Comerciais
Deliver-Assist simplifica logística urbana na Renault Trucks
A Renault Trucks apresenta o Deliver-Assist, a sua solução inovadora e inteligente dedicada à logística urbana, concebida para revolucionar as entregas no centro da cidade, graças a um sistema carrossel de bordo. A Jacky Perrenot, a primeira empresa a utilizar o sistema para o seu contrato com a Intermarché, está a otimizar o seu abastecimento aos pontos de venda urbanos do supermercado e a obter ganhos significativos em termos de melhoria das condições de trabalho, segurança e produtividade, bem como a reduzir significativamente a sua pegada ambiental.

Os transportadores e os fornecedores de logística enfrentam uma série de desafios, incluindo restrições regulamentares, aumento das vendas em linha, restrições nos prazos de entrega, escassez de motoristas, normas mais rigorosas de ruído e poluição e congestionamento urbano. Além disso, estes desafios devem ser enfrentados sem comprometer a competitividade. Nesse contexto, os métodos de entrega precisam ser transformados, usando soluções sustentáveis e eficientes que atendam às necessidades das autoridades locais e dos moradores da cidade.
O Deliver-Assist junta um Renault Trucks E-Tech D Wide de 26 toneladas totalmente elétrico a um carrossel automatizado, projetado em parceria com a ACTEMIUM (VINCI Energies). Este sistema permite que os motoristas otimizem a carga e descarga através do uso de contentores móveis. Disponíveis em várias configurações (rolos seguros, isotérmicos e de malha metálica), estes contentores são geridos de forma automática e segura, garantindo uma rastreabilidade precisa da mercadoria ao longo das rondas, através de um sistema informático desenvolvido pela ERECA. Graças a este sistema automatizado, a ordem em que a mercadoria é carregada no camião deixa de ser o mais importante, pois o sistema reorganiza automaticamente os contentores durante a ronda.
O Grupo Jacky Perrenot, pioneiro na adoção de soluções de transporte sustentáveis e inovadoras, será o primeiro a usar o Deliver-Assist para otimizar as entregas urbanas nos pontos de venda da Intermarché, reforçando seu compromisso com uma logística mais responsável.
Esta nova solução de logística urbana é virtuosa em vários níveis. Em primeiro lugar, os operadores e motoristas de entrega desfrutam de condições de segurança e trabalho consideravelmente melhoradas. Não há mais necessidade de embalar paletes, pois as mercadorias são carregadas diretamente em contentores e os motoristas de entrega são poupados à tarefa de arrumar e prender cargas. Na chegada ao ponto de entrega, os contentores de cada ponto de venda são baixados automaticamente até ao nível da estrada por um elevador, evitando a necessidade de os motoristas subirem e descerem repetidamente do camião e usarem uma empilhadora. Não há mais riscos associados ao manuseio de paletes e ao uso da porta traseira. Todas essas melhorias tornam o trabalho dos motoristas mais atraente.
Em segundo lugar, a nível operacional, o sistema Deliver-Assist reduz em 30% o tempo necessário para carregar, descarregar e preparar a mercadoria, aumentando assim a produtividade das rondas. Essa maior eficiência também significa que os camiões gastam menos tempo bloqueando as vias públicas, ajudando a reduzir o congestionamento urbano.
O Deliver-Assist também contribui para uma redução significativa na pegada ambiental das rodadas de entrega. O fato de as paletes não serem mais necessárias significa que o filme plástico descartável também não é mais necessário, com os contentores reutilizáveis. Por fim, juntamente com um camião totalmente elétrico e uma solução de refrigeração a nitrogénio especialmente projetada pela FRAPPA, este sistema garante entregas silenciosas e sem emissões poluentes, atendendo às preocupações dos moradores locais e das cidades em termos de sustentabilidade.
Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Motos2 semanas agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
-
Notícias1 semana agoNeste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
-
Curiosidades7 dias agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
