Comerciais
Já foram produzidos 700 mil IVECO Daily na fábrica de Valladolid
A fábrica IVECO de Valladolid está em festa: em janeiro, saiu da linha de montagem a unidade nº 700.000 do IVECO Daily, ou seja, três décadas depois deste veículo ter entrado em produção nesta fábrica.

Este evento é testemunho da qualidade e eficiência de uma fábrica que tem evoluído continuamente, e que se posiciona agora como uma referência nacional na Indústria 4.0.
A fábrica, construída em 1955, foi adquirida pela IVECO a 13 de setembro de 1990 após ter pertencido a empresas como a FADA, a SAVA e, por último, a Pegaso. A partir desse momento, iniciou a produção do modelo Daily. Atualmente, a sua produção diária é de 140 unidades Daily (um modelo com mais de 6.000 variantes de produtos) e 150 cabinas IVECO S-WAY.
Emprega cerca de 1.100 pessoas e é considerada como uma das principais empresas do ramo automóveis da região de Castela e Leão. Em 2017 celebrou o seu 60º aniversário, olhando para o futuro com um espírito de inovação que a tornou uma referência mundial da Indústria 4.0. A sua política de constante melhoramento permitiu-lhe aumentar a eficiência, qualidade e capacidade de adaptação, promovendo, ao mesmo tempo, a inovação junto da sua força de trabalho.
Desde 1992, aquando da produção da primeira unidade do furgão IVECO Daily em Valladolid, a fábrica não cessou de evoluir. De acordo com José Manuel Jaquotot, “a inovação e a transformação digital são as forças motrizes da nossa fábrica. Estamos a trabalhar para nos tornarmos um líder da Indústria 4.0, e para sermos uma fábrica competitiva, não só dentro do Grupo Iveco, mas também na importante região industrializada de Castela e Leão”.
Em 2019 a fábrica atingiu o Nível Ouro in World Class Manufacturing, um prémio que distingue o mais elevado nível de inovação industrial, em reconhecimento dos seus grandes avanços em qualidade, protecção ambiental, segurança e inovação nos processos de produção.
Com uma história de mais de quarenta anos de desenvolvimento e sucesso, o Daily ganhou reputação como o veículo comercial ligeiro de eleição. Os mais de três milhões de veículos Daily fabricados em três continentes e que percorrem as estradas de 110 países, são a prova da popularidade desta gama de produtos e da sua capacidade única de se adaptar rapidamente às necessidades específicas dos clientes em todo o mundo.
Ao longo das suas seis gerações, o Daily tem mantido a sua fórmula vencedora e os valores de fiabilidade, eficiência e versatilidade que o tornaram num veículo de referência, sem deixar de evoluir ao longo dos tempos através de um processo de constante atualização para oferecer a melhor resposta às necessidades dos clientes. Desde o seu lançamento em 1978, a família Daily nunca cessou de introduzir inovações revolucionárias no mercado, as quais mudaram a indústria.
Comerciais
Renault 4 E-Tech aposta forte na versão van
A Renault apresentou a versão comercial do 4 E-Tech, uma variante pensada para uso profissional que privilegia a capacidade de carga em detrimento da lotação.
Para esse efeito, o modelo abdica da segunda fila de bancos, passando a disponibilizar 1.045 litros de volume útil, com capacidade para transportar mercadorias até 1,2 metros de comprimento, além de um compartimento de arrumação inferior adicional. A carga útil anunciada é de 375 kg.

Esta versão elétrica do 4 E-Tech foi desenvolvida segundo as especificações de veículo comercial ligeiro N1 pela Qstomize, subsidiária da Renault especializada em conversões, sendo produzida na mesma unidade de Maubeuge onde é fabricado o modelo de passageiros.
No mercado francês, o Renault 4 E-Tech comercial tem preços a partir de 29.300 euros (antes de impostos) na versão equipada com bateria de 40 kWh e motor de 120 CV (88 kW), que oferece uma autonomia de até 307 km. Está também prevista uma variante mais potente, com 150 CV (110 kW) e bateria de 52 kWh, capaz de atingir uma autonomia máxima de 409 km. Em ambas as versões, o carregamento rápido permite recuperar de 15 a 80% da bateria em cerca de 30 minutos.

Comerciais
Scania testa camiões elétricos e a hidrogénio em operações reais
A Scania reforçou o seu compromisso com o transporte sustentável ao avançar com novos testes de tecnologias elétricas e movidas a hidrogénio, no âmbito do programa Pilot Partner.
Embora a eletrificação a bateria continue a ser o pilar da estratégia da marca, a empresa mantém ativa a avaliação de soluções alternativas que possam contribuir para um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis.
Durante a feira Transport.CH, em Berna, a fabricante anunciou uma nova fase de colaboração com a Asko Norge AS, referência em logística sustentável e parceira de longa data. As duas empresas estão a testar camiões com célula de combustível a hidrogénio em operações reais, com o objetivo de avaliar a autonomia, o desempenho técnico e a viabilidade comercial.
Para já, estes modelos não estão disponíveis para encomenda, integrando apenas o programa Pilot Partner, destinado a clientes selecionados que testam novas tecnologias antes da sua eventual integração no mercado.
Segundo Tony Sandberg, diretor do programa, “testar em ambientes reais permite perceber o que funciona na prática e acelerar o progresso”. Apesar da introdução destes testes, a estratégia da Scania mantém-se focada na eletrificação direta, colocando o hidrogénio como uma alternativa complementar em estudo.
Os primeiros resultados obtidos com a Asko são encorajadores: os camiões têm alcançado autonomias próximas dos 1.000 quilómetros por abastecimento e emitem apenas vapor de água.
Para Jørn Arvid Endresen, CEO da ASKO Midt, esta parceria é uma oportunidade para contribuir de forma ativa para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Já Sandberg sublinha que o envolvimento da Asko é “crucial para transformar experiências piloto em conhecimento útil para todo o setor”.
Criado em 2021, o programa Scania Pilot Partner reúne clientes estratégicos para testar tecnologias emergentes, desde veículos elétricos a bateria — prioridade da marca — a motores com extensor de autonomia e sistemas de célula de combustível. O objetivo é recolher informação real sobre o desempenho das soluções e apoiar os operadores na transição para um transporte descarbonizado.
-
Notícias1 semana agoRadares em dezembro
-
Notícias2 semanas agoFiat Topolino já tem preços e já pode ser encomendado
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos1 semana agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias2 semanas agoGenesis surpreende com a G90 Wingback
-
Comerciais2 semanas agoFord E-Transit Custom recebe tração integral e nova bateria para maior autonomia
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias2 semanas agoFalta de comandos manuais vai ser considerada pela EuroNCAP
