Nova geração de camiões DAF vence o troféu de Camião Internacional do Ano 2022 – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Nova geração de camiões DAF vence o troféu de Camião Internacional do Ano 2022

Published

on

A nova geração de camiões DAF foi eleita Camião Internacional do Ano 2022 por um júri composto por 24 jornalistas e editores especializados em veículos comerciais em representação das 24 revistas mais conceituadas deste segmento em toda a Europa



O prestigiado galardão foi entregue a Harry Wolters, Presidente e Responsável máximo da DAF Trucks, no decorrer do dia dedicado à imprensa da Feira Solutrans, o Salão de Soluções de Transporte Urbano e de Longo Curso, que aconteceu na cidade francesa de Lyon.
Com um total de 150 pontos conquistados na votação, a gama de camiões de longo curso holandesa acabou por levar de vencido com uma diferença generosa, o recém-lançado Iveco T-Way e ainda a segunda geração do Mercedes-Benz eActros.

Com base nas regras do prémio Camião Internacional do Ano (IToY – International Truck of the Year), este galardão é entregue ao camião que foi lançado no mercado nos últimos 12 meses e que mais contribuiu para a eficiência do transporte rodoviário. São tidos em consideração vários aspetos de elevada importância como a inovação tecnológica, conforto, segurança, facilidade de condução, economia de combustível, pegada ecológica e ainda o TCO (Total Cost of Ownership).

Tirando partido da nova regulamentação europeia relativa ao aumento de dimensões e pesos para camiões, a DAF criou uma gama de veículos que melhora consideravelmente a aerodinâmica, a economia de combustível, a segurança ativa e passiva e o conforto para o condutor.

Durante os testes dos novos camiões da DAF, que decorreram no Sul de Espanha e na Europa Central, os membros do júri do Camião Internacional do Ano apreciaram aspetos como a excelente visibilidade conferida pelo pára-brisas curvo, janelas laterais mais amplas e de cintura rebaixada e a panóplia de tecnologia ao dispor de quem conduz. Estas caraterísticas em conjunto com as câmaras e ecrãs verticais que substituem os retrovisores laterais, oferecem excelente visibilidade em torno da cabina, protegendo os utilizadores mais vulneráveis das estradas.

Finalmente, os jornalistas do IToY ficaram muito agradados com as prestações dos renovados e eficientes motores desenvolvidos com base nos bem conhecidos Paccar MX-11 e MX-13, que surgem acoplados à caixa de velocidades automatizada TraXon e ainda com as caraterísticas sempre úteis do cruise control preditivo dotados de diversas funções Eco-Roll.

Resumindo a votação, o Presidente do IToY, Gianenrico Griffini, afirmou: “com o lançamento desta nova geração de veículos, a DAF Trucks coloca no mercado uma gama de camiões de alta tecnologia que estabelece elevados padrões na indústria dos veículos pesados. Está ainda orientada para o futuro, uma vez que apresenta uma plataforma completa para suportar novas gerações de motores e cadeias cinemáticas alternativas”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

MAN eTGM completa ofensiva elétrica da marca na distribuição urbana

Published

on

A MAN Truck & Bus reforçou a sua estratégia de eletrificação com a apresentação do novo MAN eTGM de 16 toneladas, um modelo desenvolvido para responder às exigências crescentes da distribuição urbana e regional. Com autonomia até 480 quilómetros, elevada capacidade de carga e foco na eficiência operacional, o novo camião surge como a peça que faltava na gama elétrica da fabricante alemã.


Num contexto em que a descarbonização do transporte rodoviário se tornou uma prioridade para operadores logísticos e autoridades urbanas, o eTGM posiciona-se num dos segmentos mais críticos da distribuição: o transporte de média tonelagem em ambientes urbanos densos e operações regionais de elevada intensidade.

Equipado com uma plataforma modular de baterias até 320 kWh, o modelo disponibiliza uma autonomia máxima de até 480 quilómetros, permitindo cumprir ciclos completos de distribuição sem necessidade de carregamentos intermédios na maioria das operações urbanas e regionais. O sistema de tração elétrica foi desenvolvido para garantir eficiência em cenários de paragem e arranque frequentes, típicos da logística de última milha e distribuição diária.


