Comerciais
MAN lança Lion’s City E em Portugal

Num esforço contínuo e permanente para promover a sustentabilidade e a mobilidade zero emissões, a MAN Truck & Bus Portugal anuncia com entusiasmo a chegada a Portugal do MAN Lion’s City E, o seu autocarro urbano 100% elétrico.
Este autocarro, impulsionado por tecnologia de vanguarda, é parte integrante dos esforços da MAN Truck & Bus para reduzir a pegada de carbono e promover um transporte ecológico e eficiente.
Chegado a Portugal, o eBus irá ser o protagonista de uma tour única em Portugal, a Electrifying Portugal, para uma apresentação personalizada. Este evento exclusivo proporcionará aos clientes a oportunidade de conhecerem em primeira mão as características inovadoras e o compromisso com a sustentabilidade, deste veículo revolucionário.

Electrifying Portugal oferecerá uma experiência imersiva, permitindo aos clientes explorarem o MAN Lion’s City E, conhecer as suas funcionalidades e experimentarem o conforto ímpar que proporciona.
Especialistas estarão disponíveis para fornecer apresentações técnicas detalhadas sobre a tecnologia da mobilidade elétrica, a infraestrutura de carregamento e outros detalhes inovadores do autocarro totalmente elétrico.
O MAN Lion’s City E estará disponível também para demonstrações práticas e exibir a sua eficiência e desempenho ao vivo, destacando os benefícios de um autocarro alimentado por uma fonte de energia totalmente elétrica e que contribui para a redução das emissões de carbono e para a transição para um sistema de transporte mais sustentável.
O autocarro percorrerá rotas estratégicas, conetando diversas cidades e localidades em todo o país, facilitando a mobilidade e incentivando o uso do transporte público. Os passageiros desfrutarão de um ambiente confortável e inovador, com comodidades modernas e conectividade para tornar a experiência da viagem ainda mais agradável.
A MAN completou a sua nova geração de autocarros urbanos com o MAN Lion’s City E totalmente elétrico. A produção em série da versão solo de 12 metros começou em outubro de 2020 na fábrica polaca da MAN em Starachowice. O autocarro 100% elétrico Lion’s City 18 E entrou em produção em série em abril de 2021. Este último oferece espaço para até 130 passageiros, o autocarro solo para até 88 passageiros. Em termos de unidade, a MAN conta com um motor central no eixo traseiro no seu eBus, ou dois motores centrais no segundo e terceiro eixos no autocarro articulado, o que beneficia o desempenho de condução. A energia para a cadeia cinemática totalmente elétrica vem das baterias no teto do veículo. Os autocarros elétricos oferecem um alcance de até 350 quilómetros em condições favoráveis durante toda a vida útil das baterias.
Comerciais
Mercedes-Benz reedita conceito Pony Express mas em versão elétrica

Inspirado no lendário Pony Express, a Mercedes-Benz Trucks, em parceria com a empresa de tecnologia MANSIO, deu início a um projeto-piloto que promete redefinir a eficiência no transporte rodoviário de cargas.
A proposta é ousada, mas bem fundamentada: efetuar a troca de reboques entre camiões em pontos estratégicos visando a redução do tempo ocioso dos veículos, o aumento da produtividade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos motoristas.

Em contraste com o serviço original americano de 1860, que utilizava cavaleiros para transportar a correspondência do Missouri até à Califórnia, passando a carga de mão em mão para reduzir o tempo de entrega, o novo sistema foca-se na otimização da utilização de camiões.
Em vez de longas viagens com um único condutor, o novo “Pony Express” europeu permite que os motoristas troquem apenas os reboques a meio do caminho. Desta forma, cada pessoa pode regressar ao seu ponto de partida de forma mais célere, o que permite que o camião seja utilizado para uma nova viagem e que o condutor descanse em casa no final do seu turno.
O projeto é orientado pelo software da MANSIO, concebido para gerir de forma integrada as operações de troca de cargas entre empresas. A plataforma permite a sincronização precisa dos encontros por meio de dados partilhados em tempo real, como a localização dos veículos, as rotas previstas, o estado da bateria dos camiões elétricos e os prazos de entrega.

