Comerciais
Já são mais de 100 os MAN eTruck que estão a circular na Europa

Desde o início de 2025, mais de 100 MAN eTrucks elétricos foram implementados com sucesso por empresas de logística na Alemanha, Áustria, Bélgica e Países Baixos. Grandes empresas como a Duvenbeck, DB Schenker, Dachser, Dräxlmaier e Koopman estão a liderar esta transição para uma logística mais sustentável.
Estes camiões elétricos a bateria já percorreram cerca de 500.000 quilómetros. Graças ao seu sistema de propulsão sem emissões, estima-se que tenham sido evitadas 400 toneladas de CO2 em comparação com um camião a diesel convencional, que consome uma média de 27 litros por 100 quilómetros.

Se cada unidade atingisse 1,2 milhões de quilómetros durante a sua vida útil, a poupança potencial atingiria 120.000 toneladas de CO2. Um passo de gigante no caminho para o transporte com emissões zero.
Estes veículos fazem parte de uma série preliminar de 200 unidades produzidas pela MAN em 2024 para clientes que são pioneiros na adoção da electromobilidade. A entrega das restantes unidades prossegue a bom ritmo, com entregas diárias a clientes europeus.
“Estamos a adquirir uma valiosa experiência prática antes do início da produção em série dos novos MAN eTGX e MAN eTGS em maio. O nosso design modular de baterias e a autonomia otimizada para percursos de longo curso estão a ser muito bem recebidos. Além disso, a versão como unidade de tração de ultra baixo volume é particularmente popular”, sublinha o Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho de Administração de I&D da MAN Truck & Bus.
Na sua rotina diária, os eTrucks percorrem entre 400 e 600 quilómetros, e um deles chegou mesmo aos 800 km por dia graças ao carregamento intermédio. Com um consumo médio de 106 kWh por 100 quilómetros, estes camiões estão a demonstrar uma eficiência notável, mesmo durante os exigentes meses de inverno.
Um dos testes mais espetaculares foi o MAN Polar Express: um MAN eTGX percorreu os 3.000 quilómetros do Círculo Polar Ártico até Munique, movido exclusivamente a energia eléctrica. Esta viagem extrema demonstrou não só a sua autonomia, mas também a sua resistência a temperaturas negativas, confirmando que o transporte pesado 100% elétrico já é viável na Europa, utilizando apenas infra-estruturas públicas de carregamento.
O percurso serviu também para testar o cartão MAN Charge&Go, que permite carregar em postos de carregamento públicos de diferentes fornecedores com uma única solução.
Durante esta aventura, viajaram a bordo figuras conhecidas do mundo dos camiões, como André Brockschmidt (Bauforum 24) e Christina Scheib (Trucker Babes). Ambos partilharam a sua experiência numa série de cinco vídeos no canal do YouTube da MAN Truck & Bus, bem como mostraram a viagem aos seus seguidores através das redes sociais
Comerciais
Volvo Trucks lança nova geração do sistema i-Roll

A Volvo Trucks continua a sua jornada rumo à sustentabilidade com o lançamento de uma nova geração da sua tecnologia I-Roll, que inclui uma funcionalidade inédita: o sistema de start/stop do motor.
Desenvolvido internamente pelo fabricante sueco, esta inovação assinala um marco histórico no setor dos pesados, ao integrar uma solução que promete diminuir o impacto ambiental e otimizar os custos operacionais no transporte.
Este novo recurso, que funciona em conjunto com as tecnologias I-See e I-Roll já existentes, opera através da monitorização constante dos dados relativos à estrada e à sinuosidade do percurso. Sempre que é detetada uma descida ao longo da rota, o motor é desligado temporariamente. Este processo elimina o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono durante o período em que o motor estiver parado, resultando numa diminuição significativa do impacto ambiental.

