Emblème, a ideia da Renault para uma aposta no hidrogénio – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Emblème, a ideia da Renault para uma aposta no hidrogénio

Published

on

A Renault revelou o Emblème, um concept que mostra o que poderá vir a ser o futuro dos modelos da marca gaulesa e que utiliza uma solução motriz elétrica alimentada por uma bateria e também por uma célula de combustível a hidrogénio.



Com a revelação ao público marcada para o Salão Automóvel de Paris que arranca na próxima semana, este Emblème nasce do trabalho entre a Renault e a divisão de veículos elétricos Ampere e nele podem ver-se algumas inspirações estilísticas para os futuros modelos da marca francesa.

Contudo é o seu sistema motriz que mostra o possível caminho que a Renault fará em direção à descarbonização total prevista para 2040 na Europa e para 2050 para o resto do mundo. Assim, este Emblème utiliza um motor elétrico com 217 cv de potência alimentado tanto por uma bateria com 40 kWh de capacidade, recarregável, como por uma célula de combustível de 30 kW a hidrogénio. Esta solução com dois tipos de alimentação do motor elétrico permite que em cidade e nas curtas distâncias seja a bateria a alimentar o motor, enquanto que nos percursos mais longos é a célula de combustível a hidrogénio que fica encarregue dessa tarefa.

O Emblème utiliza a mesma plataforma do Mégane e do Scénic elétricos, a AmpR Medium, e a marca assegura que numa viagem de 1000 quilómetros este modelo demorará sensivelmente o mesmo tempo que um modelo a combustão. Isto levando em linha de conta que o Emblème tem uma autonomia de 350 quilómetros apenas utilizando o hidrogénio, que o depósito do mesmo tem uma capacidade 2,8 quilos e que só demora cinco minutos a reabastecer. Sendo assim, deverão ser contabilizadas duas paragens aproximadamente numa viagem deste tipo.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

Xiaomi mostra o seu segundo modelo

Published

on

A bem conhecida empresa de telecomunicações chinesa Xiaomi acaba de mostrar as primeiras imagens do seu SUV YU7, o segundo modelo da sua gama de veículos elétricos que se juntará à berlina SU7.



Este novo SUV elétrico deverá contar com dois motores, um dianteiro e outro traseiro que lhe darão uma potência conjunta de 691 cv. Estes motores serão alimentados por baterias da marca CATL, mas ainda pouco se sabe sobre as suas capacidades. O YU7 tem quase cinco metros de comprimento, quase dois de largura e 1,6m de altura, pesando 2405 quilos. O seu lançamento está previsto para o meio do próximo ano, 2025, no mercado chinês.

Continuar a ler

Notícias

Tendência elétrica já chegou ao Papamóvel

Published

on

O Papamóvel é um veículo icónico que ao longo de várias gerações foi de várias marcas e configurações, mas sempre com a função de proteger Sua Santidade o Papa. Agora pela primeira vez é um modelo 100% elétrico.



A Mercedes-Benz entregou ao Papa Francisco o seu novo Papamóvel, um obviamente adaptado e que se baseia no novo Classe G 580, mas tem a particularidade de ser o primeiro modelo com estas funções a ser totalmente elétrico, baseado no novo Classe G 580 ele conta com quatro motores elétricos, um em cada roda.

Como é compreensível, por razões de segurança, não foram divulgados grandes detalhes técnicos sobre este veículo, mas sabe-se que os motores foram calibrados para um melhor funcionamento a velocidades mais reduzidas pois é nessas circunstâncias que o Papa faz as suas aparições e trajetos nos eventos religiosos.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Omega
    O que se passa com a Lua na Zona de Leiria? Consigo ver 3 luas e uma delas com um enorme circulo à volta!
  • por Mrodrigues
    ​​​​​​​​​​​ https://www.motor.es/noticias/mercedes-glb-2027-fotos-espia-2024105737.html
  • por Mrodrigues
    ​ https://www.motor.es/noticias/mercedes-amg-suv-electrico-2027-prototipo-2024105739.html
  • por Euro
    Recentemente comprei dois carros caros para a realidade portuguesa e abri um Diário de Bordo. Básicamente a maioria dos comentários sobre os...

Em aceleração