Manutenção
Saiba como poupar os seus travões
Published
1 ano anteson
By
Pedro Grilo
Os travões são dos elementos mais determinantes na segurança de um veículo e devem ser utilizados de forma eficaz e garantir que estão em bom estado para que o seu rendimento seja o ideal.
Saber utilizar bem o sistema de travagem pode ajudar a reduzir o seu desgaste e com isso marcar pontos tanto na segurança como na carteira, pois dessa forma só terá de substituir as pastilhas, ou até os discos, mais tarde, do que se abusar dos travões.
Assim, conduza de forma suave sem abusar de acelerações ou travagens bruscas. Quando travar o ideal é que pressione o pedal com convicção no início da travagem e depois vá aliviando o pé reduzindo o esforço. Não deixe demasiado tempo o pé no pedal. Desta forma causa menos desgaste nas pastilhas, nos discos e na própria bomba de travões pois está a causar menos desgaste nos componentes devido à fricção ou ao sobreaquecimento.
Sempre que possível recorra ao efeito de travão motor utilizando a caixa de velocidades de forma a que seja o rendimento do motor a “segurar” o carro em vez de ir sempre “pendurado” nos travões.
Desta forma os elementos do sistema de travagem mantêm o seu bom estado durante mais tempo com óbvios benefícios para a condução, segurança e custos de manutenção.
Também pode gostar

Abastecer o automóvel é um dos atos mais normais, mas como tudo, também tem um ou dois “segredos” que têm a ver com a qualidade do combustível para que possa garantir o melhor rendimento, uma maior longevidade do seu veículo ou evitar alguns contratempos que podem sair caros ao bolso.
Além de garantir que abastece o combustível certo (pode parecer um conselho básico, mas acontece e é uma preocupação desnecessária), também é conveniente estar atento a outros fatores:
Evite abastecer quando vê o camião cisterna
Certamente já chegou a um posto de abastecimento e viu o camião cisterna de abastecimento a abastecer o posto com combustível novo. Evite meter gasolina ou gasóleo nessa altura pois ao abastecer as cisternas do posto a pressão do combustível faz com que os sedimentos das cisternas fiquem em suspensão no combustível. Isso pode significar que quando você for abastecer vai meter alguma dessa sujidade também no depósito do seu carro. Se puder, vá a outro posto ou volte mais tarde para abastecer.
Nunca deixe o depósito entrar na reserva
A questão dos sedimentos e sujidade no depósito também se coloca no seu próprio carro. Quando deixa que este circule na reserva aumenta a probabilidade dessas sujidades irem para o sistema de alimentação podendo causar problemas nos injetores por exemplo. Por isso faça o seguinte “jogo” de memória: imagine que a marca do quarto de depósito é a reserva e abasteça sempre que chegar aí. Assim evita este problema que nalguns casos pode significar um arranjo algo oneroso.
Escolha postos de abastecimento mais movimentados
Devido ao fluxo de clientes, há postos de abastecimento mais movimentados do que outros o que significa que abastecem mais regularmente os seus próprios depósitos de combustível. isto tem influência na qualidade do mesmo pois quanto mais tempo este estiver “parado” nas cisternas, mais perde as suas características ideais.

Com o tempo frio é normal que seja necessário recorrer à colocação de correntes de neve nas rodas para garantir a circulação em algumas estradas cobertas de neve. Como é normal, a sua colocação também tem os seus segredos.
Escolher a corrente certa
As correntes a utilizar dependem do tipo de veículo, por isso assegure-se que no momento da compra escolhe as correntes certas para o seu ligeiro, SUV ou todo-o-terreno. Obviamente, verifique também se as correntes são homologadas.
Segurança primeiro
No momento de colocar as correntes escolha bem o local onde estaciona o veículo. Opte por um local com espaço, pouco trânsito e que seja bem visível para os demais utentes da via. Caso ache necessário para aumentar a sua visibilidade e segurança, vista o colete refletor e coloque o triângulo atrás do veículo.
Não se esqueça de usar luvas. Lembre-se que o frio torna a montagem mais complicada e além disso pode sempre haver um contratempo as luvas protegem-no de algum ferimento ligeiro.
Como colocar as correntes
Se é a primeira vez que coloca correntes convém que leia o folheto de instruções das mesmas e que siga as suas indicações. A primeira coisa a fazer é colocar as correntes no chão e esticá-las para ter a noção das peças que as compõem e da sua dimensão. Normalmente as correntes são colocadas nas rodas motrizes do automóvel. Se este tem tração dianteira as correntes devem ser colocadas nas rodas do eixo da frente, se este é um tração traseira estas devem ser montadas nas rodas do eixo de trás. Se está num todo-o-terreno com tração às quatro rodas, o ideal é colocar correntes nas quatro rodas. Agora siga as instruções do fabricante sobre como colocar as correntes em cada roda. Já há no mercado algumas correntes que automaticamente ajustam a sua tensão ao pneu, mas se as que comprou são tensionadas de forma manual, então depois de colocadas e tensionadas andem com o carro uns 100 metros e volte a parar para verificar e, se for necessário, voltar a tensionar as correntes para que estas tenham o ajuste correto e seguro.
Adapte a sua condução
Quando circula com correntes de neve não se esqueça que deve adaptar a sua condução e evitar acelerações ou travagens bruscas. A suavidade é o segredo. Escusado será dizer que não deve usar as correntes quando estas já não são necessárias, por isso remova-as quando achar que as condições da estrada já não exigem a sua utilização.

Alguns segredos sobre o abastecimento

Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas

Audi TT (2014-…)

Petição para uso obrigatório de capacete nas trotinetas já tem mais de 2.500 assinaturas

Novo Kia EV9 desvendado

Como são os camiões da BMC? Onde se produzem? Que motores usam?

Volkswagen estuda elétrico que custe menos de 20 mil euros

Um Ioniq 6 de chocolate

Pininfarina Battista bate recorde do quarto de milha

A volta perfeita no Estoril com Tiago Monteiro e o filho

Lamborghini relembra o legado do Miura como o primeiro supercarro

Ferrari Purosangue aquece a Noruega

Fast X já tem trailer

Rolls Royce celebra 20 anos em Goodwood

Audi TT (2014-…)

Um Ioniq 6 de chocolate

DAF recebe grande encomenda do Asset Alliance Group

Hackers atacaram a Ferrari

Miguel Oliveira já tem a sua Aprilia com as novas cores

Scania apresenta novo painel de instrumentos digital

Volkswagen estuda elétrico que custe menos de 20 mil euros
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por PeLeveSim, as mulheres que escolhem ou acabam por dedicar as suas vidas a tratar dos filhos deveriam ser consideradas como estando a exercer uma actividade...
- por AltarNa ótica da empregada de mesa, a gratificação devia ter sido de 20% e não de 10%. Madison Tayt, uma empregada de mesa em Nova Iorque, nos...
- por ASABom dia. Comprei um Duster 1.3 gasolina de 130cv, de 2019, 4x2. Alguem me consegue arranjar um link ou um PDF para eu saber os periodos de...
- por JN1984Boa tarde colegas, A família vai crescer e já há algum tempo que a minha mulher diz que "precisa" de um carro automático. Apesar do VW Polo...
Em aceleração
- Manutenção1 semana antes
Alguns segredos sobre o abastecimento
- Comerciais1 semana antes
Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas
- Notícias2 semanas antes
Renault Austral vence o troféu de Carro do Ano em Portugal
- Notícias2 semanas antes
Combustíveis sintéticos poderão manter vivos os motores a combustão
- Notícias1 semana antes
BMW revela teaser do novo i5
- Comerciais2 semanas antes
Pagamento de portagens com o tacógrafo está cada vez mais perto
- Motos2 semanas antes
Miguel Oliveira com boas sensações nos testes
- Avaliações Usados1 dia antes
Audi TT (2014-…)