Comerciais
Mercedes-Benz reedita conceito Pony Express mas em versão elétrica
Inspirado no lendário Pony Express, a Mercedes-Benz Trucks, em parceria com a empresa de tecnologia MANSIO, deu início a um projeto-piloto que promete redefinir a eficiência no transporte rodoviário de cargas.
A proposta é ousada, mas bem fundamentada: efetuar a troca de reboques entre camiões em pontos estratégicos visando a redução do tempo ocioso dos veículos, o aumento da produtividade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos motoristas.

Em contraste com o serviço original americano de 1860, que utilizava cavaleiros para transportar a correspondência do Missouri até à Califórnia, passando a carga de mão em mão para reduzir o tempo de entrega, o novo sistema foca-se na otimização da utilização de camiões.
Em vez de longas viagens com um único condutor, o novo “Pony Express” europeu permite que os motoristas troquem apenas os reboques a meio do caminho. Desta forma, cada pessoa pode regressar ao seu ponto de partida de forma mais célere, o que permite que o camião seja utilizado para uma nova viagem e que o condutor descanse em casa no final do seu turno.
O projeto é orientado pelo software da MANSIO, concebido para gerir de forma integrada as operações de troca de cargas entre empresas. A plataforma permite a sincronização precisa dos encontros por meio de dados partilhados em tempo real, como a localização dos veículos, as rotas previstas, o estado da bateria dos camiões elétricos e os prazos de entrega.

A precisão cirúrgica desta troca coordenada é garantida pela integração de sistemas e pelo elevado nível de digitalização. O objetivo consiste em garantir que nenhum camião espere pelo outro. A troca deve ser fluida e cronometrada, como se de uma corrida de revezamento se tratasse”, reforça Gaissert.
O projeto piloto teve início nesta primavera e está previsto que tenha a duração de seis meses. O trajeto coberto estende-se de Mannheim a Leipzig, com cerca de 1.000 quilómetros percorridos por dia numa operação de ida e volta. Os protagonistas desta jornada são o eActros 600, um camião elétrico de última geração, e o Actros L, um modelo a diesel de alta eficiência.
A substituição dos reboques é efetuada num ponto pré-definido, localizado aproximadamente a metade do percurso, onde os dois veículos pesados se encontram. O eActros 600 é carregado na fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim e no centro de distribuição da Milence em Hermsdorfer Kreuz, um hub operado pela Milence — uma joint venture da qual a Daimler Truck é uma das acionistas.
A abordagem em questão visa contribuir para um sistema de transporte mais sustentável, que permita um melhor aproveitamento dos recursos e minimize o desgaste dos motoristas. Com jornadas mais previsíveis e a possibilidade de regressar a casa no mesmo dia, este modelo representa também uma resposta direta à crescente escassez de profissionais no setor.
De salientar que a MANSIO, é uma empresa sediada em Aachen, tem como missão transformar o setor logístico, tornando-o mais seguro, eficiente e ecológico. A empresa visa também promover condições de trabalho dignas para os motoristas.
Com esta iniciativa, a Mercedes-Benz Trucks e os seus parceiros não se limitam a atualizar uma estratégia de entrega obsoleta; estão a redefinir o futuro do transporte de mercadorias.
Comerciais
Bosch já tem camião Fuel Cell a hidrogénio
A Bosch deu um passo decisivo rumo a uma logística mais sustentável ao introduzir o seu primeiro camião com célula de combustível na fábrica de Nuremberga.
O veículo, equipado com o módulo de célula de combustível FCPM desenvolvido pela própria empresa, marca o início da utilização real desta tecnologia na Europa.
Fabricado pela Iveco e operado pela empresa de transporte Schäflein, o camião de 40 toneladas é alimentado por hidrogénio renovável, emitindo apenas vapor de água. O sistema gera mais de 200 kW de potência, garantindo uma autonomia de até 800 quilómetros e tempos de reabastecimento semelhantes aos dos veículos a gasóleo.
Com esta operação, a Bosch pretende não só reduzir as emissões de CO₂ da sua logística interna, mas também recolher dados reais para o desenvolvimento das próximas gerações de sistemas de propulsão, como os modelos Compact 190 e Compact 300.
O projeto integra-se na Estratégia do Hidrogénio 2.0 da Baviera, reforçando o papel da Bosch na criação de uma cadeia de valor do hidrogénio. A produção em série do sistema FCPM iniciou-se em 2023 em Estugarda-Feuerbach, com componentes provenientes das unidades de Bamberg e Homburg.
Segundo o diretor da fábrica, Alexander Weichsel, o sucesso desta operação demonstra que “a célula de combustível está pronta para produção em massa”. A Bosch acredita que o hidrogénio será fundamental para alcançar uma economia neutra em carbono e está a desenvolver soluções que abrangem toda a cadeia — da produção à utilização industrial e automóvel.
bento4d bento4d bento4d bento4dComerciais
Renault Trucks lança campanha de travagem para pesados
A Nors, representante oficial da Renault Trucks em Portugal, lança a campanha de travagem, para reforçar o compromisso da marca com a segurança e a eficiência na estrada.
Até 31 de dezembro de 2025, a iniciativa oferece condições especiais em serviços essenciais de manutenção, ajudando os profissionais da área do transporte a garantir o melhor desempenho dos seus veículos, potenciando a preparação da frota de pesados para os meses mais exigentes, do outono e inverno, quando os pisos molhados e as longas distâncias exigem máxima fiabilidade.
Ao longo do período da campanha, os clientes Renault Trucks podem usufruir da substituição de pastilhas de travão e mão-de-obra a partir de apenas 179 €, beneficiando ainda de duas ofertas exclusivas que asseguram uma travagem em pleno: Teste de funcionamento do APM e teste de desgaste do filtro de APM.
Os componentes originais Renault Trucks são desenvolvidos em conjunto e adaptados a cada modelo, garantindo travagem eficiente, maior durabilidade e segurança ajustada a cada camião.
Com esta campanha, a marca reforça a sua missão de proporcionar soluções que melhoram a vida e os negócios dos seus clientes.
Ao apostar numa manutenção preventiva, os operadores de transporte reduzem o risco de imobilizações inesperadas, prolongam a vida útil dos componentes e aumentam a rentabilidade das frotas.
Condições da campanha – o valor aplica-se na substituição de pastilhas num eixo e não inclui jogos de reparação. Campanha válida nas oficinas aderentes Renault Trucks, limitada ao stock existente. Não acumulável com outras campanhas.
bento4d bento4d bento4d toto togel bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d-
Comerciais6 dias agoNovo centro industrial global da Scania na China
-
Notícias1 semana agoO novo Toyota Corolla entra numa nova era
-
Notícias2 semanas agoRenault já mostrou ao vivo o novo 5 Turbo 3E
-
Notícias1 semana agoMercedes surpreende com o Vision Iconic
-
Notícias2 semanas agoBYD inaugura fábrica no Brasil
-
Motos2 semanas agoIndian bate recorde em Bonneville
-
Comerciais2 semanas agoScania reforça aposta na manutenção preventiva
-
Comerciais2 semanas agoCamiões elétricos ganham isenção de portagens até 2031
