Nova geração Dobló assume imagem dos comerciais Stellantis – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Nova geração Dobló assume imagem dos comerciais Stellantis

Published

on

A Fiat Professional revelou a nova geração do Dobló, modelo que passa a utilizar uma base bem conhecida do mercado português, a dos veículos comerciais do Grupo Stellantis. O novo modelo vai ser comercializado em versões Diesel, gasolina e elétrica.



Já se esperava que a maerca italiana lançasse a sua versão de modelos como o Citroën Berlingo, Opel Combo, Peugeot Partner ou Toyota Proace City. Além das motorizações tradicionais de combustão interna e à semelhança dos seus primos do Grupo Stellantis, o novo Fiat Doblò Cargo também estará logo disponível numa versão elétrica, denominada E-Doblò.

A oferta do Doblò assenta em dois comprimentos de carroçaria – curto e longo – e duas configurações diferentes, furgão e combi de passageiros. A versão de mercadorias com maior distância entre-eixos oferece um volume útil de carga de 4,4 m3, graças à funcionalidade Magic Cargo. Esta última possibilita um aumento de 0,5 m3 no volume útil e permite transportar objetos longos como tubos ou escadas até 3,4 metros de comprimento.

A versão Combi de 5 lugares consiste num veículo misto de mercadorias com lotação para cinco passageiros e com longa distância entre eixos, que oferece uma modularidade única entre os bancos e o espaço de carga, graças a uma antepara deslizante, solução que permite modular o espaço de carga ou utilizar o banco de passageiros conforme necessário.

 

No capítulo mecânico, o Dobló é proposto em duas motorizações diesel de 1,5 litros com 100 cv e 130 cv, uma a gasolina de 1.2 litros e uma elétrica com motor de 100 kW e bateria de 50 kWh. A autonomia anunciada para o E-Doblò é de 280 quilómetros.
A versão elétrica do Fiat Doblò possui o denominado “Modo de Carregamento Rápido” até 100 kW para permitir recuperar até 80% cento da capacidade da bateria em apenas 30 minutos.

A introdução do pack de baterias não provocou quaisquer alterações estruturais no E-Doblò continuando disponíveis as mesmas dimensões, funcionalidades e configurações da versão furgão equipada com motores de combustão interna.
Os novos Doblò e E-Doblò serão produzidos na fábrica da Stellantis de Vigo, em Espanha.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França

Published

on

A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.

O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.

A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.

Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

Continue Reading

Comerciais

Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van

Published

on

A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.

Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.


Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.

No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

Continue Reading

Publicidade

Ultimas do Fórum

  • por cuica
    Parece que hoje à noite começa mais uma guerra: ...
  • por Master7
    Bons dias Camaradas. Comprei um downpipe para o meu carro . Estive a ler e a ver vídeos sobre as mantas térmicas. Vi umas por volta de 70€ ,e...
  • por Mrodrigues
    ​​​​​​​​​​​​​
  • por Omega
    https://www.oe.gov.pt/ Acho que não há nenhum tópico deste género. Também não sei se vai ter muito ou pouco interesse, mas achei a forma como é...

Em aceleração