Desde o início do conflito na Ucrânia que o mundo se mobilizou para auxiliar o povo ucraniano e uma das formas foi o fornecimento de veículos 4×4 das mais variadas origens para equipar as forças armadas ucranianas.
Além de doações, nasceram também algumas organizações como a Car4Ukraine que se encarregam de comprar modelos usados nos mercados europeus, adaptá-los para as necessidades do esforço militar e enviá-los para a Ucrânia.
Claro que as pick-ups da Mazda, Mistubishi, Nissan ou Toyota estão entre os modelos preferidos e com o avançar do conflito a experiência no terreno ditou que os modelos oriundos do Reino Unido são especialmente apreciados.
Na frente de combate as pick-ups britânicas revelaram uma vantagem fulcral: o seu volante do lado direito. Este facto já salvou a vida a muitos condutores pois os snipers russos apontam ao lugar “tradicional” do condutor naquela região que é o esquerdo. Por isso conduzir no lado direito do habitáculo revelou-se uma vantagem determinante pois um disparo de um sniper até pode atingir o passageiro, que neste caso vai no lado esquerdo, mas não imobiliza o veículo por atingir o seu condutor.
Além disso, o mercado britânico oferece modelos relativamente baratos, por terem sido muito usados nas quintas e estarem muito “batidos” devido à sua função de apoio ao trabalho agrícola, mas com a mecânica sã e fiável. Uma vez revistos e adaptados eles têm-se revelado uma mais valia para as forças armadas ucranianas.