A MAN destaca ainda a capacidade de combinar eficiência energética com redução de emissões, menor ruído e controlo dos custos operacionais. A nova proposta elétrica oferece uma carga útil até 10,6 toneladas e pode operar com reboques até 33 toneladas, características que procuram assegurar flexibilidade sem comprometer a rentabilidade das operações.

Para a marca, a competitividade da eletrificação depende precisamente da capacidade de manter os níveis de produtividade exigidos pelo setor. Nesse sentido, a MAN sublinha que a transição energética exige uma abordagem integrada, onde infraestrutura de carregamento, serviços digitais, gestão operacional e soluções de assistência desempenham um papel central.

Com o lançamento do eTGM, a construtora alemã consolida um portefólio elétrico mais abrangente, reforçando a aposta numa gama capaz de responder a diferentes necessidades logísticas dentro do transporte de mercadorias de curta e média distância.

Continue Reading

Comerciais

Scania anuncia motor Super 11L para transporte de passageiros

Published

on

Apenas seis meses após lançar a revolucionária cadeia cinemática Super de 13 litros para o transporte de pessoas, a Scania apresenta agora uma nova opção de 11 litros, o Super 11L, adequada para operações tanto no segmento urbano como no segmento interurbano.

O novo Super 11L amplia o portefólio da Scania de cadeias cinemáticas de combustão, oferecendo mais alternativas aos operadores de transporte de pessoas. Será relevante para uma vasta gama de operadores, incluindo empresas que realizam percursos urbanos e serviços interurbanos de maior distância.

O Super 11L é significativamente mais eficiente em consumo do que a opção de nove litros e, com potências de 350, 390 e 430 cv, tem também capacidade para assumir determinadas aplicações onde atualmente é utilizado o motor de 13 litros.


A nova cadeia cinemática inclui uma melhoria significativa na eficiência de combustível, uma vida útil do motor muito mais longa, manutenção aperfeiçoada, compatibilidade com combustíveis renováveis e a nova tecnologia de travagem Variable Valve Braking.

Destacam-se particularmente os ganhos em eficiência de combustível, com poupanças de até 10% em muitos casos, em comparação com os seus predecessores. Parte desta poupança deve-se à incorporação do sistema Variable Valve Braking (VVB).

Tal como todos os motores Scania, o novo Super 11L é compatível com os combustíveis renováveis HVO e biodiesel (FAME).

Entre outras vantagens-chave encontra-se uma maior vida útil do motor, de até dois milhões de quilómetros, o que representa um aumento de 25% face ao equivalente anterior.

A manutenção também é melhorada, uma vez que os filtros de óleo e combustível foram posicionados lado a lado no lado frio do motor, em vez de no lado quente, como acontecia em modelos anteriores. Isto significa que já não é necessário esperar que o motor arrefeça antes de realizar operações de substituição, reduzindo o tempo de imobilização em oficina e garantindo a continuidade do negócio da clientela.

Além disso, os novos eixos traseiros e travões auxiliares proporcionam um melhor comportamento e condução, enquanto o novo sistema de pós-tratamento (com dupla SCR para Euro 6) oferece uma excelente eficiência de combustível e maior tempo de disponibilidade.

Continue Reading

Ultimas do Fórum

  • por Mrodrigues
    ​​​
  • por designer90
    Gostaria de alertar todos os possíveis clientes para não lhes acontecer o que aconteceu a mim, não confiem em quem não devem ou pode vos sair caro. ...
  • por juliogomes26297
    Boas pessoal estou a pensar comprar um audi a5, gostei do estilo, vw cc tambem achei engraçado, agora nao sei qual é versão melhor e mais fiável...
  • por Bunker1978
    Boa Tarde Preciso de uma carrinha até 7000€ mais ou menos. Para trabalho e familia. Por este valor ainda se encontra alguma coisinha de jeito ou...

Em aceleração