Comerciais
MAN Truck & Bus mostra esboço do Lion’s Coach E
Após o sucesso dos autocarros elétricos Lion’s City E, a empresa concentra-se agora na eletrificação do transporte rodoviário. Para esse efeito, apresenta o Lion’s Coach E, que usa a tecnologia eTruck e packs de baterias NMC, com capacidade de 356 a 534 kWh e alcance de até 650 km.
Com o lançamento do Lion’s Coach E, a MAN Truck & Bus manifesta a sua intenção de liderar a transição para a mobilidade sustentável. Este veículo representa uma revolução no setor dos transportes, pois é o primeiro autocarro totalmente elétrico europeu para viagens interurbanas e turísticas.
Após o sucesso alcançado com os autocarros elétricos urbanos Lion’s City E, a empresa aposta agora na eletrificação dos transportes de longa distância, utilizando tecnologia avançada, como baterias NMC e um design aerodinâmico com um coeficiente de arrasto de 0,31, o que se traduz num desempenho superior e num consumo de energia mais eficiente.
O veículo Lion’s Coach E apresenta uma autonomia de até 650 km e capacidade para 61 passageiros. Esta solução eficiente e ecológica demonstra o compromisso da marca com a sustentabilidade.
A produção em série está prevista para 2026, na fábrica de Ankara, na Turquia, mas uma frota de veículos estará disponível antes para que clientes pioneiros possam testá-la em condições reais. O autocarro está equipado com sistemas de carregamento rápido e preparado para futuras expansões da infraestrutura de carregamento. O modelo inclui também tecnologias de ponta, como o cockpit digital e sistemas de assistência ao condutor.
O lançamento do Lion’s Coach E está agendado para a Busworld Europe, em outubro deste ano, marcando o início de uma nova era no transporte coletivo. Este veículo representa uma revolução no setor, com viagens sem emissões e níveis de ruído reduzidos.
Comerciais
Bosch já tem camião Fuel Cell a hidrogénio
A Bosch deu um passo decisivo rumo a uma logística mais sustentável ao introduzir o seu primeiro camião com célula de combustível na fábrica de Nuremberga.
O veículo, equipado com o módulo de célula de combustível FCPM desenvolvido pela própria empresa, marca o início da utilização real desta tecnologia na Europa.
Fabricado pela Iveco e operado pela empresa de transporte Schäflein, o camião de 40 toneladas é alimentado por hidrogénio renovável, emitindo apenas vapor de água. O sistema gera mais de 200 kW de potência, garantindo uma autonomia de até 800 quilómetros e tempos de reabastecimento semelhantes aos dos veículos a gasóleo.
Com esta operação, a Bosch pretende não só reduzir as emissões de CO₂ da sua logística interna, mas também recolher dados reais para o desenvolvimento das próximas gerações de sistemas de propulsão, como os modelos Compact 190 e Compact 300.
O projeto integra-se na Estratégia do Hidrogénio 2.0 da Baviera, reforçando o papel da Bosch na criação de uma cadeia de valor do hidrogénio. A produção em série do sistema FCPM iniciou-se em 2023 em Estugarda-Feuerbach, com componentes provenientes das unidades de Bamberg e Homburg.
Segundo o diretor da fábrica, Alexander Weichsel, o sucesso desta operação demonstra que “a célula de combustível está pronta para produção em massa”. A Bosch acredita que o hidrogénio será fundamental para alcançar uma economia neutra em carbono e está a desenvolver soluções que abrangem toda a cadeia — da produção à utilização industrial e automóvel.
bento4d bento4d bento4dComerciais
Renault Trucks lança campanha de travagem para pesados
A Nors, representante oficial da Renault Trucks em Portugal, lança a campanha de travagem, para reforçar o compromisso da marca com a segurança e a eficiência na estrada.
Até 31 de dezembro de 2025, a iniciativa oferece condições especiais em serviços essenciais de manutenção, ajudando os profissionais da área do transporte a garantir o melhor desempenho dos seus veículos, potenciando a preparação da frota de pesados para os meses mais exigentes, do outono e inverno, quando os pisos molhados e as longas distâncias exigem máxima fiabilidade.
Ao longo do período da campanha, os clientes Renault Trucks podem usufruir da substituição de pastilhas de travão e mão-de-obra a partir de apenas 179 €, beneficiando ainda de duas ofertas exclusivas que asseguram uma travagem em pleno: Teste de funcionamento do APM e teste de desgaste do filtro de APM.
Os componentes originais Renault Trucks são desenvolvidos em conjunto e adaptados a cada modelo, garantindo travagem eficiente, maior durabilidade e segurança ajustada a cada camião.
Com esta campanha, a marca reforça a sua missão de proporcionar soluções que melhoram a vida e os negócios dos seus clientes.
Ao apostar numa manutenção preventiva, os operadores de transporte reduzem o risco de imobilizações inesperadas, prolongam a vida útil dos componentes e aumentam a rentabilidade das frotas.
Condições da campanha – o valor aplica-se na substituição de pastilhas num eixo e não inclui jogos de reparação. Campanha válida nas oficinas aderentes Renault Trucks, limitada ao stock existente. Não acumulável com outras campanhas.
bento4d bento4d bento4d toto togel bento4d bento4d bento4d bento4d-
Comerciais6 dias agoNovo centro industrial global da Scania na China
-
Notícias1 semana agoO novo Toyota Corolla entra numa nova era
-
Notícias2 semanas agoRenault já mostrou ao vivo o novo 5 Turbo 3E
-
Notícias1 semana agoMercedes surpreende com o Vision Iconic
-
Notícias2 semanas agoBYD inaugura fábrica no Brasil
-
Motos2 semanas agoIndian bate recorde em Bonneville
-
Comerciais2 semanas agoScania reforça aposta na manutenção preventiva
-
Comerciais2 semanas agoCamiões elétricos ganham isenção de portagens até 2031
