Motos
Honda já fabricou 500 milhões de motos

Fundada em 1948 a Honda atingiu este ano o incrível número de 500 milhões de motos fabricadas ao longo de toda a sua história.
A marca criada por Soichiro Honda começou a produção em massa de motociclos no ano de 1949 com a sua Dream D Type e agora após 76 anos de produção em massa e de contribuir de forma única para a mobilidade no mundo, a Honda produziu o seu modelo 500 milhões. Tratou-se de uma Honda Activa que saiu da linha de montagem da fábrica da Honda Motorcycle and Scooter India Private Limited situada em Vittalpur, Gujurat, na Índia.
Sobre este marco histórico o Diretor, Presidente e Representante Executivo da Honda Motor Co., Ltd, Toshihiro Mibe, refere que “para a Honda, o setor das motos é o nosso “negócio fundador” e continuará a ser o setor principal da empresa. No mercado das motos, conseguimos conquistar a confiança dos clientes através dos nossos produtos e serviços, o que nos permitiu atingir este volume de produção acumulado de 500 milhões de unidades. Gostaria de agradecer aos nossos clientes e a todos os que participaram e, que de alguma forma, estiveram envolvidos na concretização deste fantástico marco, desde o desenvolvimento à produção, passando pelas vendas e pelo serviço pós-venda. A Honda continuará a aceitar o desafio de expandir a alegria dos nossos clientes em todo o mundo”.
A marca fez ainda uma resenha histórica de alguns dos seus principais momentos ao longo de todos estes anos:
- 1948 Fundação da Honda Motor Co., Ltd.
- 1949 Lançamento do primeiro modelo de moto completo, a Dream D-type
- 1958 Lançamento do primeiro modelo Super Cub, a Super Cub C100
- 1959 A Honda torna-se o maior fabricante de motos do mundo
- 1963 Início da produção de motos na Bélgica (primeira fábrica de motos acabadas fora do Japão)
- 1967 Início da produção de motos na Tailândia
- 1968 A produção global acumulada atinge 10 milhões de unidades
- 1969 A CB750 é colocada à venda
- 1971 Início da produção de motos na Indonésia
- 1971 Início da produção de motos em Itália
- 1975 A GL1000 Gold Wing é colocada à venda
- 1976 Início da produção de motos no Brasil
- 1979 Início da produção de motos nos Estados Unidos da América
- 1980 Início da produção de motos na Nigéria
- 1984 A produção global acumulada atinge 50 milhões de unidades
- 1986 A XRV650 Africa Twin junta-se à gama
- 1992 Início da produção de motos na China
- 1992 A CBR900RR FireBlade é posta à venda
- 1997 Início da produção de motos no Vietname
- 1997 A produção global acumulada atinge 100 milhões de unidades (marco alcançado em 48 anos)
- 2001 Início da produção de motos na Índia
- 2001 A Hornet 600 torna-se a primeira Honda de grande cilindrada produzida fora do Japão
- 2004 Pela primeira vez, a produção anual ultrapassa os 10 milhões de unidades
- 2005 A Honda apresenta a primeira aplicação de airbag do mundo para motos de produção na GL1800 Gold Wing
- 2008 A produção global acumulada atinge 200 milhões de unidades (marco alcançado em 2008; (marco alcançado em 11 anos a partir do marco de 100 milhões de unidades)
- 2009 A VFR1200F é apresentada no Salão Automóvel de Tóquio – a primeira moto com transmissão de dupla embraiagem do mundo
- 2013 Início da produção de motos no Bangladesh
- 2014 A produção global acumulada atinge 300 milhões de unidades (marco alcançado em 6 anos a partir do marco de 200 milhões de unidades)
- 2014 A Honda Super Cub torna-se a moto mais produzida da história (87 milhões de unidades, modelo vendido em 160 países)
- 2018 A produção anual acumulada ultrapassa pela primeira vez os 20 milhões de unidades
- 2019 A produção global acumulada atinge 400 milhões de unidades (marco alcançado em 5 anos a partir do marco de 300 milhões de unidades)
- 2022 A jornada de eletrificação da Honda começa na Europa, com a introdução da scooter EM1 e: que utiliza a tecnologia de baterias intermutáveis da Honda, Mobile Power Pack e: (MPP)
- 2022 A Fireblade celebra o seu 25º aniversário
- 2023 A Honda apresenta a sua tecnologia Honda E-Clutch
- 2024 A Honda apresenta a versão protótipo do seu primeiro modelo EV FUN de tamanho normal e o novo protótipo de motor V3 com compressor elétrico único
- 2025 A produção global acumulada atinge 500 milhões de unidades em 2025; (em seis anos a partir do marco de 400 milhões de unidades)
- 2025 A Gold Wing celebra o seu 50º aniversário
Fundação dos locais de produção global de motos Honda
- 1963, Bélgica
- 1967, Tailândia
- 1971, Indonésia
- 1976, Brasil
- 1976, Itália
- 1979, América do Norte
- 1980, Nigéria
- 1986, Espanha
- 1992, China
- 1997, Vietname
- 2001, Índia
- 2007, Perú
- 2013, Bangladesh
- 2013, Quénia
Manutenção Motos
Cuidado com os barulhos estranhos na sua moto

Ouvir um barulho na nossa moto que não é habitual é sempre um sinal de aviso de que algo pode não estar nas melhores condições e por isso é conveniente estar atento, tentar perceber a origem e se houver algum problema, solucioná-lo atempadamente. Para o ajudar aqui lhe deixamos alguns exemplo de barulhos que podem surgir na sua moto e o que podem significar.
Conseguir perceber que alguns ruídos são anormais numa moto depende muito da experiência do motociclista. Se há alguns barulhos estranhos que são evidentes para todos, outros já pedem mais experiência de quem vai aos comandos. Seja porque conduz diferentes motos há muito tempo, seja porque conhece muito bem a sua moto e o seu som quando está a funcionar em perfeitas condições.
Para dar uma ajuda nessa “análise auditiva” aqui lhe deixamos os exemplos de alguns dos barulhos mais comuns que podem surgir na sua moto e que podem indicar anomalias que devem ser corrigidas:
Som do escape
Se a sua moto passou a fazer um som mais elevado ou com um tom mais grave verifique a linha de escape. Por um lado pode ter surgido uma fuga, o que normalmente se reflete num som com um tom mais grave (ou rouco) do que o normal, por outro pode ter sido o miolo do silenciador que encomendou a alma ao criador e deixou de fazer o seu papel de reduzir o ruído.
Som de aceleração sem aumentar a velocidade
Se vai na estrada e de súbito o motor da moto aumenta a rotação, sobe o volume de som, mas ela continua à mesma velocidade, então pode estar com uma desafinação no cabo da embraiagem. Este pode estar com pouca folga e por isso atua a embraiagem ao menor toque inadvertido. Por outro lado também pode ser sinónimo do disco da embraiagem já estar a acusar o seu desgaste e a indicar que chegou a hora da sua substituição.
A suspensão faz barulho
Se sente que a sua suspensão emite um ruído em que parece que range ou “chia” sempre que comprime ou descomprime o amortecedor, então é melhor ver o estado dos diversos componentes. Normalmente a causa do som pode ser dos apoios dos amortecedores que precisam de ser substituídos, mas já que está a ter o trabalho de ver a suspensão então aproveite para analisar a forquilha dianteira e ver se não há nenhum “babanço” de óleo. Se houver, isso pode ser uma falha nos retentores que devem então ser trocados.
Ruído quando trava
Se quando trava ouve uma espécie de “guincho” ou silvo agudo de uma das rodas (ou das duas), isso pode indicar que as pastilhas de travão já deram o que tinham a dar e precisam de ser trocadas. Não prologue esta situação primeiro por questões óbvias de segurança e depois porque pode começar a comprometer também os discos de travão.
Barulhos metálicos vindos da zona do motor
Se nota que há ruídos estranhos vindos do motor ou da caixa de velocidades então é hora de ficar bem alerta e recorrer a um mecânico para evitar males maiores. Se o som se assemelha a uma batida metálica ritmada isso pode indicar problemas nas válvulas ou nos pistões, se por outro lado parece mais um ranger entre peças móveis, isso pode ser sinónimo de desgaste nos carretos da caixa de velocidades ou na embraiagem. Lembre-se sempre de verificar o óleo. Tanto o seu nível como a sua qualidade porque pouco óleo ou um óleo já muito sujo pode ser a causa de alguns sons menos habituais no motor porque a lubrificação dos seus componentes não está ser feita corretamente.
Prevenir sempre
Para evitar ao máximo o surgimento destes ruídos é essencial manter um olhar atento ao estado da sua moto, fazendo as verificações habituais dos níveis dos fluídos, da corrente, entre outros e assegurar que faz a manutenção a tempo e horas. Manter as revisões em dia ajuda a garantir que os componentes mecânicos estão no melhor estado possível para o funcionamento da moto e ao mesmo tempo há uma verificação periódica da sua moto por parte de um mecânico.
Lembre-se que uma falha mecânica na sua moto pode ter consequências muito graves não apenas para a moto mas, acima de tudo, para a integridade física do motociclista. Esteja atento, mantenha a sua moto em bom estado e garanta a sua segurança.
bento4d bento4d bento4d bento4dMotos
Honda “Mia” portuguesa ganha a prata no Honda Customs 2025

Na edição deste ano do Honda Customs o desafio feito aos preparadores de motos foi pegar numa Honda GB350S e personalizá-la. Nessa “contenda” a Honda “Mia” com assinatura da portuguesa Tubais Moto foi a segunda classificada.
Foi no passado Wheels & Waves, em Biarritz, França que foram reveladas ao público as onze motos GB350S personalizadas participantes do Honda Customs 2025 e entre elas estava a criação nacional Honda “Mia” que evoca o estilo de motos de competição do passado com um toque de café racer.
Numa disputa muito renhida pelos votos do público, a Honda Hachimaan, dos italianos da Maan Motocicli Audaci, foi a vencedora, recolhendo 9.572 votos dos cerca de 30.000 votos registados.
O segundo lugar foi para a portuguesa Honda “Mia” que até ao final manteve o primeiro lugar à vista, andando muito perto da votação da vencedora, mas não conseguindo conquistar o ouro. De referir que as cores nacionais já venceram duas edições do Honda Custom, em 2021 com a CB650R “Fénix” da Motorfa e em 2023 com a Dax “Furiosa” da Art on Wheels em colaboração com Tamara Alves.
Independentemente de quem vença, o Honda Customs é uma montra de ideias sobre como personalizar modelos do construtor nipónico e onde as motos que participam são inspiração para muitos aficionados da customização. Por isso que venha a edição de 2026!


-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira repete o nono lugar
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes mostra frente do novo Classe C elétrico
-
Notícias2 semanas ago
Dois nomes de peso da Toyota com o gene GR
-
Notícias2 semanas ago
Festa colorida nos 50 anos do Volkswagen Polo
-
Avaliações Usados1 semana ago
Renault Austral (2022-…)
-
Notícias1 semana ago
Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico em outubro no Porto
-
Comerciais2 semanas ago
Torrestir reforça presença internacional com novas ligações ao Norte de África
-
Comerciais2 semanas ago
Há novas normas sobre conceção, reutilização e reciclagem de veículo