MAN está a testar camiões autónomos em terminais intermodais – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

MAN está a testar camiões autónomos em terminais intermodais

Published

on

A MAN Truck & Bus, a Deutsche Bahn, a Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas e a Götting KG estão a participar num projeto conjunto de autonomização ANITA – Autonomous Innovation in Terminal Operations. O objetivo é avaliar o funcionamento prático de um sistema de condução autónoma com camiões de testes da MAN em terminais intermodais.

O projeto está a decorrer no armazém de contentores da DB Intermodal Services e do terminal DUSS (Deutsche Umschlaggesellschaft Schiene-Straße) em Ulm Dornstadt. O objetivo do ANITA é utilizar camiões autónomos para estabilizar os processos envolvidos em transferências de contentores da estrada para os caminhos-de-ferro, tornando-os mais eficientes, mais fáceis de planear e, ao mesmo tempo, mais flexíveis. Isto permitirá que mais mercadorias sejam transportadas de forma mais sustentável.

Para este fim, a MAN irá estar a aperfeiçoar as funções eletrónicas do camião autónomo, num contexto de verdadeiro ambiente operacional durante os próximos meses, para que possa analisar o ambiente, reagir, e planear como um verdadeiro motorista.

Um ano de testes
O programa de testes terá a duração de um ano para verificar se o camião autónomo funciona na realidade como era suposto. Os resultados permitirão introduzir novos desenvolvimentos e a otimização dos procedimentos.
Por motivos de segurança estará sempre presente um motorista a bordo para intervir, caso seja necessários, Os testes intensivos beneficiam não só o desenvolvimento futuro do camião autónomo, mas também a preparação dos terminais para a integração da nova tecnologia.

Nova linguagem de comunicação
Para que o camião autónomo possa desempenhar a sua tarefa de transporte e manuseamento de contentores, deve poder comunicar com a infra-estrutura do depósito DBIS e do terminal DUSS.
Para tal, os cientistas da Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas analisaram os processos, procedimentos e comportamentos existentes de pessoas e máquinas no local, na primeira fase do projeto, e transferiram-nos para um conjunto de regras digitais.
O Deon Digital’s Contract Specification Language (CSL) serve como língua comum para a comunicação clara e completa de todos os sistemas envolvidos. O resultado é um sistema completo de planeamento da missão que liga tanto o veículo como os sistemas informáticos do Depósito DBIS e do Terminal DUSS.

Especificamente, isto significa um grande desenvolvimento de software: durante os test drives, a MAN irá analisar o comportamento do veículo. Estas descobertas serão então implementadas passo a passo através de atualizações de software. O sistema autónomo deve ser capaz de cobrir todas as decisões que um condutor toma hoje com base nas suas impressões sensoriais – isto significa nada menos do que substituir as perceções e ações humanas.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

DAF fornece 165 tratores XG para transportador de líquidos HOYER

Published

on

A HOYER, líder mundial de mercado em soluções logísticas para produtos líquidos, está a renovar a sua frota com 165 tratores DAF XG 480 de 4 x 2. Os camiões, que serão entregues nos próximos meses, serão utilizados para operações em toda a Europa. Todos os veículos incluem o conjunto completo dos mais recentes sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) da DAF.



Fundada em 1946 em Hamburgo, na Alemanha, a HOYER é atualmente líder mundial no mercado de soluções logísticas para produtos líquidos e opera em todos os continentes. A empresa disponibiliza soluções personalizadas para os seus clientes em vários sectores, incluindo gás, alimentar, óleo mineral e produtos químicos. A HOYER tem escritórios de representação em mais de 100 países. Para o transporte rodoviário, a empresa conta com uma frota de mais de 1200 camiões e mais de 1700 semirreboques, com uma forte representação da marca DAF.

Os novos tratores estarão ao serviço na Alemanha, nos Países Baixos e na Polónia e serão utilizados em operações em toda a Europa. Rudolf Schumacher, diretor de gestão de frotas rodoviárias para a Europa doméstica do Grupo HOYER, está satisfeito por a sua empresa estar a substituir parcialmente a frota pelo altamente eficiente e várias vezes premiado DAF XG.

“Estes fiáveis camiões dispõem dos mais recentes sistemas de segurança de última geração e também proporcionam uma experiência luxuosa e confortável aos nossos condutores. O facto de estes veículos poderem funcionar com HVO apoia a nossa ambição de contribuir para um futuro mais sustentável, uma vez que, na HOYER, queremos cuidar das gerações futuras. Conduzir com HVO reduz as emissões de carbono em até 90% em todo o ciclo de vida. Com esta nova série de camiões DAF, iremos prestar um serviço excecional aos nossos clientes da melhor forma HOYER.”

“A DAF é o fornecedor preferido da HOYER há muitos anos. Sentimo-nos honrados por este líder mundial de soluções de transporte de alta qualidade ter escolhido a nossa série DAF XG para assegurar entregas atempadas aos seus clientes”, declarou Bart Bosmans, diretor de marketing e vendas e membro do conselho de administração da DAF Trucks. “Oferecemos os camiões mais eficientes, seguros e confortáveis do mercado e dedicamo-nos também a prestar o mais elevado nível de apoio ao cliente. Apraz-nos constatar que a HOYER o reconhece.”

Continuar a ler

Comerciais

MAN lança Lion’s City E em Portugal

Published

on

Num esforço contínuo e permanente para promover a sustentabilidade e a mobilidade zero emissões, a MAN Truck & Bus Portugal anuncia com entusiasmo a chegada a Portugal do MAN Lion’s City E, o seu autocarro urbano 100% elétrico.



Este autocarro, impulsionado por tecnologia de vanguarda, é parte integrante dos esforços da MAN Truck & Bus para reduzir a pegada de carbono e promover um transporte ecológico e eficiente.
Chegado a Portugal, o eBus irá ser o protagonista de uma tour única em Portugal, a Electrifying Portugal, para uma apresentação personalizada. Este evento exclusivo proporcionará aos clientes a oportunidade de conhecerem em primeira mão as características inovadoras e o compromisso com a sustentabilidade, deste veículo revolucionário.


Electrifying Portugal oferecerá uma experiência imersiva, permitindo aos clientes explorarem o MAN Lion’s City E, conhecer as suas funcionalidades e experimentarem o conforto ímpar que proporciona.
Especialistas estarão disponíveis para fornecer apresentações técnicas detalhadas sobre a tecnologia da mobilidade elétrica, a infraestrutura de carregamento e outros detalhes inovadores do autocarro totalmente elétrico.

O MAN Lion’s City E estará disponível também para demonstrações práticas e exibir a sua eficiência e desempenho ao vivo, destacando os benefícios de um autocarro alimentado por uma fonte de energia totalmente elétrica e que contribui para a redução das emissões de carbono e para a transição para um sistema de transporte mais sustentável.

O autocarro percorrerá rotas estratégicas, conetando diversas cidades e localidades em todo o país, facilitando a mobilidade e incentivando o uso do transporte público. Os passageiros desfrutarão de um ambiente confortável e inovador, com comodidades modernas e conectividade para tornar a experiência da viagem ainda mais agradável.

A MAN completou a sua nova geração de autocarros urbanos com o MAN Lion’s City E totalmente elétrico. A produção em série da versão solo de 12 metros começou em outubro de 2020 na fábrica polaca da MAN em Starachowice. O autocarro 100% elétrico Lion’s City 18 E entrou em produção em série em abril de 2021. Este último oferece espaço para até 130 passageiros, o autocarro solo para até 88 passageiros. Em termos de unidade, a MAN conta com um motor central no eixo traseiro no seu eBus, ou dois motores centrais no segundo e terceiro eixos no autocarro articulado, o que beneficia o desempenho de condução. A energia para a cadeia cinemática totalmente elétrica vem das baterias no teto do veículo. Os autocarros elétricos oferecem um alcance de até 350 quilómetros em condições favoráveis durante toda a vida útil das baterias.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração