Comerciais
Motor híbrido Scania estreia-se em carro de bombeiros do aeroporto
A solução híbrida da Scania desenvolvida para fins industriais e marítimos é perfeita para carros de bombeiros de aeroportos (ARFF).

Em conjunto com o fabricante de chassis Titan Spezialfahrzeugbau GmbH, a Albert Ziegler GmbH pode agora fornecer soluções que permitem uma condução sem emissões nos aeroportos e respetivas imediações. A associação de energia diesel-elétrica reduz o tempo de resposta a acidentes no local, excedendo os requisitos rigorosos da indústria aeronáutica e reduzindo as emissões.
Os requisitos dos corpos de bombeiros e dos aeroportos de todo o mundo têm não só de ter uma resposta rápida e acelerada em caso de emergência, como também estão a mudar em conformidade com os princípios de sustentabilidade. Isto inclui a descarbonização e a redução de emissões de veículos e outros equipamentos de apoio no terreno e tem suscitado alternativas ambientalmente conscientes. Isto constitui um apelo para o fabricante de chassis Titan, com sede na Alemanha, o primeiro cliente da Scania para esta configuração híbrida de carros de bombeiros de aeroportos. A Titan vai utilizá-la na sua nova série de chassis T-39 6×6-H ARFF.
A solução híbrida
A solução da Scania permite que o veículo funcione praticamente em todos os tipos de operações diárias sem emissões de eletricidade. Isto não só diminui as emissões, como também melhora a vida das pessoas que trabalham na área. O próprio motor de combustão é aprovado para o HVO (óleo vegetal hidrotratado), algo que reduz as emissões ao mínimo.
A solução híbrida da Scania vai também melhorar diversas características do produto do veículo. Numa situação de emergência, trata-se de chegar ao incidente o mais rápido e com a maior segurança possível. Esta solução resultou que o tempo de aceleração atingisse um novo nível para este tipo de veículo. O camião híbrido tem 770 CV de um motor de combustão V8 de 16 litros Scania em associação a um motor elétrico de 380 CV. Isto confere ao híbrido um total máximo de 1.150 CV.
Comerciais
Volkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono
A Volkswagen Veículos Comerciais está a caminhar para uma produção 100% neutra em carbono até 2040, graças à utilização de eletricidade verde, energia solar e calor sustentável proveniente de biomassa nas suas fábricas.
A sustentabilidade tornou-se um objetivo estratégico para a indústria automóvel. A Volkswagen Veículos Comerciais está empenhada numa transformação real, concentrando-se na produção neutra em carbono em todas as suas fábricas até 2040. Energia limpa, tecnologias renováveis e colaborações regionais estão a abrir caminho.
Desde janeiro de 2025 que a fábrica de Hannover opera exclusivamente com eletricidade proveniente de fontes renováveis. As fábricas polacas em Poznań e Września já o faziam desde 2019. Esta transição energética é um dos principais motores para a redução das emissões e a conservação dos recursos.
Em setembro de 2024, a central de Września atingiu um marco significativo: começou a operar com energia solar no local, graças a uma instalação fotovoltaica com 31.000 módulos e uma capacidade de 18,3 megawatts. Este sistema cobre, em média, 25% da procura anual de eletricidade, estando já a ser planeadas novas expansões.
A estratégia de sustentabilidade da Volkswagen Veículos Comerciais não se limita a ações isoladas, mas é parte integrante da sua cultura empresarial. Steffen Reiche, membro do Conselho de Administração responsável pela Produção e Logística, explica:
“A sustentabilidade não é um objetivo a curto prazo, mas um compromisso contínuo. Com a energia verde, o nosso próprio sistema fotovoltaico e projetos como a central de biomassa em Hanover, evitaremos a emissão de mais de 100.000 toneladas de CO₂ este ano.”
Petra Schreiber, Diretora de Assuntos Públicos e Sustentabilidade, sublinha: “Procuramos um equilíbrio entre a responsabilidade ambiental, a solidez económica e o compromisso social. O nosso objetivo é claro: alcançar a produção neutra em carbono até 2040.”
Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Motos2 semanas agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
-
Notícias1 semana agoNeste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
-
Curiosidades1 semana agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
-
Comerciais2 semanas agoFord e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros
