Novos
Sofra menos com o calor no carro
Published
1 ano anteson
By
Pedro GriloA época do verão é aquela em que mais se sofre com o calor no automóvel, por isso aqui lhe deixamos meia-dúzia de dicas úteis para conseguir lidar melhor com o calor e amenizar o desconforto das altas temperaturas.
Proteja o automóvel
O primeiro passo para evitar sofrer demasiado com, o calor no seu carro é protegê-lo do sol. Tente sempre estacionar num local com sombra, evitando a luz direta do sol. Não se esqueça também de utilizar um para-sol no vidro dianteiro e se possível outro no vidro traseiro. Estes elementos protetores além de reduzirem a temperatura a bordo, também minimizar o efeito do sol nos vários plásticos e elementos do interior. Com o para-sol colocado já não se “queimará” tanto quando tocar no volante ou na alavanca da caixa de velocidades.
Escolha bem o vestuário
Se tiver de se fazer à estrada em plenas horas de calor, não use roupa justa ou apertada. Escolha roupa confortável e de preferência de cores claras. As cores escuras e o sol direto são uma combinação que rapidamente causam desconforto. Em linguagem mais corrente, conduzir “com o sol de chapa” e vestido de preto não é uma boa opção.
Programe as suas deslocações
Nem sempre é possível programar muito as deslocações de carro, mas se for possível, então evite circular nas as horas de maior calor, em especial entre as 14 horas e as 16 horas. Apesar de estas não serem as horas mais quentes do sol, são aquelas onde o efeito deste no solo ou nas habitações faz com que também “emanem calor” criando um ambiente mais quente em torno do veículo e consequentemente aumentando a sua temperatura.
Areje e refresque o carro
Antes de entrar no carro abra os vidros, ligue a ventilação no máximo para extrair o ar quente das condutas e só então ligue o ar condicionado. Desta forma consegue refrescar o habitáculo e não sobrecarrega o sistema de ar condicionado pois não o obriga a um esforço suplementar para eliminar o ar quente das condutas.
Use bem o ar condicionado
Em viagem não aponte as saídas de ventilação diretamente para si. Não é saudável e não é tão eficaz como se as apontar para o tejadilho onde o ar fresco vai propagar-se de forma mais eficiente.
Cuidado com a hidratação
Não se esqueça de se hidratar com frequência. O calor leva à perda de líquidos, por isso convém repor os níveis no seu corpo. Naturalmente deve ter cuidados redobrados se viajar com idosos, crianças ou animais.
Também pode gostar
Um automóvel novo é sempre uma nova experiência e para tirar maior proveito dela e criar uma melhor habituação ao seu novo companheiro de estrada aqui lhe deixamos algumas dicas.
Uma das coisas que todos apreciam é “aquele cheirinho a carro novo”, algo que também reflete o entusiasmo de quem compra um modelo com zero quilómetros, mas esse entusiasmo estende-se também quando se compra um modelo usado. Além do entusiasmo que é comum em ambos os casos, a novidade também é um elemento que deve ser levado em linha de conta. As dimensões, os comandos, ou as reações deste modelo que foi agora adquirido serão certamente diferentes das do modelo anterior.
Por isso alguns passos simples irão ajudar a que a habituação seja mais rápida e que se sinta mais à vontade com o novo automóvel:
1 – Familiarize-se com os comandos
Ainda antes de sair para a estrada explore o interior do seu carro. Comece por ajustar a sua posição de condução ideal e assim descobrir quais as regulações disponíveis no banco e qual a amplitude das mesmas. Verifique o volante, os comandos dos piscas, do limpa para-brisas, as luzes, o ar condicionado, o sistema de rádio e de informação, o computador de bordo, etc. Comece o processo de “aprendizagem”, tanto do que o seu carro novo tem para oferecer, como da forma com que pode usufruir e comandar as suas funcionalidades.