A precisão cirúrgica desta troca coordenada é garantida pela integração de sistemas e pelo elevado nível de digitalização. O objetivo consiste em garantir que nenhum camião espere pelo outro. A troca deve ser fluida e cronometrada, como se de uma corrida de revezamento se tratasse”, reforça Gaissert.
O projeto piloto teve início nesta primavera e está previsto que tenha a duração de seis meses. O trajeto coberto estende-se de Mannheim a Leipzig, com cerca de 1.000 quilómetros percorridos por dia numa operação de ida e volta. Os protagonistas desta jornada são o eActros 600, um camião elétrico de última geração, e o Actros L, um modelo a diesel de alta eficiência.
A substituição dos reboques é efetuada num ponto pré-definido, localizado aproximadamente a metade do percurso, onde os dois veículos pesados se encontram. O eActros 600 é carregado na fábrica da Mercedes-Benz em Mannheim e no centro de distribuição da Milence em Hermsdorfer Kreuz, um hub operado pela Milence — uma joint venture da qual a Daimler Truck é uma das acionistas.
A abordagem em questão visa contribuir para um sistema de transporte mais sustentável, que permita um melhor aproveitamento dos recursos e minimize o desgaste dos motoristas. Com jornadas mais previsíveis e a possibilidade de regressar a casa no mesmo dia, este modelo representa também uma resposta direta à crescente escassez de profissionais no setor.
De salientar que a MANSIO, é uma empresa sediada em Aachen, tem como missão transformar o setor logístico, tornando-o mais seguro, eficiente e ecológico. A empresa visa também promover condições de trabalho dignas para os motoristas.
Com esta iniciativa, a Mercedes-Benz Trucks e os seus parceiros não se limitam a atualizar uma estratégia de entrega obsoleta; estão a redefinir o futuro do transporte de mercadorias.
Comerciais
Mercedes-Benz lança a aplicação Trucks Remote 3.0

A Mercedes-Benz Trucks apresentou oficialmente a sua nova aplicação móvel Trucks Remote 3.0, uma ferramenta digital inovadora que conecta os motoristas aos seus camiões de forma eficiente e em tempo real. Esta aplicação marca um novo marco na digitalização do transporte de carga, oferecendo acesso instantâneo a funções essenciais do veículo diretamente a partir de um smartphone.
A aplicação Mercedes-Benz Trucks Remote 3.0 foi concebida para facilitar o trabalho diário dos motoristas, especialmente no transporte nacional e internacional de longa distância. A aplicação permite monitorizar funções críticas do camião, como a pressão dos pneus, o fornecimento de ar comprimido, a quilometragem e, em breve, os níveis de combustível e AdBlue em camiões com motor convencional.
No caso do camião elétrico eActros 600, a aplicação fornece informações em tempo real sobre o estado de carga da bateria, a autonomia restante e o tempo estimado até atingir o nível de carga desejado. Além disso, graças às notificações push, os motoristas podem saber instantaneamente quando um processo de carregamento é iniciado, interrompido ou concluído.
A aplicação já é compatível com o Mercedes-Benz eActros 600 e espera-se que, a partir do verão de 2025, também esteja disponível para os novos Actros L e Arocs. A sua utilização requer um contrato ativo com a TruckLive e que o camião esteja equipado com o sistema Multimedia Cockpit Interactive 2 e o Truck Data Centre 8.
O emparelhamento entre o camião e o smartphone é feito de forma simples através de um código QR gerado automaticamente a partir do sistema multimédia, eliminando a necessidade de introduzir palavras-passe. Além disso, se vários condutores partilharem o mesmo veículo, a aplicação permite alternar rapidamente entre perfis graças à função «Desligar» ou através de um cartão de condutor individual.
Entre as funções adicionais já disponíveis, os motoristas podem verificar o estado das portas, janelas e sistema de fecho do camião, o que proporciona uma segurança extra durante as pausas. A marca alemã confirmou que continuará a incorporar novas funcionalidades ao longo do ano.
O Mercedes-Benz Trucks Remote 3.0 está disponível para download na Apple Store e na Google Play Store para dispositivos com iOS 15 ou Android 9 e superior.
-
Motos6 dias ago
Oliveira quase nos pontos em Silverstone
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos
-
Comerciais2 semanas ago
Scania apresenta novo motor Super 11
-
Notícias2 semanas ago
Renault 4 Savane poderá ser futuro SUV 4×4
-
Manutenção Motos1 semana ago
As ferramentas úteis para a sua viagem de moto
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Skoda Superb (2015-2019)
-
Notícias2 semanas ago
O primeiro De Tomaso P72 ganhou vida
-
Notícias1 semana ago
BMW mostra teaser de novo concept