Comerciais
Novo Iveco S-Way: mais conetado e com motores renovados
A Iveco apresentou o seu renovado veículo industrial para longo curso S-Way, desenvolvido para oferecer um valor e uma produtividade excecionais para o proprietário da frota.

Nesse sentido, melhora ainda mais a eficiência de combustível, que já se posicionava entre as melhores, com uma nova gama de motores e uma ponte traseira de nova geração, tecnologias avançadas e serviços inovadores adaptados às necessidades dos clientes. Como novidade traz o sistema de controlo por voz Iveco Driver Pal, novas funcionalidades e serviços conetados de última geração.
Nova gama de motores
Os novos motores do S-Way cumprem com as normas de emissões Euro VI/E e estão homologados para biodiesel 100% de segunda geração, denominado HVO. A gama Cursor 13 foi ampliada com dois novos níveis de potência, 490 e 530 CV, melhorando a sua eficiência através de um aumento da relação de compressão e uma nova estratégia de gestão da combustão. Estes motores de 13 litros surgem acoplados a novas pontes traseiras de redução simples e relações do grupo traseiro mais longas, até 2,31:1.
Passam ainda a usufruir do modo Eco para o sistema de ar condicionado automático, que elimina a absorção de energia desnecessária e ainda as novas coberturas do pilar A que melhoram ainda mais o fluxo de ar em redor da cabina.

A evolução inteligente do camião
O Iveco S-Way transforma a forma como os condutores interagem com os veículos e marca o início de uma nova era de suporte proativo e preditivo. Torna a vida a bordo mais simples e produtiva com o acompanhante vocal único, Iveco Drive Pal, que permite ao condutor interagir com o mesmo e com todo os seus sistemas.
Por outro lado, a versão a gás natural comprimido (GNC) e gás natural liquido (GNL) do S-Way contam com novos auxiliares inteligentes, como o compressor de embraiagem e a bomda de direção de caudal variável que aumenta a eficiência de combustível.

Comerciais
Volvo e IKEA apostam em camiões elétricos para descarbonizar o transporte
A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG estão a implementar camiões elétricos em rotas de distribuição na Catalunha, avançando para o transporte com zero emissões e alinhando as suas estratégias com as metas de descarbonização para 2040.
A eletrificação de veículos pesados de mercadorias deixou de ser uma promessa futura e passou a ser uma realidade em curso. A Volvo Trucks, a IKEA Supply Chain Operations, a GEODIS e a KLOG reforçam o seu compromisso com a descarbonização dos transportes na Catalunha, incorporando camiões 100% elétricos em rotas logísticas estratégicas. Esta iniciativa marca um novo marco na transição para a mobilidade com zero emissões.
As quatro empresas uniram esforços num projeto conjunto que representa um passo concreto para um transporte mais limpo. No âmbito dessa colaboração: a GEODIS acrescenta três unidades Volvo FH 100% elétricas à sua frota operacional; a KLOG incorpora um camião trator Volvo FH elétrico, juntando-se à implementação.
Os camiões abastecem diariamente as lojas IKEA em Barcelona, reduzindo a pegada de carbono das operações de entrega do último quilómetro. Estas novas unidades elétricas operam em ambientes urbanos e suburbanos, otimizando a logística com zero emissões de gases de escape e reduzindo a poluição sonora.
Segundo Ewelina Taylor, Diretora Global de Transportes da IKEA Supply Chain Operations: “Ambicionamos um transporte com zero emissões, movido a energia 100% renovável, até 2040. Este projeto na Catalunha, em conjunto com a IKEA Retail Spain, inclui a instalação de pontos de carregamento elétrico no centro de distribuição e representa um passo fundamental na descarbonização dos nossos fluxos logísticos em Espanha.”
A estratégia da IKEA centra-se em liderar a mudança no setor da logística, utilizando a sua escala para acelerar soluções reais que combinem eficiência, sustentabilidade e responsabilidade social.
Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Motos1 semana agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
-
Curiosidades5 dias agoSem lugar de estacionamento? Põe-se o Ferrari na varada!
