Saltar para o conteúdo
Agora Um Toyota Corolla reconstruido por um curioso
Publicidade
Notícias

Pick-ups britânicas enganam snipers russos na Ucrânia

Pick-ups britânicas enganam snipers russos na Ucrânia

Desde o início do conflito na Ucrânia que o mundo se mobilizou para auxiliar o povo ucraniano e uma das formas foi o fornecimento de veículos 4×4 das mais variadas origens para equipar as forças armadas ucranianas.



Além de doações, nasceram também algumas organizações como a Car4Ukraine que se encarregam de comprar modelos usados nos mercados europeus, adaptá-los para as necessidades do esforço militar e enviá-los para a Ucrânia.

Publicidade

Claro que as pick-ups da Mazda, Mistubishi, Nissan ou Toyota estão entre os modelos preferidos e com o avançar do conflito a experiência no terreno ditou que os modelos oriundos do Reino Unido são especialmente apreciados.

Na frente de combate as pick-ups britânicas revelaram uma vantagem fulcral: o seu volante do lado direito. Este facto já salvou a vida a muitos condutores pois os snipers russos apontam ao lugar “tradicional” do condutor naquela região que é o esquerdo. Por isso conduzir no lado direito do habitáculo revelou-se uma vantagem determinante pois um disparo de um sniper até pode atingir o passageiro, que neste caso vai no lado esquerdo, mas não imobiliza o veículo por atingir o seu condutor.

Além disso, o mercado britânico oferece modelos relativamente baratos, por terem sido muito usados nas quintas e estarem muito “batidos” devido à sua função de apoio ao trabalho agrícola, mas com a mecânica sã e fiável. Uma vez revistos e adaptados eles têm-se revelado uma mais valia para as forças armadas ucranianas.

O autor

Pedro Grilo

Com cerca de 20 anos no jornalismo motorizado Pedro Grilo passou mais de metade da sua carreira ligado aos automóveis. Licenciado em Comunicação Empresarial colaborou com praticamente todos os nomes da imprensa especializada do sector automóvel.

Ver todos os artigos