MAN está a testar camiões autónomos em terminais intermodais – Motorguia
Connect with us

Comerciais

MAN está a testar camiões autónomos em terminais intermodais

Published

on

A MAN Truck & Bus, a Deutsche Bahn, a Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas e a Götting KG estão a participar num projeto conjunto de autonomização ANITA – Autonomous Innovation in Terminal Operations. O objetivo é avaliar o funcionamento prático de um sistema de condução autónoma com camiões de testes da MAN em terminais intermodais.

O projeto está a decorrer no armazém de contentores da DB Intermodal Services e do terminal DUSS (Deutsche Umschlaggesellschaft Schiene-Straße) em Ulm Dornstadt. O objetivo do ANITA é utilizar camiões autónomos para estabilizar os processos envolvidos em transferências de contentores da estrada para os caminhos-de-ferro, tornando-os mais eficientes, mais fáceis de planear e, ao mesmo tempo, mais flexíveis. Isto permitirá que mais mercadorias sejam transportadas de forma mais sustentável.

Para este fim, a MAN irá estar a aperfeiçoar as funções eletrónicas do camião autónomo, num contexto de verdadeiro ambiente operacional durante os próximos meses, para que possa analisar o ambiente, reagir, e planear como um verdadeiro motorista.

Um ano de testes
O programa de testes terá a duração de um ano para verificar se o camião autónomo funciona na realidade como era suposto. Os resultados permitirão introduzir novos desenvolvimentos e a otimização dos procedimentos.
Por motivos de segurança estará sempre presente um motorista a bordo para intervir, caso seja necessários, Os testes intensivos beneficiam não só o desenvolvimento futuro do camião autónomo, mas também a preparação dos terminais para a integração da nova tecnologia.

Nova linguagem de comunicação
Para que o camião autónomo possa desempenhar a sua tarefa de transporte e manuseamento de contentores, deve poder comunicar com a infra-estrutura do depósito DBIS e do terminal DUSS.
Para tal, os cientistas da Universidade Fresenius de Ciências Aplicadas analisaram os processos, procedimentos e comportamentos existentes de pessoas e máquinas no local, na primeira fase do projeto, e transferiram-nos para um conjunto de regras digitais.
O Deon Digital’s Contract Specification Language (CSL) serve como língua comum para a comunicação clara e completa de todos os sistemas envolvidos. O resultado é um sistema completo de planeamento da missão que liga tanto o veículo como os sistemas informáticos do Depósito DBIS e do Terminal DUSS.

Especificamente, isto significa um grande desenvolvimento de software: durante os test drives, a MAN irá analisar o comportamento do veículo. Estas descobertas serão então implementadas passo a passo através de atualizações de software. O sistema autónomo deve ser capaz de cobrir todas as decisões que um condutor toma hoje com base nas suas impressões sensoriais – isto significa nada menos do que substituir as perceções e ações humanas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Primafrio e Mercedes testam camiões elétricos

Published

on

O grupo logístico Primafrio e a Mercedes-Benz Trucks estão a testar uma solução inédita para o transporte refrigerado de longa distância: a eletrificação total da cadeia de frio, desde a tração do camião até ao sistema de refrigeração do reboque.

O projeto-piloto combina o camião elétrico Mercedes-Benz eActros 600 com um semirreboque frigorífico equipado com sistema ePTO (electric Power Take-Off), permitindo que a unidade de frio funcione diretamente a partir da energia do veículo. Na prática, este sistema elimina a necessidade de geradores a gasóleo, reduzindo de forma significativa as emissões associadas ao transporte de produtos refrigerados.

Apresentada em Alhama de Murcia, sede da Primafrio, esta iniciativa representa um passo importante na descarbonização do transporte rodoviário pesado, um dos setores mais exigentes em termos energéticos. O objetivo é validar em condições reais a viabilidade de uma operação totalmente elétrica, tanto na condução como na refrigeração da carga.

Segundo o presidente da Primafrio, José Esteban Conesa, o projeto é um marco estratégico na transição energética da empresa, destacando a importância de testar soluções inovadoras em ambiente operacional real. Já Alexander Müller, responsável pela eletrificação de clientes na Mercedes-Benz Trucks, sublinha que esta abordagem demonstra o potencial de um transporte refrigerado de longo curso totalmente sustentável e escalável na Europa.

O teste decorre inicialmente em corredores logísticos na Península Ibérica, ligando centros operacionais em Múrcia, Pinto (Madrid) e Vilamalla (Girona), com possibilidade de expansão para rotas internacionais conforme os resultados obtidos.

A infraestrutura energética própria da Primafrio, incluindo sistemas de carregamento nos seus centros logísticos, desempenha um papel essencial na viabilização do projeto.

Ao longo desta fase piloto, as duas empresas irão recolher dados sobre autonomia, eficiência, fiabilidade e escalabilidade, fatores decisivos para a futura adoção de soluções de emissões zero no transporte frigorífico de longa distância.

Com esta iniciativa, Primafrio e Mercedes-Benz Trucks reforçam a sua posição na transição para um transporte pesado mais sustentável, combinando inovação tecnológica com objetivos concretos de descarbonização do setor logístico europeu.

Continue Reading

Comerciais

Novo Mercedes-Benz VLE já tem preço para Portugal

Published

on

A Mercedes-Benz abriu oficialmente as encomendas do novo Mercedes-Benz VLE em Portugal, marcando o arranque de uma nova geração de modelos elétricos premium orientados para o transporte de passageiros.


Nesta fase inicial de comercialização, o modelo surge na versão VLE 300, equipada com o pacote Advanced Plus em combinação com a Linha STANDARD. A proposta inclui um vasto conjunto de equipamentos de série, entre os quais eixo traseiro direcional, porta da bagageira EASY-PACK com abertura elétrica, vidro traseiro de abertura independente, suspensão pneumática AIRMATIC e teto panorâmico Sky View.

Os preços arrancam nos 81.475 euros, sem IVA, para a configuração de cinco lugares. A variante de seis lugares custa 81.891 euros, enquanto a versão de sete lugares está disponível a partir de 82.369 euros, também sem IVA.


O novo VLE representa uma mudança profunda na abordagem da Mercedes-Benz ao segmento das grandes viaturas de passageiros, apostando numa combinação entre luxo, versatilidade e tecnologia. A marca alemã descreve o modelo como um “Grand Limousine” capaz de se adaptar tanto a famílias como a serviços de transporte premium e shuttle executivo.

Segundo Sagree Sardien, o objetivo passa por elevar a experiência de conforto e habitabilidade a um novo patamar, mantendo o conceito de “bem-vindo a casa” associado aos modelos da marca

Em termos técnicos, o VLE 300 está equipado com um motor elétrico de 203 kW e uma bateria de iões de lítio com capacidade útil de 115 kWh. Graças a esta configuração, a autonomia pode atingir até 713 quilómetros em ciclo WLTP.

O modelo utiliza uma arquitetura elétrica de 800 volts, permitindo carregamentos ultrarrápidos até 300 kW em corrente contínua. Segundo a Mercedes-Benz, é possível recuperar até 355 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos de carregamento.

Além disso, o VLE também poderá utilizar postos rápidos de 400 volts através de um conversor opcional integrado, aumentando a compatibilidade com diferentes infraestruturas de carregamento.

Com 5,30 metros de comprimento, quase dois metros de largura e uma configuração interior altamente modular, o novo VLE posiciona-se como uma das propostas elétricas mais sofisticadas do segmento, combinando grande autonomia com elevados níveis de conforto e tecnologia.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por PeLeve
    Estaremos, finalmente, a caminho de que todos, na medida das suas posses e condicionantes, passem a contribuir para a criação de riqueza/prestação de...
  • por rCrew
    Olá a todos, Esta thread pode criar discussão mas tem de ser 😅 conto com a vossa experiência. Vendi o meu velhinho diesel e neste momento...
  • por Altar
    não sei, estou com algum medo fumo denso e negro à entrada de Alverca
  • por Pneucareca
    A Opel terá um C-Suv eletrico abaio do Grandland, em parceria com a Leapmotor. Lançamento esperado para 2027. ​

Em aceleração