Comerciais
Novo Iveco S-Way: mais conetado e com motores renovados
A Iveco apresentou o seu renovado veículo industrial para longo curso S-Way, desenvolvido para oferecer um valor e uma produtividade excecionais para o proprietário da frota.

Nesse sentido, melhora ainda mais a eficiência de combustível, que já se posicionava entre as melhores, com uma nova gama de motores e uma ponte traseira de nova geração, tecnologias avançadas e serviços inovadores adaptados às necessidades dos clientes. Como novidade traz o sistema de controlo por voz Iveco Driver Pal, novas funcionalidades e serviços conetados de última geração.
Nova gama de motores
Os novos motores do S-Way cumprem com as normas de emissões Euro VI/E e estão homologados para biodiesel 100% de segunda geração, denominado HVO. A gama Cursor 13 foi ampliada com dois novos níveis de potência, 490 e 530 CV, melhorando a sua eficiência através de um aumento da relação de compressão e uma nova estratégia de gestão da combustão. Estes motores de 13 litros surgem acoplados a novas pontes traseiras de redução simples e relações do grupo traseiro mais longas, até 2,31:1.
Passam ainda a usufruir do modo Eco para o sistema de ar condicionado automático, que elimina a absorção de energia desnecessária e ainda as novas coberturas do pilar A que melhoram ainda mais o fluxo de ar em redor da cabina.

A evolução inteligente do camião
O Iveco S-Way transforma a forma como os condutores interagem com os veículos e marca o início de uma nova era de suporte proativo e preditivo. Torna a vida a bordo mais simples e produtiva com o acompanhante vocal único, Iveco Drive Pal, que permite ao condutor interagir com o mesmo e com todo os seus sistemas.
Por outro lado, a versão a gás natural comprimido (GNC) e gás natural liquido (GNL) do S-Way contam com novos auxiliares inteligentes, como o compressor de embraiagem e a bomda de direção de caudal variável que aumenta a eficiência de combustível.

Comerciais
Scania e Svempa lançam o exclusivo “Japan 15”
A Scania apresentou, em colaboração com o preparador sueco Svempa, uma edição limitada do 460 R Super destinada exclusivamente ao mercado japonês, denominada “Japan 15”, em homenagem aos 15 anos de presença da marca no país asiático.
Trata-se de um projeto oficial da própria Scania, divulgado através dos seus canais corporativos e de várias filiais, no qual se procurou combinar a eficiência do grupo motopropulsor Super com uma imagem muito cuidada, adaptada ao gosto dos transportadores japoneses.

O ponto de partida é um R 460 Super 4×2 com volante à direita, configurado para o tipo de transporte de longa distância predominante no Japão. Sob a cabina trabalha o conhecido motor de seis cilindros de 13 litros e 460 cv da nova geração Super, com o qual a Scania aposta na redução de consumos e emissões sem abdicar das prestações — algo especialmente valorizado num mercado tão competitivo como o japonês.
A Svempa foi responsável por conferir personalidade própria ao conjunto. O “Japan 15” apresenta uma carroçaria em azul escuro, destacada por grafismos e filetes em amarelo-dourado, bem como pela presença evidente do número 15 nas laterais e na frente, assinalando o aniversário que esta série comemora.

As jantes, também em tom dourado, incluem a inscrição “Scania Japan 15”, completando um exterior que se afasta do conceito de showtruck extremo, mas mantém a identidade inconfundível do designer sueco.
O interior recebeu igualmente uma atenção especial: estofos em pele com pespontos decorativos, detalhes em acabamento dourado e uma ambientação específica reforçam a sensação de se tratar de um veículo de edição limitada, sem comprometer a funcionalidade necessária para um camião pensado para trabalhar e não apenas para exposição.

No seu conjunto, o “Japan 15” apresenta-se como um trator totalmente operacional, mas com um nível de personalização pouco comum numa série diretamente ligada ao fabricante.
Com este projeto, a Scania tira partido do prestígio da imagem Svempa para reforçar a sua presença no Japão e, simultaneamente, destacar a nova geração Super num mercado onde a eficiência e a fiabilidade são tão importantes quanto a estética.

Para os entusiastas europeus do tuning e dos showtrucks, o “Japan 15” é também uma boa notícia: demonstra que a colaboração entre a Scania e a Svempa continua bem ativa e aberta a novas interpretações noutros mercados.mplementares, como o hidrogénio ou o diesel limpo, na estratégia de sustentabilidade da DAF na Península Ibérica?
Comerciais
Ecar Show 2026 destaca veículos comerciais elétricos com estreia do Ecar Com
O Ecar Show, Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, regressa à FIL, Feira Internacional de Lisboa, entre 15 e 17 de maio de 2026, trazendo como principal novidade a aposta reforçada no setor profissional, com a estreia do Ecar Com, um espaço inteiramente dedicado aos veículos comerciais elétricos.
Pela primeira vez, o evento integra uma área exclusiva para soluções de mobilidade elétrica aplicadas ao transporte de mercadorias e serviços, refletindo a crescente importância deste segmento na transição energética. O Ecar Com reúne fabricantes, especialistas e operadores, criando um ambiente focado na demonstração e experimentação de veículos comerciais eletrificados.

Entre as marcas já confirmadas neste novo espaço encontram-se Ford, Kia, Renault, Toyota, Maxus e Fuso, bem como o grupo Stellantis, que estará representado pelas suas marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot. Ao todo, são já onze construtores ligados ao segmento dos comerciais confirmados.
A criação do Ecar Com surge numa altura em que as empresas procuram soluções mais eficientes e sustentáveis para as suas frotas, com os veículos elétricos a ganharem cada vez mais relevância no transporte urbano e de última milha.
Além desta novidade, o Ecar Show contará com mais de 60 marcas no total, incluindo fabricantes automóveis, operadores de energia e empresas tecnológicas, consolidando-se como o principal ponto de encontro nacional dedicado à mobilidade elétrica.
Os bilhetes já estão disponíveis com preço promocional até ao final de março, sendo esperada uma forte afluência de público. Tal como nas edições anteriores, o evento incluirá lançamentos e apresentações de novos modelos, com especial destaque, este ano, para as soluções dirigidas ao setor profissional.
-
Comerciais1 semana agoPortagens para camiões na UE passam a depender das emissões de CO₂ já este ano
-
Notícias1 semana agoLand Rover Defender elétrico está a caminho
-
Notícias2 semanas agoEm 2030 Renault quer vender apenas elétricos na Europa
-
Notícias2 semanas agoLuxo, charme e muito mais no novo Ferrari Amalfi Spider
-
Comerciais5 dias agoForça Aérea Portuguesa reforça frota com novos MAN Lion’s Coach
-
Notícias2 semanas agoRevelada a silhueta do novo Golf elétrico
-
Comerciais2 semanas agoMercedes-Benz VLE é a nova geração de monovolumes de luxo da marca alemã
-
Motos2 semanas agoProdutivos mas curtos, assim foram os testes do “Falcão”
