Comerciais
Tigrotto e Leoncino são duas séries especiais da Iveco Daily

O Tigrotto ganha novamente vida na Daily 4×4, um veículo único no segmento, um verdadeiro todo-o-terreno com a extrema versatilidade de um veículo comercial ligeiro profissional. Nenhum destino está fora do seu alcance, com uma escolha de versões on-road e off-road até 7,0 toneladas de peso bruto, carga útil até aos 4.300 kg e um comprimento da carroçaria até aos 5,0 metros.

Com o seu motor de 3,0 litros com 180 cv e caixa automática de 8 velocidades, a DAILY 4X4 Tigrotto proporciona um desempenho potente e uma condução de nível superior.
Esta edição especial recorre aos valores fundamentais e características de estilo do Tigrotto original: um veículo destemido, tal como o “tigre” subjacente à sua denominação, a Tigrotto Daily 4×4 usa orgulhosamente a sua vocação para o mundo do todo-o-terreno. A carroçaria preta e vermelha de dois tons realça a robustez do veículo.

A edição especial Tigrotto mantém a cor vermelha do conjunto, uma marca distintiva da produção original da IVECO. O painel de instrumentos, na mesma cor da carroçaria e dotada de elementos vintage, confere ao veículo uma imagem e uma sensação de elevada qualidade, solução que também irá apelar aos mercados das autocaravanas e dos veículos de lazer. A assinatura da Tigrotto original na grelha acentua, ainda mais, a ligação da Edição Especial do modelo às suas raízes. Numa configuração ligeiramente simplificada, em comparação com os furgões em exposição no IAA, a Tigrotto Daily 4×4 Special Edition estará disponível para encomenda em setembro deste ano, em versões furgão e chassis cabina.
A edição especial Leoncino reinventa o seu legado icónico para o futuro. Partilha as funcionalidades avançadas de mobilidade elétrica da eDAILY, o novíssimo veículo IVECO de emissões zero e único LCV elétrico a oferecer até 20 m3 de volume de carga, até 4,6 toneladas de carga útil e até 3,5 toneladas de capacidade de reboque. Apresenta a habitual solução body-on-frame do furgão eDAILY: com uma distância entre eixos de 4.100 mm e até 3 baterias de 111 kWh, pode atingir um desempenho idêntico ao da equivalente versão Diesel, com uma autonomia até 400 km em ciclo urbano.

O Leoncino está equipado com os serviços de conectividade de vanguarda da IVECO, acessíveis através do portal IVECO ON, serviços digitais como o IVECO Driver Pal, bem como novas funcionalidades desenvolvidas para ajudar os proprietários da eDAILY a gerir a sua frota de forma eficiente e proporcionar aos motoristas uma total paz de espírito.
O estilo lúdico do Leoncino foi concebido para celebrar a condução inovadora do novo veículo e as suas funcionalidades líderes na classe. A carroçaria de dois tons inspira-se nas cores do passado, com a tonalidade vintage azul-esverdeado a desvanecer-se para uma cor cremosa. O toque automóvel das saias laterais, juntamente com as letras “Leoncino” e o efeito swoosh na lateral, transmitem o dinamismo do veículo.

O design do interior da cabina utiliza elementos de estilo do passado para criar um ambiente luminoso e cheio de cores vibrantes. Os detalhes de cor na zona dos faróis de nevoeiro e as jantes de liga leve conferem um toque de estilo. A edição especial Leoncino combina a sensação das novas energias com um veículo icónico do passado, dando um salto para o futuro com a agilidade do seu homónimo, o “leão”.
As encomendas para o furgão Leoncino eDAILY Special Edition serão abertas em dezembro de 2022.

Comerciais
Renault Trucks Oxygen é a nova aposta elétrica

A Renaut Trucks ainda está a testar o projeto Oxygen, pequeno camião elétrico ideal para rolar dentro da cidade e do perímetro urbano.
Esta versão, equipada com uma caixa frigorífica, concebida em parceria com a cadeia de supermercados Jumbo e a SVZ, começará a ser testada em outubro de 2024 em Amesterdão, com o apoio da filial holandesa da Renault Trucks.

Neste contexto, o construtor e os seus parceiros, conscientes da importância de limitar o seu impacto ambiental, combinaram os seus conhecimentos para traduzir as necessidades da logística urbana e desenvolver um novo camião urbano elétrico experimental de 26 toneladas, capaz de operar nas zonas de emissões zero holandesas. Desde 1 de janeiro de 2025, os municípios neerlandeses poderão designar zonas de emissões zero, nas quais só se pode entrar com um veículo de emissões zero, a fim de reduzir as emissões de CO2 nas zonas urbanas. Contrariamente à primeira experiência com a Geodis para a distribuição de produtos secos, esta nova etapa permitirá efetuar entregas refrigeradas em silêncio, sem emissões poluentes e com toda a segurança para os outros utentes da estrada, desde o armazém até ao supermercado Jumbo, no coração de Amesterdão, durante o período experimental de seis meses.

O protótipo do camião foi construído na fábrica da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, a primeira fábrica europeia a produzir camiões eléctricos em série a partir de 2020.
O Oxygen é um veículo concebido especificamente para a cidade, combinando segurança, conforto e modernidade:
- Visibilidade e segurança melhoradas: o Oxygen possui uma cabina de entrada baixa e um grande para-brisas que proporciona ao condutor uma excelente visibilidade direta à altura dos utentes da estrada. Múltiplas câmaras substituem os espelhos, oferecendo uma visão de 360°, com melhorias significativas na visibilidade traseira e permitindo a deteção de peões e utentes vulneráveis da estrada em ângulos mortos.
- Conforto e segurança do condutor: Foi instalada uma porta deslizante do lado do passageiro, evitando os riscos associados à abertura de uma porta tradicional. O condutor pode entrar e sair do veículo de ambos os lados. Além disso, a entrada e a saída da cabina são mais fáceis devido à baixa altura de acesso.
- Perfeita conservação dos produtos transportados: O veículo está equipado com uma carroçaria isotérmica com temperatura controlada, adequada para o transporte de 25 carrinhos de supermercado.
- Integração na paisagem urbana: As linhas exteriores do camião e o interior da cabina foram completamente redesenhados, privilegiando o conforto do condutor e a integração no ambiente urbano.

Comerciais
Nova geração DAF agora também alimentada por biodiesel B100

Para transportadores que pretendam passar a utilizar biodiesel B100, a nova geração DAF XF, XG e XG+ pode agora também ser fornecida com um motor PACCAR MX-13 especialmente desenvolvido para este combustível. Esta nova fonte de alimentação está disponível para tratores e rígidos.
O biodiesel B100, também conhecido como biodiesel FAME (ésteres metílicos de ácidos gordos) ou RME (ésteres metílicos de colza), é um combustível inteiramente produzido a partir de óleos vegetais e gorduras renováveis. O B100 reduz as emissões de CO2 em até 90% em todo o ciclo de vida quando comparado com o gasóleo fóssil, o que o torna semelhante ao HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio).
Para atingir as emissões de CO2 mais reduzidas possível, o MX-13 compatível com B100 (355 kW/480 CV) está equipado com software especialmente concebido que tem em conta fatores como o valor calorífico inferior do biodiesel.
“Com a introdução do motor MX-13 para biodiesel, disponibilizamos uma alternativa aos transportadores que estão empenhados no transporte sustentável. Todos os camiões DAF com um motor de combustão são compatíveis com HVO, mas o B100 está mais facilmente disponível em algumas regiões”, afirma Jeroen van den Oetelaar, responsável desenvolvimento produto da DAF Trucks. “Com a opção B100, fornecemos agora aos transportadores outra forma – para além do HVO e dos nossos grupos motopropulsores elétricos – de reduzir a sua pegada ecológica, sem fazer quaisquer concessões no que diz respeito à fiabilidade do veículo.”
-
Notícias2 semanas ago
Hyundai Insteroid impressiona só de olhar
-
Notícias2 semanas ago
Os preços do novo Skoda Elroq
-
Notícias1 dia ago
Mercedes C63 AMG vai receber um motor de 6 cilindros
-
Manutenção Motos3 dias ago
Motos na vitrine da sala
-
Curiosidades2 semanas ago
BYD dá “show” de Kung Fu
-
Notícias2 semanas ago
Nissan mostra o novo Leaf
-
Motos4 dias ago
LXMFF vai apresentar o programa deste ano
-
Comerciais2 semanas ago
MAN quer vender mais de 30 mil furgões TGE em 2025