Comerciais
Volvo Trucks vai usar aço livre de fósseis nos seus camiões
A Volvo Trucks é o primeiro grupo a nível mundial a utilizar aço livre de fósseis nos seus camiões. O aço será utilizado primeiramente nas longarinas do chassis do veículos. O aço é produzido pela empresa, também ela sueca, SSAB e os camiões elétricos do construtor serão os primeiros a contar com a sua presença na sua produção.

O aço da SSAB é produzido utilizando uma tecnologia completamente nova, baseada no hidrogénio; a consequência é o facto de exercer um impacto ambiental muito menor que o do aço produzido convencionalmente. A sua utilização em pequena escala nos camiões elétricos da Volvo vai começar no terceiro trimestre de 2022.
“Vamos aumentar a utilização de materiais livres de fósseis em todos os nossos camiões para que não existam quaisquer emissões, quer no que diz respeito ao seu funcionamento quer no que concerne os materiais com os quais são construídos”, referiu Jessica Sandströem, vice-presidente da Gestão de Produtos da Volvo Trucks.
A primeira participação do aço produzido com hidrogénio será nas longarinas do chassis, que é a coluna vertebral do camião e sobre a qual se montam os demais componentes principais. À medida que aumenta a disponibilidade do aço livre de fósseis, também será utilizada noutras parte do camião.

90% de um camião Volvo pode ser reciclado
Atualmente, cerca de 30% dos componentes de um camião novo é proveniente de materiais reciclados, e até 90% do camião pode ser reciclado até final da sua vida útil.
O Grupo Volvo colabora com a SSAB no aço livre de fósseis desde 2021. A primeira máquina, um monta cargas, feita com aço livre de fósseis foi apresentada em outubro de 2021. O aço livre de fósseis será um complemento importante do aço tradicional e reciclado que se utiliza em camiões da marca.
A Volvo Trucks comprometeu-se com o acordo de Paris e com a consecução de emissões com zero gases de efeito de estufa na cadeia de valor até 2040.
Comerciais
MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026
A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.
No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.

A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.

Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.

Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias1 semana agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Sem categoria1 semana agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
-
Notícias3 dias agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
