Notícias
CaetanoBus lança nova geração de autocarros Zero Emissões

A nova geração de autocarros CAETANO inclui veículos de 8.5m, 12m e 18m — todos elétricos, centrados nos passageiros e na melhor experiência para o motorista em cada dia de operação.
O modelo de 18 metros contará com uma versão Bus Rapid Transit (BRT), concebida para percursos urbanos de elevada capacidade e equipada com portas de ambos os lados, assegurando um fluxo eficiente de passageiros, para quando a operação assim o exige.
Um dos principais destaques da nova geração de autocarros CAETANO é a utilização de componentes e tecnologia de última geração extremamente fiáveis da CRRC, o maior fabricante mundial de material circulante, incluindo comboios de alta velocidade, autocarros e componentes, trazendo excelência global e tecnologia avançada aos autocarros CAETANO.

O autocarro elétricos a bateria CAETANO está equipado com baterias CATL BC5 oferecendo uma capacidade até 465 kWh nos modelos de 12 metros, até 700 kWh nos modelos de 18 metros e até 266 kWh na versão de 8.5 metros.
A tecnologia BC5 da CATL integra células LFP de elevada densidade energética, concebidas para garantir segurança, carregamento rápido e longa durabilidade. Estas baterias suportam uma vida útil ultra longa, superior a 4.000 ciclos de carregamento, com degradação mínima ao longo do tempo, assegurando um desempenho muito fiável durante mais de uma década de operação.
A tecnologia TOYOTA continua no coração dos autocarros a hidrogénio da CAETANO, equipados com a pilha de combustível TOYOTA de Geração 2.5, que fornece 70 kW de potência, maximizando a eficiência para um desempenho operacional excecional.
O pequeno conjunto de baterias neste modelo, também da CATL, foi ampliado para até 130 kWh no autocarro de 12 metros e até 170 kWh nos modelos de 18 metros. Isto garante uma eficiência ideal em operações exigentes e contribui para prolongar a vida útil da pilha de combustível.
Ambos os segmentos, autocarros elétricos a bateria (e.CityGold) e os autocarros elétricos a hidrogénio (H2.CityGold) estão equipados com o motor de tração da CRRC e um avançado inversor 6 em 1, que integra seis funções críticas: do controlo do motor de tração passando pelo inversor DC/DC e pela distribuição de energia de alta tensão com monitorização de isolamento, tudo numa unidade única, compacta e robusta.
Esta unidade compacta e o elevado nível de integração reduzem o peso do sistema até 70%, aumentam a fiabilidade elétrica e melhoram significativamente a eficiência e segurança global do veículo.
Notícias
BMW iX3 já tem preços e já pode ser encomendado

O novo BMW iX3 já pode ser encomendado na página da marca bávara e os seus preços já estão definidos para a primeira versão disponível, o BMW iX3 50 xDrive.
As primeiras unidades do novo iX3 só deverão começar a ser entregues no início do próximo ano, mas a marca já aceita encomendas para esta nova geração do seu SUV. Numa fase inicial só o iX3 50 Drive está disponível, sendo de esperar uma versão menos potente e mais acessível posteriormente. Este SUV elétrico tem 469 cv de potência e o seu preço começa nos 72.900€. Entre os vários opcionais disponíveis encontra-se o pack M Pro, que lhe dá um caráter mais desportivo, sendo que nesse caso o valor ascende aos 79.400€.
bento4d bento4dNotícias
Novo Porsche Cayenne elétrico vai poder ser carregado sem fios

No futuro não serão apenas os telemóveis a poderem carregar as suas baterias por sistemas de indução. Também os automóveis poderão ter esse tipo de solução e a Porsche já tem um sistema dessa natureza que planeia estrear com o novo Cayenne elétrico.
Chegar à garagem, estacionar o carro no sítio certo e deixá-lo a carregar sem cabos nem “trabalho” parece ser uma solução que a Porsche vai proporcionar aos clientes dos seus modelos 100% elétricos e poderá ficar disponível já com o novo Cayenne.
Esta solução dá pelo nome de Porsche Wireless Charging e é um sistema de carregamento sem fios de 11 kW que conta com uma base instalada no piso da garagem ou do estacionamento sem ser necessário mais nenhum elemento como uma caixa ou algo semelhante. Basta estacionar o Porsche corretamente sobre a placa que este baixa automaticamente para ficar à altura necessária para fazer o carregamento. A placa interrompe o processo de carga sempre que deteta algo entre ela e o veículo (como um animal doméstico, por exemplo).
De acordo com Michael Steiner, membro do Conselho de Desenvolvimento da Porsche, refere que “conforto operacional, utilização diária e infraestrutura de carregamento continuam a ser os fatores decisivos para fazer avançar a mobilidade elétrica”.
-
Comerciais2 semanas ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Notícias1 semana ago
Adamastor Furia ao vivo e a cores no Caramulo
-
Manutenção2 semanas ago
Poupe a sua caixa de velocidades manual
-
Comerciais2 semanas ago
Esta estação tem 200 carregadores para camiões. E onde fica?
-
Motos4 dias ago
Miguel Oliveira no “top ten” na Catalunha
-
Avaliações Usados6 dias ago
Dacia Jogger (2021-…)
-
Curiosidades2 semanas ago
O filme sobre o fundador do Museu do Caramulo
-
Notícias2 semanas ago
Bugatti Brouillard, exemplar único