Kawasaki mostra a Ninja H2 SX HySE a hidrogénio – Motorguia
Ligue-se connosco

Motos

Kawasaki mostra a Ninja H2 SX HySE a hidrogénio

Published

on

O construtor japonês revelou ao mundo pela primeira vez o protótipo da Kawasaki Ninja H2 SX HySE, uma moto movida a hidrogénio.



A Kawasaki aproveitou a última edição da bem conhecida prova de resistência das 8 Horas de Suzuka para mostrar em circuito o protótipo da Ninja H2 SX HySE a hidrogénio. Esta moto utiliza o mesmo motor que as outras H2, mas este foi obviamente transformado para poder funcionar apenas a hidrogénio emitindo praticamente zero emissões pois dos escapes apenas sai água e algumas emissões que são meramente residuais.

Para perpetuar este importante momento a Kawasaki fez um vídeo que aqui lhe deixamos:

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Motos

FAMEL já tem investimento e vai mesmo regressar

Published

on

Já era conhecida a intenção de fazer renascer a marca nacional FAMEL, agora produzindo motociclos 100% elétricos, mas o renascimento da marca portuguesa estava a aguardar um investimento para poder arrancar definitivamente e agora esse investimento já existe.



A marca portuguesa FAMEL fundada em 1949 em Águeda vai mesmo regressar. Neste projeto de renascimento da marca foi aberta uma fase de investimento na qual já participou o fundo NOVUS, que é gerido pela Magnify Capital Partners, que em parceria com o Banco Português de Fomento investiu 2,45 milhões de euros. A este importante valor será ainda somada a participação de outras entidades privadas, por isso a soma total de investimento deverá ainda aumentar.

A nova FAMEL XF-17 será produzida em Anadia, zona onde a indústria de bicicletas tem uma forte implantação e que assim poderá permitir importantes parcerias de conhecimento técnico e fabrico de componentes. Neste particular a nova XF-17 será fabricada totalmente com componentes europeus sendo que cerca de 50% dos mesmos serão de produção nacional.

Joel Sousa, o CEO e co-fundador da FAMEL afirma que “a recuperação da FAMEL não é apenas sobre a produção de motos, é sobre reacender uma paixão e um legado. Com o renascimento da icónica XF-17, a FAMEL não só preserva a sua herança, como também se adapta à nova tendência de procura de soluções de mobilidade sustentáveis e eficientes”.

Continuar a ler

Motos

Miguel Oliveira pontua em São Marino

Published

on

A chuva baralhou os planos dos pilotos na corrida de domingo no circuito Marco Simoncelli, em São Marino, mas Miguel Oliveira conseguiu o 11º lugar somando mais 5 pontos no campeonato.



Após uma qualificação em que não foi além do 18º lugar na grelha de partida, o piloto de Almada só conseguiu chegar à 15ª posição na corrida Sprint de sábado que foi ganha por Jorge Martín com o seu principal rival na corrida pelo título, Francesco Bagnaia, a terminar no segundo lugar do pódio.

Já no domingo o aparecimento de chuva complicou a vida dos pilotos, mas Miguel Oliveira fez uma boa escolha de pneus para a sua Aprilia, o que lhe permitiu subir alguns lugares desde a 18ª posição em que partiu para a corrida, tendo terminado no 11ª posto. Marc Márquez na sua Ducati voltou a vencer depois do bom fim de semana em Aragão, com Bagnaia a repetir a segunda posição e Enea Bastianini a fechar o pódio.

Com estes resultados Jorge Martín continua na liderança do campeonato apesar de não ter pontuado na corrida de domingo e tem agora 312 pontos, mas a sua vantagem para Bagnaia diminuiu para apenas 7 pontos. Miguel Oliveira continua na 13ª posição, mas agora com 65 pontos.

Em função do cancelamento do Grande Prémio da Índia, a próxima prova voltará a ser neste circuito de Misano e terá lugar entre os dias 20 e 22 deste mês de setembro.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração