Fuso atualiza gama Canter com mais segurança e conforto – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Fuso atualiza gama Canter com mais segurança e conforto

Published

on

A gama de camiões ligeiros da Fuso, Canter e eCanter, recebeu uma atualização para melhorar a segurança e o conforto, além de ir ao encontro de novos requisitos legais.
Com o objetivo de cumprir o regulamento europeu GSR2 que entra em vigor no próximo dia 7 de julho, a Daimler Truck efetuou uma atualização profunda desta gama.



Assim, as versões com pesos brutos de 6000 kg, 7500 kg e 8550 kg passam a contar de série com vários dispositivos de segurança e conforto. A marca anuncia ainda que o interior da cabina foi totalmente redesenhado. A versão elétrica eCanter também recebe várias atualizações e passa a estar disponível em mais versões, aumentando a variedade de aplicações.


A atualização é reconhecível de imediato no interior da cabina, cujo design passa a ser baseado no da eCanter, transmitindo um visual moderno que integra novos equipamentos como o ecrã tátil de 6,95”. Conta com receção de rádio DAB+ e Apple CarPlay / Android Auto. O novo volante multifunções permite aceder às funcionalidades do novo painel de instrumentos LCD.

Contudo, a cabina, que conhece a primeira grande renovação desde 2011, mantém os seus argumentos de sempre: o isolamento acústico que assegura um baixo ruído no interior. Os condutores apreciam a excelente visibilidade, a baixa altura de entrada e a opção do degrau. O próprio depósito de combustível passa a ser feito de plástico robusto. As ferramentas de bordo passam a ser guardadas em caixas externas no chassis.

O Canter recebeu uma atualização profunda em termos de sistemas de segurança. Os sensores e câmaras adicionais combinados com um total de oito sistemas de segurança novos ou melhorados asseguram a proteção dos ocupantes e dos utilizadores da estrada em todas as direções do veículo.
Em comparação com o anterior, o Active Brake Assist (ABA) não só consegue detetar veículos em movimento ou parados e peões a atravessarem, mas também bicicletas e peões parados. O sistema de informação de ângulo morto reforça a proteção dos outros utilizadores nas proximidades do veículo. Quatro sensores “vigiam” a área envolvente, permitindo ao sistema detetar viaturas na zona de ângulo morto ou atrás. Caso isso suceda, o sistema emite um sinal acústico, enquanto um triângulo colorido no interior dos pilares do para-brisas proporcionam um alerta visual.

Para a frente, o Front Protection Assist pode proporcionar alertas visuais e acústicos a velocidades inferiores a 10 km/h se algum peão ou ciclista estiver diretamente à frente do veículo. O novo Fuso Canter também equipado de série com a função Attention Assist.
A dotação de série do Fuso Canter compreende ainda o Intelligent Speed Assistant que monitoriza a velocidade do veículo, apresenta o limite de velocidade e consegue alertar o condutor se for ultrapassado através de sinais visuais e acústicos.

No equipamento de série também está incluída a câmara traseira, o sistema de controlo da pressão dos pneus e a paragem de emergência, que ativa as luzes intermitentes em caso de uma travagem repentina a uma velocidade superior a 50 km/h.
Além destes sistemas de segurança, a versão elétrica da Canter irá receber outras inovações como o regulador ativo da velocidade de cruzeiro (ACC), que poderá ser controlado através do volante multifunções. No futuro, as luzes LED traseiras serão iluminadas sequencialmente quando o sinal de mudança de direção estiver ativado.

A oferta da eCanter também foi reforçada, tendo aumentado de 42 variantes para 46, graças à combinação de três configurações de bateria com várias distâncias entre-eixos. A este propósito, a Daimler Truck anuncia que a partir de março de 2025 estarão disponíveis novas configurações de chassis. Como a bateria de alta voltagem pode ser montada em diferentes posições de chassis passará a ser possível instalar superestruturas para gruas.
O novo Canter será produzido para os mercados europeus na fábrica do Tramagal a partir do final do verão de 2024.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Chama-se Maxus eTERRON 9 e é a segunda pick-up elétrica da marca chinesa

Published

on

No Salão Automóvel de Hanover, a Maxus apresentou o eTERRON 9, uma enorme pick-up 100% elétrica. Será lançada no mercado europeu até ao final do ano. Uma boa homenagem à Tesla, que não pode vender o seu Cybertruck na Europa…



A ofensiva já está em curso com veículos comerciais e agora tem um novo nome e um rosto: eTERRON 9. Por detrás desta designação tosca, esconde-se uma imponente pick-up de tamanho XXL, com 5,50 m de comprimento e com um visual americano. As linhas são quadradas, o capô enorme e a frente abrupta.

A assinatura luminosa LED enquadra uma grelha de radiador completa com o monograma da marca chinesa. A caixa de carga oferece uma carga útil de 620 kg, enquanto a bagageira (porta-bagagens dianteiro) oferece um volume de carga de 236 litros.

O interior é surpreendentemente requintado para um veículo deste calibre. O painel de instrumentos e ospainéis das portas são revestidos a pele, tal como os bancos. Um grande ecrã aloja a instrumentação digital e o sistema de infoentretenimento. O eTERRON 9 é também muito acolhedor, graças, nomeadamente, à sua modularidade bem pensada. Os bancos dianteiros (equipados com uma função de massagem) podem ser rebatidos para criar uma área de dormir de 170 cm!

Escondidos nas entranhas deste monstro estão 2 motores elétricos, um em cada eixo, para uma potência total de 442 CV. Esta potência é transmitida às 4 rodas, permitindo que o veículo acelere dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.


O eTERRON 9 dispõe ainda de um arsenal de caraterísticas técnicas que o ajudam a lidar com terrenos difíceis. Um total de 6 modos de condução tem um efeito direto na suspensão, direção, gestão da potência e do binário e recuperação de energia. O automóvel está equipado com uma enorme bateria de 102 kWh, o que lhe confere uma autonomia de 430 quilómetros no ciclo combinado WLTP.
A Maxus já confirmou que o eTERRON 9 chegará à Europa no final do ano, sem especificar se chegará a Portugal. Para já, a marca anunciou um preço base de 72.900 euros.

Continuar a ler

Comerciais

Scania Ibérica inicia testes com clientes do novo trator elétrico regional

Published

on

A Scania Ibérica, com diferentes clientes, começou a testar o seu trator elétrico a bateria (BEV) para aplicações regionais. O conjunto de veículos de 40 toneladas percorrerá um trajeto exigente entre Madrid e Saragoça, com declives significativos, onde demonstrará toda a sua eficácia e potência.



Sob o slogan: “New Energy para a sua empresa”, imensos clientes terão a oportunidade de experimentar em primeira mão as sensações proporcionadas pelo Scania BEV Regional em termos de potência e força, conforto e manobrabilidade.

“Estes testes têm por objetivo oferecer aos nossos clientes uma experiência real e em primeira mão de condução destes veículos, para que possam verificar pessoalmente a sua autonomia, potência e eficiência com plena carga e analisar a sua viabilidade para as suas respetivas empresas. Na Scania, mantemos um contacto próximo com os nossos clientes, compreendemos as suas necessidades e oferecemos uma solução de transporte completa e adaptada à sua empresa”, explicou Roberto San Felipe, Diretor Comercial de Camiões da Scania Ibérica.

Os testes tiveram início em setembro e prolongar-se-ão por vários meses, proporcionando a mais de 50 clientes a oportunidade de testarem o Scania BEV Regional. Todos os clientes interessados em eletrificar o seu transporte podem participar neste teste contactando a Área Comercial do seu concessionário Scania mais próximo.

O Scania BEV Regional ganhou diversos prémios desde o seu lançamento em junho de 2022. No início deste ano, foi galardoado com o prémio Camião Ecológico 2024 nos Prémios Nacionais de Transporte, organizados pelas revistas Transporte 3 e Viajeros (Grupo Editec).

A nível internacional, na Alemanha, a Scania recebeu o prémio “European Transport Award” (Premio Europeu do Transporte) na categoria de “Electrified Trucks” (Camiões Elétricos), pelas suas realizações em matéria de sustentabilidade. De acordo com o organizador, a editora Huss-Verlag de Munique e a revista Transport, os camiões Scania destacam-se como um produto amigo do ambiente, socialmente responsável e economicamente bem-sucedido. O júri, composto por cinco membros, representa os meios de comunicação social, o meio académico e as autoridades federais. 

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Filipeleite221
    Boas a todos mais um tópico e mais um pedido de ajuda, o carro veio da oficina onde foi reparado junta da colassa, kit distribuição e taco da...
  • por Filipeleite221
    Pessoal ando mesmo com azar nos carros, a ver se consigo explicar. A minha Marea, ao fazer uma curva e endireitar antes o volante ia ao centro quase...
  • por pickup4
    Boa noite, gostaria de saber a vossa opinião sobre as pick ups ISUZU d´max 1.9 de 2019 e a VW amarok 2.0 tdI de 2016 versões básicas de...
  • por SilverCoconut
    Bom dia a todos, Estou a pensar em ir a Castelo Branco no próximo fim-de-semana no meu carro e estive a ver o trajecto por alto no Google Maps,...

Em aceleração