Comerciais
Nova geração Dobló assume imagem dos comerciais Stellantis

A Fiat Professional revelou a nova geração do Dobló, modelo que passa a utilizar uma base bem conhecida do mercado português, a dos veículos comerciais do Grupo Stellantis. O novo modelo vai ser comercializado em versões Diesel, gasolina e elétrica.
Já se esperava que a maerca italiana lançasse a sua versão de modelos como o Citroën Berlingo, Opel Combo, Peugeot Partner ou Toyota Proace City. Além das motorizações tradicionais de combustão interna e à semelhança dos seus primos do Grupo Stellantis, o novo Fiat Doblò Cargo também estará logo disponível numa versão elétrica, denominada E-Doblò.
A oferta do Doblò assenta em dois comprimentos de carroçaria – curto e longo – e duas configurações diferentes, furgão e combi de passageiros. A versão de mercadorias com maior distância entre-eixos oferece um volume útil de carga de 4,4 m3, graças à funcionalidade Magic Cargo. Esta última possibilita um aumento de 0,5 m3 no volume útil e permite transportar objetos longos como tubos ou escadas até 3,4 metros de comprimento.
A versão Combi de 5 lugares consiste num veículo misto de mercadorias com lotação para cinco passageiros e com longa distância entre eixos, que oferece uma modularidade única entre os bancos e o espaço de carga, graças a uma antepara deslizante, solução que permite modular o espaço de carga ou utilizar o banco de passageiros conforme necessário.
No capítulo mecânico, o Dobló é proposto em duas motorizações diesel de 1,5 litros com 100 cv e 130 cv, uma a gasolina de 1.2 litros e uma elétrica com motor de 100 kW e bateria de 50 kWh. A autonomia anunciada para o E-Doblò é de 280 quilómetros.
A versão elétrica do Fiat Doblò possui o denominado “Modo de Carregamento Rápido” até 100 kW para permitir recuperar até 80% cento da capacidade da bateria em apenas 30 minutos.
A introdução do pack de baterias não provocou quaisquer alterações estruturais no E-Doblò continuando disponíveis as mesmas dimensões, funcionalidades e configurações da versão furgão equipada com motores de combustão interna.
Os novos Doblò e E-Doblò serão produzidos na fábrica da Stellantis de Vigo, em Espanha.
Comerciais
IVECO fornece dois camiões S-eWay Fuel-Cell à BMW

A IVECO entregou hoje dois camiões pesados IVECO S-eWay Fuel Cell à BMW, um parceiro no projeto H2Haul.
Este projeto europeu, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, visa demonstrar a elevada fiabilidade dos camiões movidos a hidrogénio como uma solução viável de emissões zero para as necessidades de transporte da Europa, através de testes operacionais no terreno em múltiplas missões reais, em colaboração com vários fornecedores de hidrogénio e em diversos ecossistemas geográficos.
Este marco sublinha o empenho da IVECO em promover a mobilidade sustentável e em moldar o futuro da logística de emissões zero na Europa.

A entrega teve lugar durante um evento especial organizado pela BMW em Leipzig, o qual proporcionou uma compreensão da utilização holística do hidrogénio em toda a cadeia de valor da BMW, desde a logística até ao veículo final destinado ao transporte rodoviário de longo curso. Esta importante ocasião marcou também a abertura de duas estações de abastecimento de hidrogénio de última geração pela TEAL Mobility, em Leipzig e Hormersdorf, um avanço fundamental na criação da infraestrutura necessária para a logística e o transporte comercial a H2.
A pilha de combustível IVECO S-eWay tem uma autonomia de até 800 km, um tempo de reabastecimento rápido inferior a 20 minutos e pode acomodar 70 kg de H2 comprimido a 700 bar de pressão. Graças à sua elevada autonomia e capacidade de carga, prevê-se que possa ser um verdadeiro fator de mudança nas missões de longo curso sem emissões de escape. Os camiões irão transportar peças entre a Baviera (Nuremberga) e Leipzig (fábrica da BMW), apoiados por duas novas estações de reabastecimento de hidrogénio.

A participação da IVECO no projeto H2Haul faz parte da sua abordagem multi-energia à descarbonização, concentrando-se no desenvolvimento de vários grupos propulsores alternativos para proporcionar aos clientes a solução que melhor satisfaz as suas necessidades operacionais específicas, com o hidrogénio a representar um elemento-chave na descarbonização de missões difíceis de neutralizar.
Ao mesmo tempo que acompanha o progresso do panorama tecnológico e a evolução do quadro regulamentar, a marca continua a contribuir para o desenvolvimento do ecossistema do hidrogénio para aplicações em veículos pesados, estudando todas as tecnologias e arquiteturas de veículos potencialmente interessantes, como o protótipo IVECO S-Way com um motor de combustão interna a hidrogénio FPT Industrial XCURSOR de 13 litros, e o concept híbrido para veículos pesados com um sistema de extensão de autonomia a hidrogénio FPT Industrial CURSOR 9, ambos apresentados no IAA 2024.
Comerciais
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico

-
Notícias1 semana ago
A110R Ultime, o mais desportivo dos Alpine
-
Notícias2 semanas ago
Citroën Type Ami, um tributo ao passado
-
Notícias1 semana ago
O Volvo EX30 Cross Country está aí
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes W 196 R é o Fórmula 1 mais caro de sempre
-
Notícias2 semanas ago
Volkswagen mostra imagem do seu futuro elétrico mais acessível
-
Notícias1 semana ago
Elétricos poderão vir a ter um sistema de escape
-
Comerciais3 dias ago
Farizon chega a Portugal com SuperVAN elétrico
-
Manutenção7 dias ago
Como manter os faróis cristalinos