Notícias
Emblème, a ideia da Renault para uma aposta no hidrogénio

A Renault revelou o Emblème, um concept que mostra o que poderá vir a ser o futuro dos modelos da marca gaulesa e que utiliza uma solução motriz elétrica alimentada por uma bateria e também por uma célula de combustível a hidrogénio.
Com a revelação ao público marcada para o Salão Automóvel de Paris que arranca na próxima semana, este Emblème nasce do trabalho entre a Renault e a divisão de veículos elétricos Ampere e nele podem ver-se algumas inspirações estilísticas para os futuros modelos da marca francesa.
Contudo é o seu sistema motriz que mostra o possível caminho que a Renault fará em direção à descarbonização total prevista para 2040 na Europa e para 2050 para o resto do mundo. Assim, este Emblème utiliza um motor elétrico com 217 cv de potência alimentado tanto por uma bateria com 40 kWh de capacidade, recarregável, como por uma célula de combustível de 30 kW a hidrogénio. Esta solução com dois tipos de alimentação do motor elétrico permite que em cidade e nas curtas distâncias seja a bateria a alimentar o motor, enquanto que nos percursos mais longos é a célula de combustível a hidrogénio que fica encarregue dessa tarefa.
O Emblème utiliza a mesma plataforma do Mégane e do Scénic elétricos, a AmpR Medium, e a marca assegura que numa viagem de 1000 quilómetros este modelo demorará sensivelmente o mesmo tempo que um modelo a combustão. Isto levando em linha de conta que o Emblème tem uma autonomia de 350 quilómetros apenas utilizando o hidrogénio, que o depósito do mesmo tem uma capacidade 2,8 quilos e que só demora cinco minutos a reabastecer. Sendo assim, deverão ser contabilizadas duas paragens aproximadamente numa viagem deste tipo.
Notícias
O novo Toyota Corolla entra numa nova era

A futura geração do Toyota Corolla será revelada no próximo Salão Automóvel de Tóquio que arranca a 30 de outubro, mas já há algumas imagens teaser de como será o próximo Corolla e a rutura com o passado é assinalável.
Esta será a 13ª geração do Toyota Corolla que começou a sua impressionante história em 1966 e até hoje conta já com mais de 50 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Agora as primeiras imagens desta nova geração do Toyota mostra uma mudança estética considerável face ao antecessor, mas as novidades não se ficarão por aqui. Não havendo ainda muitos dados concretos, sabe-se que este Corolla poderá vir a ter uma versão totalmente elétrica, o que encaixa no objetivo do construtor de ter 15 modelos totalmente elétricos na sua gama até 2027 e faria desta geração a primeira a ter um Corolla 100% elétrico.



Notícias
Mercedes surpreende com o Vision Iconic

Ninguém esperava uma surpresa destas no mundo automóvel atual, mas a Mercedes-Benz surpreendeu e de que maneira com o Vision Iconic Concept Coupé, um protótipo que pode dar indícios sobre o futuro estético da marca, mas que para já é pura e simplesmente impressionante.
Poucas são as criações atuais no mundo automóvel que nos fazem ficar a contemplar indefinidamente, mas este Mercedes-Benz Vision Iconic Concept Coupé consegue isso mesmo. Esteticamente mostra a sua inspiração em modelos e traços icónicos criados pela marca alemã no passado. Nele podemos “ver” o 600 Pullman relembrado na grelha frontal ou o 300 SL Gullwing na forma da traseira, por exemplo. Uma longa e imponente frente mas com uma linha que fluí pelo para-brisas e tejadilho até à traseira.
O interior é um misto de futurismo, revivalismo, “steam punk” e art déco. Podia correr tudo mal, mas não, tudo está no sítio certo, dando-lhe um ambiente único, luxuoso, moderno e saudosista. A Mercedes teve o dom de transformar aparentes paradoxos numa criação harmoniosa cheia de referências e novas ideias.
Mas também na sua essência o Vision Iconic Concept é inovador e “visionário”, como o seu próprio nome indicia. A sua pintura inclui uma camada fotovoltaica muito fina que reforça a capacidade de eletrificação do sistema e segundo a marca esta solução permite aumentar a autonomia em cerca de 12 mil quilómetros por ano. Preparado para condução autónoma Nível 4, o Vision Iconic Concept utiliza um sistema de computação neuromórfica cujo funcionamento se baseia no cérebro humano e que de acordo com a Mercedes além de ser mais rápido a interpretar o ambiente que rodeia o veículo, também consome menos energia.
Este exercício de estilo e demonstração de vitalidade e criatividade por parte da Mercedes-Benz com este Vision Iconic Concept deixa perceber que muitas ideias aqui reveladas podem vir a ser incorporadas em modelos futuros, nomeadamente que sabe se o Classe S Coupé não irá herdar alguns traços, mas… bom mesmo era ver o construtor germânico transformar este protótipo num modelo real.




-
Notícias1 semana ago
Radares em outubro
-
Notícias1 semana ago
Condicionamentos na Ponte 25 de Abril a partir de hoje
-
Notícias2 semanas ago
Bentley “brinca” com as cores
-
Comerciais2 semanas ago
Novos eDELIVER 5 e eDELIVER 7 da Maxus já estão à venda
-
Notícias1 semana ago
Renault mostra mais um pouco do novo Twingo
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira volta a pontuar
-
Notícias2 semanas ago
Porsche mostra interior do novo Cayenne elétrico
-
Comerciais1 semana ago
Volvo Trucks conquista 5 estrelas no Euro NCAP