Comerciais
Fuso atualiza gama Canter com mais segurança e conforto

A gama de camiões ligeiros da Fuso, Canter e eCanter, recebeu uma atualização para melhorar a segurança e o conforto, além de ir ao encontro de novos requisitos legais.
Com o objetivo de cumprir o regulamento europeu GSR2 que entra em vigor no próximo dia 7 de julho, a Daimler Truck efetuou uma atualização profunda desta gama.

Assim, as versões com pesos brutos de 6000 kg, 7500 kg e 8550 kg passam a contar de série com vários dispositivos de segurança e conforto. A marca anuncia ainda que o interior da cabina foi totalmente redesenhado. A versão elétrica eCanter também recebe várias atualizações e passa a estar disponível em mais versões, aumentando a variedade de aplicações.
A atualização é reconhecível de imediato no interior da cabina, cujo design passa a ser baseado no da eCanter, transmitindo um visual moderno que integra novos equipamentos como o ecrã tátil de 6,95”. Conta com receção de rádio DAB+ e Apple CarPlay / Android Auto. O novo volante multifunções permite aceder às funcionalidades do novo painel de instrumentos LCD.

Contudo, a cabina, que conhece a primeira grande renovação desde 2011, mantém os seus argumentos de sempre: o isolamento acústico que assegura um baixo ruído no interior. Os condutores apreciam a excelente visibilidade, a baixa altura de entrada e a opção do degrau. O próprio depósito de combustível passa a ser feito de plástico robusto. As ferramentas de bordo passam a ser guardadas em caixas externas no chassis.

O Canter recebeu uma atualização profunda em termos de sistemas de segurança. Os sensores e câmaras adicionais combinados com um total de oito sistemas de segurança novos ou melhorados asseguram a proteção dos ocupantes e dos utilizadores da estrada em todas as direções do veículo.
Em comparação com o anterior, o Active Brake Assist (ABA) não só consegue detetar veículos em movimento ou parados e peões a atravessarem, mas também bicicletas e peões parados. O sistema de informação de ângulo morto reforça a proteção dos outros utilizadores nas proximidades do veículo. Quatro sensores “vigiam” a área envolvente, permitindo ao sistema detetar viaturas na zona de ângulo morto ou atrás. Caso isso suceda, o sistema emite um sinal acústico, enquanto um triângulo colorido no interior dos pilares do para-brisas proporcionam um alerta visual.

Para a frente, o Front Protection Assist pode proporcionar alertas visuais e acústicos a velocidades inferiores a 10 km/h se algum peão ou ciclista estiver diretamente à frente do veículo. O novo Fuso Canter também equipado de série com a função Attention Assist.
A dotação de série do Fuso Canter compreende ainda o Intelligent Speed Assistant que monitoriza a velocidade do veículo, apresenta o limite de velocidade e consegue alertar o condutor se for ultrapassado através de sinais visuais e acústicos.

No equipamento de série também está incluída a câmara traseira, o sistema de controlo da pressão dos pneus e a paragem de emergência, que ativa as luzes intermitentes em caso de uma travagem repentina a uma velocidade superior a 50 km/h.
Além destes sistemas de segurança, a versão elétrica da Canter irá receber outras inovações como o regulador ativo da velocidade de cruzeiro (ACC), que poderá ser controlado através do volante multifunções. No futuro, as luzes LED traseiras serão iluminadas sequencialmente quando o sinal de mudança de direção estiver ativado.

A oferta da eCanter também foi reforçada, tendo aumentado de 42 variantes para 46, graças à combinação de três configurações de bateria com várias distâncias entre-eixos. A este propósito, a Daimler Truck anuncia que a partir de março de 2025 estarão disponíveis novas configurações de chassis. Como a bateria de alta voltagem pode ser montada em diferentes posições de chassis passará a ser possível instalar superestruturas para gruas.
O novo Canter será produzido para os mercados europeus na fábrica do Tramagal a partir do final do verão de 2024.
Comerciais
Grupo Iveco foi comprado pela Tata Motors

A Tata Motors, empresa multinacional indiana de produção de automóveis e veículos comerciais, adquiriu parte do Grupo Iveco por 3,8 mil milhões de euros – equivalente. O anúncio foi oficializado nesta quarta-feira dia 30 de julho.
Em comunicado, o grupo italiano, que é uma referência na produção de camiões, afirmou que “a combinação reúne capacidades complementares, alcance global e uma visão estratégica compartilhada para impulsionar o crescimento a longo prazo e desbloquear valor significativo”. O objetivo da união das marcas é transformar-se “num campeão global neste setor tão dinâmico”.
A oferta pública voluntária recomendada pelo Conselho do Grupo Iveco será realizada pela TML CV Holdings PTE LTD ou por uma nova sociedade de responsabilidade limitada a ser constituída sob a lei holandesa (a “Oferente”), que será integralmente detida, direta ou indiretamente, pela Tata Motors.
Ficou de fora do acordo de aquisição a produção militar da marca italiana. O setor de defesa da Iveco (IDV) já recebeu propostas concretas, incluindo uma oferta conjunta de 1,9 mil milhões de euros da italiana Leonardo e da alemã Rheinmetall. Outros interessados são o consórcio franco-alemão KNDS e o grupo checo Czechoslovak Group.
Comerciais
Dachser estreia camião elétrico Mercedes-Benz para longo curso

A Dachser será pioneira na Europa ao testar o novo camião elétrico eActros 600 em condições reais de operação, com rotas entre as principais cidades de Espanha — aproximando a mobilidade elétrica dos seus clientes e parceiros.
A Dachser dá um passo decisivo em direção ao transporte sem emissões ao tornar-se uma das primeiras empresas em Espanha a testar o novo camião elétrico de longa distância da Mercedes-Benz Trucks. Durante dois meses, o inovador eActros 600 percorrerá várias delegações da Dachser Iberia numa digressão que combina operações reais, formação técnica e encontros com clientes para demonstrar que a logística sustentável já é uma realidade.
A iniciativa faz parte do ambicioso compromisso da Dachser com uma mobilidade mais limpa e eficiente e representa uma colaboração estratégica com a Mercedes-Benz para validar o desempenho, a autonomia e a eficiência do veículo em rotas reais.
Durante as próximas semanas, o eActros 600 percorrerá centros logísticos da Dachser em cidades importantes como Madrid, Barcelona, Valência, Saragoça e outras localidades do país. Em cada paragem, serão realizadas apresentações técnicas, sessões práticas e encontros com clientes e parceiros estratégicos, que poderão conhecer de perto esta nova tecnologia e esclarecer as suas dúvidas sobre a sua futura implementação.
Além disso, a Mercedes-Benz Trucks concebeu um programa de formação especializada para os motoristas da Dachser, com o objetivo de maximizar o desempenho do veículo e garantir uma operação eficiente desde o primeiro quilómetro.
Este projeto junta-se às múltiplas iniciativas que a Dachser Iberia está a levar a cabo no caminho para uma logística mais sustentável, como a eletrificação progressiva das suas frotas urbanas, a instalação de pontos de carregamento elétrico nas suas instalações ou a utilização de energia 100% renovável nos seus centros.
Com este teste pioneiro, a Dachser não só reforça o seu compromisso ambiental, como se posiciona como referência na integração de soluções inovadoras para enfrentar os desafios do transporte do futuro.PR
bento4d bento4d bento4d bento4d toto slot toto bento4d bento4d bento4d bento4d toto togel-
Notícias2 semanas ago
Versões Dual Motor dos Peugeot E-3008 e E-5008 já têm preços
-
Notícias1 semana ago
Os preços do novo Audi Q3
-
Comerciais4 dias ago
Iveco Daily tem versões especiais há 50 anos
-
Manutenção2 semanas ago
Como verificar o estado dos travões
-
Comerciais2 semanas ago
DAF apresenta chassis para transporte de automóveis
-
Notícias1 semana ago
Europa vai deixar de ter o Honda Civic Type R
-
Motos2 semanas ago
Mais uma corrida ingrata para Miguel Oliveira
-
Notícias1 semana ago
Mais um Ferrari no Museu do Caramulo