Notícias
Adamastor Furia já acelerou em Portimão
O superdesportivo português Adamastor Furia já fez os seus primeiros quilómetros em pista no Autódromo Internacional do Algarve numa sessão de testes em circuito para reunir dados importantes para o seu desenvolvimento.
Com o engenheiro e piloto Diogo Araújo Matos ao volante o Adamastor Furia enfrentou o exigente traçado do AIA e fez no total cerca de três horas de pista. Estas sessões de testes foram intercaladas com a análise nas boxes dos dados reunidos pela telemetria, análise essa feita pelos 15 técnicos que fazem parte da equipa liderada pelo engenheiro Frederico Ribeiro. O objetivo não era apenas somar quilómetros no Furia, mas também ir aumentando a carga progressivamente de maneira a recolher informações preciosas para saber como se comportava este superdesportivo luso e até onde ele poderá ir.
No final deste dia de trabalho a reação foi muito positiva tanto da parte do piloto como do responsável pelo projeto e agora irão seguir-se mais sessões de testes que darão continuidade ao desenvolvimento do Furia. Equipado com um motor V6 biturbo da Ford Performance com 3,5 litros de cilindrada capaz de debitar 650 cv de potência, este Adamastor é capaz de uma velocidade máxima superior a 300 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 3,5 segundos, tirando também bom partido do seu peso reduzido que se fica pelos 1100 quilos e da sua aerodinâmica avançada. Serão construídas apenas 60 unidades e o preço de cada Adamastor Furia deverá rondar 1,6 milhões sem contar com os impostos.
Notícias
Europa vai apertar com emissões dos travões
A futura norma Euro 7 vai contemplar pela primeira vez a emissão de partículas dos travões e isso pode significar uma mudança tecnológica na indústria automóvel.
Até agora as normas que regulamentam as emissões poluentes dos veículos têm sido focadas nos gases de escape, mas a partir do final de 2026, altura em que a nova norma europeia Euro7 entra em vigor para a homologação de novos modelos, as partículas emitidas pelos sistemas de travagem também vão ser contempladas.
As novas regras irão definir que os modelos elétricos não poderão emitir mais de 3mg/km e os modelos a combustão até 3.500 quilos não podem ultrapassar as 7mg/km. Considerando os materiais utilizados hoje em dia nos travões, nomeadamente o ferro fundido dos discos essas metas serão muito difíceis de cumprir o que vai muito possivelmente levar a uma alteração tecnológica nos travões.
Várias marcas já estão a trabalhar nesse sentido e uma das soluções parece ser a utilização de aço inoxidável nos discos de travão. Será mais caro, mas a longevidade deste tipo de discos é também substancialmente maior.
Notícias
Novo Honda Prelude chega no verão e já tem preço
A Honda fez renascer o nome Prelude e este novo coupé deverá chegar ao nosso mercado já neste verão. A marca nipónica também já avançou que os seus preços começarão nos 61.500€.
O novo Honda Prelude será um coupé híbrido e-Hev equipado com um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada associado a dois motores elétricos que lhe dão uma potência combinada de 184 cv e um binário de 315 Nm.
Tratando-se de um coupé, o construtor nipónico prestou muita atenção ao seu caráter desportivo e incorporou o sistema Active Sound Control (ASC) que faz a gestão do som do motor consoante as rotações do mesmo e a velocidade a que vai o Prelude. Além disso, também está disponível outro sistema que ajuda numa experiência de condução mais envolvente, o Honda S+ Shift, uma solução que simula as passagens de caixa e pode ser atuado através das patilhas no volante parecendo que se está a conduzir um modelo com uma caixa de dupla embraiagem com reações na potência e também no som emitido.


-
Notícias2 semanas agoAudi diz adeus ao A1 e ao Q2
-
Comerciais2 semanas agoMercedes-Benz Trucks entrega os primeiros eActros 600 em Portugal à TRATOLIXO
-
Notícias1 semana agoFreelander está de regresso
-
Notícias1 semana agoToyota bate o seu recorde de vendas mundial
-
Notícias1 semana agoO Nissan Terrano vai voltar
-
Motos1 semana agoMiguel Oliveira lesiona-se na Hungria
-
Notícias6 dias agoSkoda mostra os esboços do interior do Epiq
-
Comerciais1 semana agoScania regressa às cabinas estendidas com a Longline



