Ford Trucks revela o seu primeiro camião 100% elétrico – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Ford Trucks revela o seu primeiro camião 100% elétrico

Published

on

A única marca global da Ford para veículos comerciais pesados, Ford Trucks, apresentou o seu primeiro camião 100% elétrico na IAA Transportation 2022, a feira líder mundial em mobilidade, transporte e logística que está a decorrer de 20 a 25 de setembro em Hannover, na Alemanha.



Com mais de 50 anos de experiência e de dinâmico desenvolvimento de produtos no fabrico de veículos pesados, a Ford Trucks apresentou o seu movimento de transformação Geração F, que inclui um roteiro de soluções de transporte isentas em emissões, com especificações e características novas que vão assegurar que a empresa mantenha a sua posição na produção, conceção e desenvolvimento de produtos.


Com o vencedor do prémio IToY em Hannover em 2018, o F-MAX, a Ford Trucks demonstrou os seus mais recentes avanços no caminho para alcançar o transporte de mercadorias com emissões zero. Com o movimento Geração F, que inclui tecnologias de veículos 100% elétricos, interligados e autónomos, a Ford Trucks fica mais próxima de alcançar os objetivos anunciados quando assinou a Declaração de Transição para o Transporte de Mercadorias com Emissões Zero da ACEA: vender apenas veículos comerciais pesados com emissões zero até 2040.


Na IAA Transportation 2022, a equipa da Ford Trucks deu ainda a conhecer as novas tecnologias que desenvolveu para a condução interligada e autónoma, nas quais se incluem características como o ‘cruise control’ por GPS e o sistema multimédia, facilitando a vida aos condutores e gestores de frotas, com o intuito de manter os veículos na estrada e atingir 100% de Uptime. Os visitantes puderam ainda testar a tecnologia de condução remota e operar um F-Max na pista de testes em Eskişehir (Turkiye) a partir de uma distância de 2.000 km. O ecossistema Ford Trucks CARE, que oferece serviços de software, uptime, eletromobilidade, soluções financeiras e personalização, foi também dado a conhecer.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Primafrio e Mercedes testam camiões elétricos

Published

on

O grupo logístico Primafrio e a Mercedes-Benz Trucks estão a testar uma solução inédita para o transporte refrigerado de longa distância: a eletrificação total da cadeia de frio, desde a tração do camião até ao sistema de refrigeração do reboque.

O projeto-piloto combina o camião elétrico Mercedes-Benz eActros 600 com um semirreboque frigorífico equipado com sistema ePTO (electric Power Take-Off), permitindo que a unidade de frio funcione diretamente a partir da energia do veículo. Na prática, este sistema elimina a necessidade de geradores a gasóleo, reduzindo de forma significativa as emissões associadas ao transporte de produtos refrigerados.

Apresentada em Alhama de Murcia, sede da Primafrio, esta iniciativa representa um passo importante na descarbonização do transporte rodoviário pesado, um dos setores mais exigentes em termos energéticos. O objetivo é validar em condições reais a viabilidade de uma operação totalmente elétrica, tanto na condução como na refrigeração da carga.

Segundo o presidente da Primafrio, José Esteban Conesa, o projeto é um marco estratégico na transição energética da empresa, destacando a importância de testar soluções inovadoras em ambiente operacional real. Já Alexander Müller, responsável pela eletrificação de clientes na Mercedes-Benz Trucks, sublinha que esta abordagem demonstra o potencial de um transporte refrigerado de longo curso totalmente sustentável e escalável na Europa.

O teste decorre inicialmente em corredores logísticos na Península Ibérica, ligando centros operacionais em Múrcia, Pinto (Madrid) e Vilamalla (Girona), com possibilidade de expansão para rotas internacionais conforme os resultados obtidos.

A infraestrutura energética própria da Primafrio, incluindo sistemas de carregamento nos seus centros logísticos, desempenha um papel essencial na viabilização do projeto.

Ao longo desta fase piloto, as duas empresas irão recolher dados sobre autonomia, eficiência, fiabilidade e escalabilidade, fatores decisivos para a futura adoção de soluções de emissões zero no transporte frigorífico de longa distância.

Com esta iniciativa, Primafrio e Mercedes-Benz Trucks reforçam a sua posição na transição para um transporte pesado mais sustentável, combinando inovação tecnológica com objetivos concretos de descarbonização do setor logístico europeu.

Continue Reading

Comerciais

Novo Mercedes-Benz VLE já tem preço para Portugal

Published

on

A Mercedes-Benz abriu oficialmente as encomendas do novo Mercedes-Benz VLE em Portugal, marcando o arranque de uma nova geração de modelos elétricos premium orientados para o transporte de passageiros.


Nesta fase inicial de comercialização, o modelo surge na versão VLE 300, equipada com o pacote Advanced Plus em combinação com a Linha STANDARD. A proposta inclui um vasto conjunto de equipamentos de série, entre os quais eixo traseiro direcional, porta da bagageira EASY-PACK com abertura elétrica, vidro traseiro de abertura independente, suspensão pneumática AIRMATIC e teto panorâmico Sky View.

Os preços arrancam nos 81.475 euros, sem IVA, para a configuração de cinco lugares. A variante de seis lugares custa 81.891 euros, enquanto a versão de sete lugares está disponível a partir de 82.369 euros, também sem IVA.


O novo VLE representa uma mudança profunda na abordagem da Mercedes-Benz ao segmento das grandes viaturas de passageiros, apostando numa combinação entre luxo, versatilidade e tecnologia. A marca alemã descreve o modelo como um “Grand Limousine” capaz de se adaptar tanto a famílias como a serviços de transporte premium e shuttle executivo.

Segundo Sagree Sardien, o objetivo passa por elevar a experiência de conforto e habitabilidade a um novo patamar, mantendo o conceito de “bem-vindo a casa” associado aos modelos da marca

Em termos técnicos, o VLE 300 está equipado com um motor elétrico de 203 kW e uma bateria de iões de lítio com capacidade útil de 115 kWh. Graças a esta configuração, a autonomia pode atingir até 713 quilómetros em ciclo WLTP.

O modelo utiliza uma arquitetura elétrica de 800 volts, permitindo carregamentos ultrarrápidos até 300 kW em corrente contínua. Segundo a Mercedes-Benz, é possível recuperar até 355 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos de carregamento.

Além disso, o VLE também poderá utilizar postos rápidos de 400 volts através de um conversor opcional integrado, aumentando a compatibilidade com diferentes infraestruturas de carregamento.

Com 5,30 metros de comprimento, quase dois metros de largura e uma configuração interior altamente modular, o novo VLE posiciona-se como uma das propostas elétricas mais sofisticadas do segmento, combinando grande autonomia com elevados níveis de conforto e tecnologia.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

Em aceleração