Já são mais de 100 os MAN eTruck que estão a circular na Europa – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Já são mais de 100 os MAN eTruck que estão a circular na Europa

Published

on

Desde o início de 2025, mais de 100 MAN eTrucks elétricos foram implementados com sucesso por empresas de logística na Alemanha, Áustria, Bélgica e Países Baixos. Grandes empresas como a Duvenbeck, DB Schenker, Dachser, Dräxlmaier e Koopman estão a liderar esta transição para uma logística mais sustentável.

Estes camiões elétricos a bateria já percorreram cerca de 500.000 quilómetros. Graças ao seu sistema de propulsão sem emissões, estima-se que tenham sido evitadas 400 toneladas de CO2 em comparação com um camião a diesel convencional, que consome uma média de 27 litros por 100 quilómetros.

Se cada unidade atingisse 1,2 milhões de quilómetros durante a sua vida útil, a poupança potencial atingiria 120.000 toneladas de CO2. Um passo de gigante no caminho para o transporte com emissões zero.

Estes veículos fazem parte de uma série preliminar de 200 unidades produzidas pela MAN em 2024 para clientes que são pioneiros na adoção da electromobilidade. A entrega das restantes unidades prossegue a bom ritmo, com entregas diárias a clientes europeus.

“Estamos a adquirir uma valiosa experiência prática antes do início da produção em série dos novos MAN eTGX e MAN eTGS em maio. O nosso design modular de baterias e a autonomia otimizada para percursos de longo curso estão a ser muito bem recebidos. Além disso, a versão como unidade de tração de ultra baixo volume é particularmente popular”, sublinha o Dr. Frederik Zohm, membro do Conselho de Administração de I&D da MAN Truck & Bus.

Na sua rotina diária, os eTrucks percorrem entre 400 e 600 quilómetros, e um deles chegou mesmo aos 800 km por dia graças ao carregamento intermédio. Com um consumo médio de 106 kWh por 100 quilómetros, estes camiões estão a demonstrar uma eficiência notável, mesmo durante os exigentes meses de inverno.

Um dos testes mais espetaculares foi o MAN Polar Express: um MAN eTGX percorreu os 3.000 quilómetros do Círculo Polar Ártico até Munique, movido exclusivamente a energia eléctrica. Esta viagem extrema demonstrou não só a sua autonomia, mas também a sua resistência a temperaturas negativas, confirmando que o transporte pesado 100% elétrico já é viável na Europa, utilizando apenas infra-estruturas públicas de carregamento.

O percurso serviu também para testar o cartão MAN Charge&Go, que permite carregar em postos de carregamento públicos de diferentes fornecedores com uma única solução.

Durante esta aventura, viajaram a bordo figuras conhecidas do mundo dos camiões, como André Brockschmidt (Bauforum 24) e Christina Scheib (Trucker Babes). Ambos partilharam a sua experiência numa série de cinco vídeos no canal do YouTube da MAN Truck & Bus, bem como mostraram a viagem aos seus seguidores através das redes sociais

bento4d slot 4d bento4d
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Stellantis Pro One e Qinomic apostam na conversão elétrica de furgões

Published

on

A Qinomic anunciou o lançamento do seu sistema de retrofit elétrico para veículos comerciais ligeiros (LCV) e a Stellantis Pro One confirmou que continuará a colaborar ativamente nesta iniciativa.

O objetivo é claro: oferecer uma alternativa sustentável à compra de veículos novos, facilitando a conversão de modelos a diesel para mobilidade elétrica.Este projeto, que teve início há cerca de dois anos e meio, foi desenvolvido em conjunto com a SUSTAINera, a unidade de economia circular da Stellantis.

Graças a esta colaboração, surge agora uma tecnologia que permitirá aos proprietários de LCVs com motor térmico converter os seus veículos em elétricos. Desta forma, obtêm-se importantes benefícios: redução dos custos operacionais, menor impacto ambiental e maior liberdade de mobilidade em zonas com restrições.Modelos disponíveis e colaboração técnica

.Numa primeira fase, esta solução estará disponível em França e será aplicada às carrinhas médias da Stellantis Pro One: Fiat Professional Scudo, Opel Vivaro, Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Neste modelo de colaboração «win-win», a Qinomic comprará diretamente à Stellantis mais de 200 componentes originais necessários para a conversão, principalmente relacionados com a bateria e o motor elétrico.

