Comerciais
Nova geração Dobló assume imagem dos comerciais Stellantis
A Fiat Professional revelou a nova geração do Dobló, modelo que passa a utilizar uma base bem conhecida do mercado português, a dos veículos comerciais do Grupo Stellantis. O novo modelo vai ser comercializado em versões Diesel, gasolina e elétrica.

Já se esperava que a maerca italiana lançasse a sua versão de modelos como o Citroën Berlingo, Opel Combo, Peugeot Partner ou Toyota Proace City. Além das motorizações tradicionais de combustão interna e à semelhança dos seus primos do Grupo Stellantis, o novo Fiat Doblò Cargo também estará logo disponível numa versão elétrica, denominada E-Doblò.
A oferta do Doblò assenta em dois comprimentos de carroçaria – curto e longo – e duas configurações diferentes, furgão e combi de passageiros. A versão de mercadorias com maior distância entre-eixos oferece um volume útil de carga de 4,4 m3, graças à funcionalidade Magic Cargo. Esta última possibilita um aumento de 0,5 m3 no volume útil e permite transportar objetos longos como tubos ou escadas até 3,4 metros de comprimento.
A versão Combi de 5 lugares consiste num veículo misto de mercadorias com lotação para cinco passageiros e com longa distância entre eixos, que oferece uma modularidade única entre os bancos e o espaço de carga, graças a uma antepara deslizante, solução que permite modular o espaço de carga ou utilizar o banco de passageiros conforme necessário.

No capítulo mecânico, o Dobló é proposto em duas motorizações diesel de 1,5 litros com 100 cv e 130 cv, uma a gasolina de 1.2 litros e uma elétrica com motor de 100 kW e bateria de 50 kWh. A autonomia anunciada para o E-Doblò é de 280 quilómetros.
A versão elétrica do Fiat Doblò possui o denominado “Modo de Carregamento Rápido” até 100 kW para permitir recuperar até 80% cento da capacidade da bateria em apenas 30 minutos.
A introdução do pack de baterias não provocou quaisquer alterações estruturais no E-Doblò continuando disponíveis as mesmas dimensões, funcionalidades e configurações da versão furgão equipada com motores de combustão interna.
Os novos Doblò e E-Doblò serão produzidos na fábrica da Stellantis de Vigo, em Espanha.

Comerciais
Volvo FH Aero promete reduções de consumo em torno dos 7%
A Volvo Trucks apresentou o novo FH Aero, um camião que promete reduzir o consumo de combustível em até 7% graças ao seu design aerodinâmico avançado, ao sistema Camera Monitoring System (CMS) e a uma cabina alongada que melhora o fluxo de ar.
Os resultados foram medidos com precisão através da plataforma Volvo Connect, consolidando este modelo como uma solução eficiente e sustentável para o transporte de longa distância.
A nova cabina Aero, já com mais de 2000 unidades vendidas em Espanha, foi alongada em 24 centímetros face aos modelos anteriores. Esta alteração otimiza a aerodinâmica frontal e o fluxo de ar em toda a estrutura, reduzindo significativamente a resistência ao vento — responsável por até 33% do consumo em camiões a gasóleo e 50% nos elétricos.
O sistema CMS substitui os espelhos retrovisores tradicionais por câmaras digitais, melhorando a visibilidade, eliminando ângulos mortos e contribuindo para uma condução mais segura e confortável. A combinação destas inovações traduz-se em menor consumo, menos emissões e maior eficiência operacional.
Com o Volvo Connect, os operadores podem monitorizar em tempo real o consumo, as emissões e o comportamento do condutor, otimizando a rentabilidade das frotas e ajudando a cumprir os objetivos de descarbonização europeus.
A Volvo garante que as vantagens da cabina Aero se aplicam a todas as motorizações — diesel, GNL ou elétrica —, proporcionando maior autonomia e melhor desempenho.
O FH Aero e o FM receberam ainda a classificação máxima de cinco estrelas Euro NCAP e o distintivo City Safe, reforçando o compromisso da Volvo com a segurança e a inovação no setor dos veículos industriais.
Comerciais
Bosch já tem camião Fuel Cell a hidrogénio
A Bosch deu um passo decisivo rumo a uma logística mais sustentável ao introduzir o seu primeiro camião com célula de combustível na fábrica de Nuremberga.
O veículo, equipado com o módulo de célula de combustível FCPM desenvolvido pela própria empresa, marca o início da utilização real desta tecnologia na Europa.
Fabricado pela Iveco e operado pela empresa de transporte Schäflein, o camião de 40 toneladas é alimentado por hidrogénio renovável, emitindo apenas vapor de água. O sistema gera mais de 200 kW de potência, garantindo uma autonomia de até 800 quilómetros e tempos de reabastecimento semelhantes aos dos veículos a gasóleo.
Com esta operação, a Bosch pretende não só reduzir as emissões de CO₂ da sua logística interna, mas também recolher dados reais para o desenvolvimento das próximas gerações de sistemas de propulsão, como os modelos Compact 190 e Compact 300.
O projeto integra-se na Estratégia do Hidrogénio 2.0 da Baviera, reforçando o papel da Bosch na criação de uma cadeia de valor do hidrogénio. A produção em série do sistema FCPM iniciou-se em 2023 em Estugarda-Feuerbach, com componentes provenientes das unidades de Bamberg e Homburg.
Segundo o diretor da fábrica, Alexander Weichsel, o sucesso desta operação demonstra que “a célula de combustível está pronta para produção em massa”. A Bosch acredita que o hidrogénio será fundamental para alcançar uma economia neutra em carbono e está a desenvolver soluções que abrangem toda a cadeia — da produção à utilização industrial e automóvel.
bento4d bento4d bento4d bento4d-
Comerciais1 semana agoNovo centro industrial global da Scania na China
-
Notícias1 semana agoO novo Toyota Corolla entra numa nova era
-
Notícias2 semanas agoRenault já mostrou ao vivo o novo 5 Turbo 3E
-
Notícias2 semanas agoMercedes surpreende com o Vision Iconic
-
Notícias2 semanas agoBYD inaugura fábrica no Brasil
-
Motos2 semanas agoIndian bate recorde em Bonneville
-
Comerciais2 semanas agoScania reforça aposta na manutenção preventiva
-
Notícias6 dias agoToyota prepara drones para todo o terreno