A marca já demonstrou que as suas inovações tecnológicas podem proporcionar melhorias reais na eficiência de combustível, como comprovado pela recente atribuição do prémio Green Truck Award 2025 ao modelo Volvo FH Aero. A nova cabina Aero, lançada em 2024, inclui melhorias aerodinâmicas que contribuíram para uma diminuição significativa do consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono. Com a introdução do novo sistema start/stop, a Volvo reforça o seu compromisso com a sustentabilidade.
Com o novo I-Roll e o sistema start/stop, a Volvo estima que será possível reduzir até 1% das emissões de combustível e de CO₂, em condições favoráveis, como uma topografia e uma temperatura ambiente ideais. Embora esta redução pareça modesta, soma-se às melhorias já alcançadas com outras tecnologias da marca, criando um impacto positivo tanto nas emissões como nos custos operacionais para os operadores de transporte.
A nova funcionalidade estará disponível nos modelos Volvo FH e FH Aero com motor diesel de 13 litros e os clientes poderão encomendar a tecnologia a partir de setembro de 2025. A estratégia de descarbonização da Volvo Trucks, que inclui também o uso de combustíveis renováveis, camiões elétricos a bateria e com células de combustível, reflete o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade no transporte rodoviário.
Ao introduzir o sistema start/stop, a Volvo Trucks reforça a sua liderança na transformação do setor dos transportes, combinando a eficiência operacional com a responsabilidade ambiental. A marca segue a todo o vapor rumo a um futuro mais verde, comprovando que a inovação tecnológica pode ser a chave para um transporte mais limpo e eficiente.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4dComerciais
Hyundai renova camião Xcient

Doze anos após a sua estreia no mercado, o Hyundai Xcient recebeu uma atualização profunda, aproximando-se ainda mais da linguagem de design já conhecida nos automóveis de passageiros da marca.

A história do Xcient sempre foi peculiar: embora tenha dimensões, acabamentos interiores e equipamento ao estilo europeu, a sua versão com motor de combustão nunca chegou a estrear-se na Europa. O camião foi concebido sobretudo para os mercados asiáticos, de forma a travar a migração dos clientes locais para marcas europeias. No Velho Continente, a Hyundai apenas disponibilizou a versão a hidrogénio — bastante dispendiosa e presente sobretudo na Suíça.

Agora, com a nova geração revelada na Coreia do Sul, o Xcient surge ainda mais adaptado às exigências europeias. A aposta recai numa forte componente eletrónica: painel digital com dois grandes ecrãs, câmaras que substituem os espelhos retrovisores e um conjunto de seis radares responsáveis por sistemas avançados de segurança, incluindo cobertura total dos ângulos mortos e monitorização do trânsito em frente. O modelo integra ainda direção assistida com regulação ativa e uma transmissão pensada para cumprir os requisitos ambientais mais rigorosos.

A gama mecânica contará com dois motores desenvolvidos pela Hyundai: um bloco de 9,9 litros e outro de 12,7 litros, capazes de debitar até 540 cv. Ambos estarão associados a uma caixa automatizada ZF de 12 velocidades e cumprem a norma Euro 6D, atualmente em vigor na Europa.
No que toca ao espaço interior e dimensões exteriores, não há alterações significativas. Contudo, a frente do camião foi redesenhada, exibindo agora um perfil mais aerodinâmico e linhas inspiradas nos modelos recentes da marca, como o Santa Fé ou o Ioniq 5.
Vale a pena destacar que a divisão de camiões da Hyundai continua a fazer parte do mesmo grupo que os automóveis de passageiros — uma situação invulgar no setor.

-
Notícias1 semana ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira regressou aos pontos
-
Comerciais1 semana ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Fiat 500e (2020-…)
-
Notícias1 semana ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9
-
Curiosidades2 semanas ago
A 105 km/h na auto-estrada… numa trotinete
-
Comerciais2 semanas ago
BYD Trucks já chegou a Espanha. Segue-se Portugal
-
Manutenção1 semana ago
Poupe a sua caixa de velocidades manual