2 – Analise as reações
Uma vez na estrada analise bem as reações do seu carro novo. Como respondem os travões, se são progressivos, ou mais intensos; como é a direção, se é muito leve e desmultiplicada, ou qual o diâmetro de viragem para ter uma melhor ideia quando tiver de fazer manobras; qual é a resposta do motor às solicitações do acelerador; de que forma a embraiagem e a caixa de velocidades são suaves; teste onde está o ponto de embraiagem e habitue-se a ele; veja se o carro tem boa visibilidade ou se tem uns pilares muito volumosos que obriguem a ter mais cuidado com os ângulos mortos. No fundo esteja atento em cada situação de condução com que normalmente nos deparamos na estrada e assimile como respondeu o automóvel às suas “ordens”.
3 – Cuidado com as manobras
Está num carro novo e por isso é bem possível que haja fatores novos a ter em linha de conta quando faz uma manobra tão rotineira como estacionar, ou fazer marcha atrás, por exemplo. Considere as dimensões do novo carro. Não tenha problemas em sair e ver se o estacionamento deixou o carro a uma boa distância dos outros veículos. Com isso ganha também uma maior consciência do volume do seu carro e de como a visibilidade lhe permite ter a noção correta desse mesmo volume. Por falar em visibilidade esteja atento onde estão os ângulos mortos do seu novo veículo. Se os pilares dianteiros ou traseiros são muito volumosos e com isso reduzem a visão e a perceção dos elementos que o rodeiam. Se tiver sensores de estacionamento faça testes para ver a relação entre os avisos sonoros e a distância real para o objeto que está atrás.
4 – Domine as novas tecnologias
Nos modelos atuais e mais recentes as evoluções tecnológicas em termos de infoentretenimento e também de segurança têm acontecido a um ritmo vertiginoso. Por isso nunca é tempo perdido aprender a dominar as novas funcionalidades que o seu veículo oferece, seja na conectividade, no sistema de navegação, no rádio, ou na informação sobre o estado do carro, entre outros. Descubra o que ele faz e como o faz. Por vezes a ergonomia de alguns modelos não é a melhor e por isso convém habituar-se bem a alguns comandos que podem não ser tão intuitivos de assimilar. Desta forma reduz a necessidade de retirar a sua atenção da estrada para comandar certas funções no seu automóvel.
5 – Usufrua do novo carro
Depois de algum tempo de habituação chega o momento de usufruir do novo carro, de perceber e sentir como trava, como acelera, como curva, como leva a sua bagagem. Ao sentir-se “bem” e positivo no seu automóvel vai estar mais “ligado” a ele e isso faz com que você se aperceba melhor das reações e saiba mais intuitivamente o que fazer. Essa ligação pode ser determinante em termos de segurança, pois num contratempo o condutor estará mais atento ao que o rodeia e ao que fazer do que atrapalhado a tentar controlar o carro por não dominar os seus comandos. Perante uma situação de perigo, o condutor que conheça bem o seu carro reage de forma instintiva no que diz respeito ao controlo do mesmo e a sua atenção fica focada nos eventuais perigos que terá de evitar.
Na esmagadora maioria das vezes a preocupação principal ao estacionar é mesmo encontrar um simples lugar onde caiba o carro, mas há alguns cuidados que deve ter para garantir uma melhor segurança para si e para o seu veículo.
Os principais riscos para si e o seu veículo que deve considerar quando estaciona podem, de uma forma simplista, ser divididos em dois grupos principais: os possíveis danos e os possíveis roubos. Os danos podem ser intencionais, acidentais ou por efeito da natureza e os furtos podem ser de bens pessoais, de objetos ou do próprio veículo. Por isso, para minimizar o risco de qualquer uma destas situações acontecer, o condutor deve prestar atenção a alguns fatores quando estaciona.
Local iluminado
Durante a noite sempre que possível escolha um local iluminado para estacionar o seu automóvel. Caso estacione na rua, tente fazê-lo o mais perto possível de um poste de iluminação. Um veículo estacionado num local com boa luz é menos “apetitoso” para potenciais furtos do que se estiver num canto escuro da rua.
Boa visibilidade
Tanto de dia como de noite é conveniente que o automóvel esteja bem visível. Primeiro porque é menos atrativo para eventuais furtos e depois porque também é uma forma de evitar alguns acidentes como uma ligeira raspadela na chapa ou um espelho partido.
Atenção às esquinas ou às passadeiras
Evite estacionar perto de esquinas. Uma manobra menos bem conseguida por parte de um veículo pesado, por exemplo, pode ter consequências inesperadas na chapa do seu carro. Já em relação às passadeiras, como são zonas de muita passagem de peões também pode acontecer um toque ou uma raspadela causada por algum peão mais distraído… ou menos “sóbrio”.
Cuidado com as árvores
Nos dias mais quentes e soalheiros do verão, estacionar à sombra de uma árvore é uma excelente solução pois além de minimizar o aumento da temperatura no habitáculo também evita que a pintura seja “queimada” pelo sol. Contudo na estação “oposta”, no inverno pode ser um problema. Em dias mais complicados em termos climatéricos pode correr o risco do seu veículo sofrer com uma queda de árvore e mesmo que tenho um seguro que cubra essa situação, não se livra das complicações causadas por este infortúnio.
Escolha bem o lugar no parque
Se for estacionar num parque coberto, como nas grandes superfícies comerciais, por exemplo, escolha bem o lugar. Não deixe o carro demasiado isolado pois assim facilita a tarefa de quem o queira assaltar pois há menos gente perto. Se possível escolha um lugar junto a um pilar, pelo menos um dos lados do seu automóvel fica “imune” a pancadas das portas de quem está estacionado ao seu lado.
Veja bem a sinalização
Confirme se o lugar onde vai estacionar é “legal”. Por vezes pode acontecer chegar ao pé do local onde estacionou e o seu carro não estar lá e isso acontecer porque, ao estar mal estacionado, ele foi rebocado pelas forças da autoridade e não porque tenha sido roubado. Por isso é melhor evitar a multa e também o susto, estacione de forma legal.
A história do BMW M3 resumida em vídeo
FIAT Professional inicia a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa
Lego acelera com uma Ducati Panigale V4
Alfa Romeo 33 Stradale faz 333 km/h no circuito de Nardò
Como se habituar ao seu carro novo em cinco passos
Renault Trucks E-Tech T aumenta autonomia para 600 km em 2025
Querida, deixei cair o Lamborghini!
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
A história do BMW M3 resumida em vídeo
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
Estas são as datas-chave para a atualização dos tacógrafos
Valtteri Bottas testou o Alfa Romeo 33 Stradale
Jaguar Type 00, o primeiro da nova era
Fábrica de produção de baterias da MAN Truck & Bus foi inaugurada
Motociclistas na Assembleia
Querida, deixei cair o Lamborghini!
Frota da Primafrio ganha novas unidades Volvo FH Aero
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por LinoMarquesParlamento aprova fim da lei de inspeção e universalização de acesso de motociclos às faixas BUS...
- por AyresBoa noite a todos. Tenho este carro em vista. ...
- por CcorreiaUltimamente tenho (temos ?) sido inundados cada vez mais com dinheiro fácil de investir e com rentabilidades altas. Claro que nas redes sociais...
- por AJ2005Boas, Alguém me sabe dizer se atualmente o valor do ouro está alto o suficiente que esteja "bom" para vender ouro usado? Obg
Em aceleração
- Avaliações Usados2 semanas antes
Ford Mustang Mach-E (2020-…)
- Notícias2 semanas antes
Jaguar reinventa-se
- Notícias2 semanas antes
Jeep Wrangler homenageia o Willys original
- Notícias1 semana antes
Alfa Romeo Junior Ibrida já está disponível e já tem preço
- Notícias2 semanas antes
Hyundai apresentou o IONIQ 9
- Comerciais2 semanas antes
Cepsa transforma-se em Moeve
- Curiosidades1 semana antes
A história do BMW M3 resumida em vídeo
- Comerciais1 semana antes
FIAT Professional inicia a produção do E-Ducato na fábrica de Atessa