Hyundai mostra o concept Initium a hidrogénio – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Hyundai mostra o concept Initium a hidrogénio

Published

on

O construtor coreano mostrou imagens do concept Initium que poderá vir a ser o substituto do Nexo, o modelo a hidrogénio que a Hyundai tem no mercado.



Com a revelação do modelo de produção projetada para 2025, a Hyundai revelou imagens do ainda concept Initium, um modelo movido a hidrogénio com um motor elétrico capaz de debitar 203 cv de potência e que conta com generosos depósitos de hidrogénio que lhe dão uma autonomia de 650 quilómetros.

Esteticamente o Initium apresenta uma nova linguagem de design que a marca denomina de “Art of Steel” e que alegadamente passa por explorar as características do aço ao ponto de se tornar uma arte. Desenvolvido tendo a família em mente, é de esperar que este SUV tenha um habitáculo versátil e espaçoso.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível

Published

on

O projeto de “refabricação” da caixa de velocidades Milestone consumiu cerca de 50% menos material e aproximadamente 45% menos emissões de carbono, comparativamente com o fabrico de uma caixa nova. O projeto revela que é possível integrar componentes “refabricados” diretamente nas linhas de produção de veículos novos.



Pela primeira vez no mundo entre os fabricantes de veículos pesados, a Scania integrou componentes reutilizados na sua principal linha de montagem na Suécia durante um projeto-piloto.
A realização histórica foi desenvolvida no âmbito do projeto de investigação conjunta iReGear com o KTH Royal Institute of Technology e a Scandinavian Transmission Service AB, tendo sido viabilizado graças ao financiamento da Vinnova, a agência de inovação sueca.
A caixa de velocidades “refabricada” foi submetida exatamente às mesmas etapas rigorosas e aos mesmos testes de qualidade e de funcionamento em linha das caixas de velocidades fabricadas a partir de peças totalmente novas. Foi avaliada no mesmo equipamento de ensaio utilizado para as caixas de velocidade novas, com a monitorização de cerca de 100 parâmetros de qualidade e funcionamento.
A caixa de velocidades cumpriu devidamente todos os requisitos, podendo por conseguinte, ser confirmada “como nova”, garantindo o cumprimento das normas de qualidade e desempenho para instalação nos veículos Scania.

Para além de a caixa de velocidades refabricada ser considerada como nova, o próprio processo de produção revelou enormes vantagens ambientais. Embora as taxas de substituição durante a refabricação de caixas de velocidades possam variar aproximadamente de 10% a 100%, dependendo do histórico de desgaste, esta caixa de velocidades específica consumiu aproximadamente menos 50% de material e produziu menos 45% de emissões de carbono, comparativamente com as caixas de velocidades fabricadas apenas com componentes novos.
A refabricação, que consiste na reutilização de peças antigas para criar produtos novos de qualidade equiparada à dos novos, é considerada pela indústria automóvel uma estratégia promissora para alcançar os objetivos climáticos e apoiar a transição para uma economia circular. Além disso, faz face a questões relacionadas com a crescente escassez de recursos. Apesar do seu enorme potencial, a refabricação no setor automóvel europeu limita-se principalmente à produção de peças de reposição para o mercado pós-venda, representando apenas 1,1% da nova produção, em conformidade com o relatório da Rede Europeia de Refabricação (“European Remanufacturing Network”) (2015).
A adoção mais generalizada do processo exige aos fabricantes de veículos que integrem os componentes refabricados diretamente nas linhas de produção de veículos novos, em vez de os utilizarem separadamente nas vendas no mercado de pós-venda. Prevê-se que o projeto pioneiro iReGear ajude a abrir caminho para que a indústria efetue esta mudança necessária nos esforços com vista à criação de uma indústria de transportes mais sustentável e limpa.

Continuar a ler

Notícias

BMW M5 Touring já começou a ser produzida

Published

on

Aquela que se pode considerar como a terceira geração da BMW M5 Touring já começou a ser produzida na fábrica de Dingolfing na Alemanha.



O novo BMW M5 já começou a ser produzido há quatro meses atrás e agora chegou a vez da “sua irmã” M5 Touring começar a sair das linhas de montagem da fábrica do construtor bávaro.

Esta carrinha conta com o sistema M HYBRID que conjuga um motor V8 biturbo a gasolina com 4,4 litros de cilindrada e um motor elétrico alimentado por uma bateria de 18,6 kWh. Esta solução dá à M5 Touring uma potência combinada de 727 cv e um binário máximo de 1000 Nm numa carrinha com tração às quatro rodas. Isto permite-lhe atingir uma velocidade máxima de 248 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos.

A M5 Touring deverá começar a chegar aos concessionários ainda durante o corrente mês de novembro com preços que deverão começar em torno dos 170.000€.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Mitojtdm
    https://www.media.stellantis.com/pt-pt/corporate-communications/press/gama-stellantis-totalmente-compativel-com-diesel-verde-hvo Tenho um carro do...
  • por Xiaomipardal
    Boas a minha Astra 2.0 CDTI 165cv, tem uma correia de distribuição mudada em Maio com 8.000kms feitos. Por motivo de reparação de um tubo, foi...
  • por Ecoflex
    Ora bem, penso que não haverá tópico dedicado ao tema e sendo que é um assunto pertinente e "do momento", parece-me que faz sentido ser abordado...
  • por Brunonogueira
    BOAS A TODOS Gostaria de saber a vossa opinião sobre o seguinte. Os 4 pneus do meu carro estam a ficar peganhosos no rasto ,(só no rasto) agaram...

Em aceleração