qualidade de construção
Alguns materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
-
Notícias2 semanas ago
Hyundai Insteroid impressiona só de olhar
-
Notícias2 semanas ago
Os preços do novo Skoda Elroq
-
Notícias3 dias ago
Mercedes C63 AMG vai receber um motor de 6 cilindros
-
Manutenção Motos5 dias ago
Motos na vitrine da sala
-
Curiosidades2 semanas ago
BYD dá “show” de Kung Fu
-
Motos6 dias ago
LXMFF vai apresentar o programa deste ano
-
Motos2 dias ago
Vespas na Serra da Estrela
-
Comerciais2 semanas ago
MAN quer vender mais de 30 mil furgões TGE em 2025