Por sua vez, a Stellantis recuperará as peças térmicas — como o motor, a caixa de velocidades, o depósito de combustível e o sistema de escape — para serem recondicionadas ou reutilizadas dentro do ecossistema da SUSTAINera, sempre em função do seu estado e quilometragem.Qualidade OEM e compromisso com a mobilidade elétrica.

Esta solução técnica garante qualidade OEM, além de cumprir todos os requisitos de segurança, durabilidade e homologação. Assim, facilita-se a transição para uma mobilidade sem emissões de CO₂, ao mesmo tempo que se prolonga a vida útil dos veículos já em circulação, uma vantagem fundamental para autónomos, empresas e frotas que procuram a sustentabilidade sem renovar toda a sua frota.

Com esta iniciativa, a Stellantis dá mais um passo na sua estratégia de descarbonização, reforçando o seu compromisso de oferecer soluções de mobilidade seguras, sustentáveis e acessíveis em conjunto com os seus parceiros tecnológicos.

bento4d slot 4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d
Continue Reading

Comerciais

Scania apresenta novo motor Super 11

Published

on

Com uma pegada compacta, até 7% de poupança de combustível e a inteligência de engenharia caraterística da Scania, o novo motor Super 11 litros expande o portefólio de grupos motopropulsores Super para satisfazer as necessidades de aplicações sensíveis ao peso e eficientes em termos energéticos.

A última inovação da Scania, o motor Super 11, traz um novo nível de desempenho e flexibilidade ao segmento de 11 litros. Posicionado entre as plataformas de motores estabelecidas de 9 e 13 litros, o Super 11 oferece uma eficiência de combustível até 7% superior à do atual motor de 9 litros da Scania e é 85 kg mais leve do que o motor Super 13. Isto permite aos operadores de transportes aumentar as suas cargas úteis em operações de peso crítico sem comprometer a potência, a eficiência do combustível ou a fiabilidade.

“Este motor abre novas perspetivas para um transporte do ponto de vista da eficiência energética e da rentabilidade É mais leve, compacto e flexível, mantendo a reconhecida força e fiabilidade da Scania. É uma escolha inteligente para os operadores que precisam de equilibrar desempenho, carga útil e sustentabilidade no seu trabalho diário”, afirma Ayyoob Zarmehri, Diretor de Produto, Vendas e Marketing de Camiões da Scania.

Disponível em três níveis de desempenho – 350 CV (1.800 Nm), 390 CV (2.000 Nm) e 430 CV (2.200 Nm) – o Super 11 cumpre as normas de emissões Euro 4, 5 e 6. Oferece desempenho numa vasta gama de aplicações de transporte, desde a logística urbana ao transporte regional.

O Super 11 também beneficia do facto de partilhar 85% dos seus componentes com o motor Super 13, já testado e comprovado, mantendo o ADN da engenharia da Scania, mas adaptado a um contexto operacional diferente.

Os intervalos de manutenção são até 30% mais longos do que os dos motores Scania de 9 litros quando se utiliza o óleo de motor LDF-5, o que ajuda os operadores a aumentar o tempo de atividade e a reduzir os custos globais de manutenção.

O Super 11 apresenta várias melhorias importantes resultantes de anos de testes de inovações técnicas. O novo motor está equipado com a tecnologia própria da Scania para a regulação variável das válvulas, permitindo uma gestão térmica do motor em tempo real e um melhor desempenho da combustão.

Isto é combinado com um novo software de motor e veios de equilíbrio para reduzir a vibração e um travão motor robusto, que oferece até 344 kW através do sistema de Travão de Válvula Variável (VVB) da Scania. Tudo isto traduz-se num motor que proporciona uma experiência de condução mais suave e mais confortável. O sistema de dosagem turbo patenteado da Scania também melhora a utilização de AdBlue e aumenta ainda mais a eficiência do motor.

As poupanças na eficiência do combustível e o peso mais leve já são argumentos convincentes para as credenciais de sustentabilidade do novo motor, mas um elemento adicional é o facto de o Super 11 ser compatível com HVO e FAME. Isto permite aos operadores reduzir a sua pegada de emissões sem investir em novas infraestruturas. Trata-se de uma solução que apoia tanto os objetivos operacionais como os objetivos de sustentabilidade a longo prazo.

bento4d slot 4d bento4d
Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]