Volvo Trucks vai lançar camião elétrico com mais de 600 km de autonomia – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Volvo Trucks vai lançar camião elétrico com mais de 600 km de autonomia

Published

on

A Volvo está empenhada na transição energética no setor automóvel, tal como a sua divisão de veículos pesados. O fabricante sueco acaba de apresentar o seu novo camião elétrico de longo alcance baseado no atual FH Electric.



O mundo dos veículos pesados de mercadorias foi largamente poupado à eletrificação dos automóveis, apesar de, segundo vários estudos, os transportes serem responsáveis por cerca de 7% das emissões de gases com efeito de estufa na Europa. Tecnicamente, há que dizer que a margem de manobra das tecnologias elétricas atuais é reduzida, mesmo que modelos como o Tesla Semi consigam atingir números interessantes.

O facto é que existe um grande obstáculo: o preço. Em média, um camião elétrico é três vezes mais caro do que o seu equivalente de combustão interna. Por outras palavras, sem preços mais baixos para as baterias ou subsídios generosos, os camiões elétricos não serão comuns nas nossas estradas a médio prazo, para não falar da necessidade de uma rede de carregamento potente e eficiente, uma vez que os camiões não foram concebidos para utilizar as mesmas estações de carga dos automóveis.
A Volvo Trucks já oferece um FH Electric no seu catálogo, mas a sua utilização é, no mínimo, limitada, uma vez que apenas reivindica uma autonomia de 300 km com uma única carga com a grande bateria de 540 kWh, e ainda menos com a bateria de 360 kWh.

Apesar destes obstáculos, a Volvo Trucks vai lançar no próximo ano uma nova versão de longo alcance do seu FH Electric, que terá uma autonomia de até 600 km com uma única carga. Isto permitirá às empresas de transportes operar camiões elétricos em rotas inter-regionais e de longa distância, permitindo-lhes conduzir durante todo o dia sem terem de recarregar. O novo Volvo FH Electric estará disponível para venda no segundo semestre de 2025.
Para atingir os 600 km e integrar uma bateria enorme, a Volvo Trucks trabalhou num novo sistema de eixo elétrico que cria espaço a bordo para uma bateria muito maior. Os engenheiros têm trabalhado numa série de áreas, começando pela eficiência da bateria, um sistema de gestão da bateria melhorado e a eficiência global do sistema de propulsão.
Relembrando, a Volvo Trucks já oferece um FH Electric no seu catálogo, mas a sua utilização é, no mínimo, limitada, uma vez que apenas reivindica uma autonomia de 300 km com uma única carga com a grande bateria de 540 kWh, e ainda menos com a bateria de 360 kWh. Para o novo modelo com uma autonomia de 600 km, a Volvo ainda não anunciou a capacidade da bateria, mas há uma boa hipótese de esta se aproximar dos 900 kWh, ou mesmo mais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Isuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia

Published

on

A Isuzu, representada em Portugal pela Astara, alcançou um marco histórico nas suas operações internacionais. A unidade de produção localizada na Tailândia, responsável pelo fabrico da pick-up D-MAX, atingiu o impressionante número de três milhões de unidades exportadas para 120 países, evidenciando a sólida implantação global da marca japonesa.


Desde 2002 dedicada à produção de pick-ups Isuzu para os mercados internacionais, esta fábrica produz não só a versão Diesel da D-MAX, como também a nova D-MAX EV, 100% elétrica, um modelo que assinala um passo decisivo na estratégia de eletrificação da marca.


O êxito da D-MAX reflete-se igualmente no seu desempenho comercial na Europa. Em 2024, o modelo registou um novo recorde de vendas, com 23.132 unidades comercializadas, representando um crescimento de 17% face ao ano anterior. Em Portugal, a D-MAX tem assegurado presença constante no top 3 do segmento, tendo mesmo liderado o mercado no último ano.


A Isuzu D-MAX construiu a sua reputação com base numa robustez e fiabilidade amplamente reconhecidas, tornando-se uma solução versátil tanto para trabalho como para lazer. A estas qualidades juntam-se um design moderno e apelativo, elevados níveis de conforto e sistemas de segurança preparados para enfrentar os desafios mais exigentes.

O modelo disponibiliza uma vasta gama de configurações, com opções de cabina simples, longa ou dupla, tração 4×2 ou 4×4, e três níveis de equipamento.

As versões a gasóleo recorrem ao consagrado motor 1.9 litros turbodiesel common rail, com 164 cv de potência e 360 Nm de binário máximo, associado a uma caixa manual de seis velocidades e em conformidade com as normas de emissões Euro 6d.

Já a D-MAX EV conta com um sistema de propulsão totalmente elétrico composto por uma bateria de 66,9 kWh e dois motores elétricos — um no eixo dianteiro, com 43 kW, e outro no eixo traseiro, com 97 kW — que asseguram uma potência combinada de 140 kW (188 cv) e um binário máximo de 325 Nm. Trata-se da primeira pick-up 100% elétrica disponível no mercado europeu a oferecer carga útil de uma tonelada, tração integral e capacidade de reboque até 3.500 kg.

Em termos de preços, a Isuzu D-MAX com motorização convencional está disponível a partir de 28.680 € + IVA, enquanto a versão elétrica tem um preço inicial de 66.900 € + IVA.

Continue Reading

Comerciais

Ford e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros

Published

on

A Ford e o Renault Group assinaram uma carta de intenções com vista a uma possível cooperação estratégica no desenvolvimento e na produção de novos veículos comerciais ligeiros (VCL) na Europa.

Num momento de profunda transformação do transporte profissional, as duas marcas procuram unir esforços para reforçar a sua posição num segmento-chave para a logística, o transporte urbano e a atividade empresarial.

A colaboração em estudo prevê o desenvolvimento conjunto de novos modelos, potencialmente produzidos em unidades industriais europeias, assente na partilha de plataformas e na otimização dos processos produtivos. O objetivo passa por reduzir custos de desenvolvimento, acelerar o lançamento de novos veículos no mercado e oferecer soluções mais ajustadas às necessidades de frotas e profissionais independentes, incluindo versões elétricas e de combustão adaptadas a utilizações urbanas e interurbanas.

A eventual parceria beneficia da forte experiência de ambas as marcas no segmento dos VCL, com a Ford a liderar o mercado europeu através de modelos como Transit, Custom e Courier, e a Renault a afirmar-se como especialista em veículos para empresas com propostas como Kangoo, Trafic e Master. A escala industrial e a rede europeia da Ford, aliadas ao know-how da Renault em produção flexível e soluções profissionais, poderão também facilitar o desenvolvimento de versões eletrificadas.

A carta de intenções agora assinada não tem caráter vinculativo, mas estabelece as bases para a análise de projetos industriais comuns, abrangendo todas as fases, do desenvolvimento à produção, com potencial para otimizar a cadeia de fornecimento e gerar impacto significativo no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros.

Continue Reading

Publicidade

Ultimas do Fórum

  • por KiianPT
    Que tipo de carros gostas? Mazda CX-5, Octavia, Superb, Karoq Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C...
  • por Tabby
    Bom dia, desde já agradeço a quem me possa ajudar com esta situação. Comprei em Novembro deste ano um smart fortwo coupe de 2019 com caixa...
  • por LinoMarques
    Afinal... está (quase) tudo bem! [:D] ​ ...
  • por cuica
    Parece que hoje à noite começa mais uma guerra: ...

Em aceleração