Comerciais
Renault e Plug Power preparam Master para arrancarem no hidrogénio

O Grupo Renault e a Plug Power criaram a joint-venture Hyvia que se vai dedicar ao desenvolvimento e comercialização não só de veículos comerciais a hidrogénio, mas também estações de abastecimento e hidrogénio verde. Os primeiros veículos serão baseados no Renault Master e chegam ao mercado no final de 2022.
O Grupo Renault e a Plug Power criaram uma joint-venture Hyvia para o ecossistema do hidrogénio. O objetivo passa pelo desenvolvimento e comercialização de veículos comerciais ligeiros equipados com células de combustível, estações de abastecimento, assim como o fornecimento de hidrogénio “verde” e soluções de manutenção e gestão de frota.
A designação Hyvia advém da contração de “HY” para hidrogénio e da palavra latina para estrada “Via”, incorporando a ambição de lançar soluções para uma mobilidade com baixas emissões de carbono.
Algumas operações com veículos comerciais ligeiros exigem grandes autonomias e tempos de reabastecimento reduzidos, requisitos em que as células de combustível a hidrogénio se apresentam como as alternativas mais interessantes.
A joint-venture Hyvia vai desenvolver a sua atividade nas instalações da Renault em França, e será liderada por David Holderbach, com mais de 20 anos de experiência no Grupo Renault nas áreas de estratégia, produto e vendas internacionais.
A sede, assim como as equipas de pesquisa e desenvolvimento, ficará localizada em Villiers-Saint-Frédéric, juntamente com os centros de desenvolvimento e engenharia de veículos comerciais ligeiros do Grupo Renault, para maximizar as sinergias entre as equipas.
As equipas de processos, produção e logística ficarão baseadas em Flins, fábrica que vai ser reconvertida e que iniciará a produção de pilhas de combustível e estações de carregamento já no final de 2021.
A integração dos sistemas de células de combustível será efetuada pela PVI, uma subsidiária do Grupo Renault desde 2017, que está localizada em Gretz-Armainvilliers.
Os primeiros veículos vão ter como base o Renault Master e serão montados na fábrica de Batilly. Numa primeira fase serão disponibilizadas três versões equipadas com pilha de combustível, incluindo duas para o transporte de mercadorias – Furgão e Chassis-Cabina para grandes volumes -, e uma para o transporte de passageiros, materializada num miniautocarro urbano.
O lançamento está previsto para o final de 2022 no mercado europeu, assim como a disponibilização de estações de abastecimento e o fornecimento de hidrogénio verde.
A tecnologia de hidrogénio da Hyvia virá complementar a tecnologia E-Tech da Renault e permite aumentar a autonomia dos veículos até aos 500 quilómetros, com um tempo de abastecimento de apenas três minutos. Segundo a marca francesa, estas vantagens enquadram-se na utilização de veículos comerciais, respondendo ao mesmo tempo aos desafios legislativos, que visam a descarbonização dos centros urbanos.
Comerciais
LASO conclui transportes para o Parque Eólico de Aldeavieja

A LASO concluiu, o transporte das componentes destinadas à construção do Parque Eólico de Aldeavieja, numa operação exigente ao nível técnico e logístico.
Os trabalhos tiveram início a 5 de maio e consistiram no transporte de quatro torres eólicas, cujas componentes foram expedidas a partir de três localizações distintas. Esta dispersão geográfica exigiu mais coordenação logística, exigindo um reforço de recursos, a mobilização de mais equipas e um planeamento detalhado, de forma a garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Dada a elevada inclinação da estrada de acesso ao local de instalação, a operação exigiu a implementação de outro tipo de soluções. Para o transporte das componentes de maior peso e dimensão, tornou-se necessário o reforço do conjunto com dois carros de tração adicionais.
“Esta operação veio mostrar a capacidade da LASO em encontrar soluções adequadas aos nossos clientes”, refere o responsável pela operação.
O sucesso destes transportes deve-se ao profissionalismo das cerca de 60 pessoas envolvidas, entre motoristas, gestores de projetos, técnicos de qualidade e segurança e engenheiros destacados capazes de responder a qualquer desafio, na qualidade dos serviços prestados.
Comerciais
Ford Transit comemora 60 anos de conquistas na Europa

A 9 de agosto de 1965, o primeiro furgão Ford Transit saiu da linha de produção da fábrica da Ford em Langley, no Reino Unido. Naquela altura, poucos imaginavam o impacto duradouro que essa simples inovação teria no mundo dos negócios.

Em 2025, a Ford Transit celebra seis décadas de história, tendo-se consolidado como o principal meio de transporte de empresas e serviços em toda a Europa. Desde pequenos comerciantes locais até grandes serviços de entrega, a Transit continua a ser um símbolo de confiabilidade no setor comercial. “Nos últimos 60 anos, a Transit tornou-se sinónimo de trabalho bem feito”, destaca Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro para a Europa.

O impacto económico das empresas relacionadas com furgões é impressionante, com uma contribuição de cerca de 1 mil milhões de euros para as economias da UE e do Reino Unido em 2023. Este setor tem revelado um crescimento consistente, com um aumento de 27,4% desde 2017, superando o desempenho de várias indústrias não dependentes de furgões.

Além do seu sucesso histórico, a Transit tem vindo a adaptar-se às necessidades do presente e do futuro. A Ford Pro, que lidera o mercado europeu de veículos comerciais há mais de uma década, oferece agora versões elétricas de toda a gama Transit, incluindo a E-Transit e a E-Transit Custom. Estes modelos elétricos não só oferecem uma alternativa sustentável, como também ajudam as pequenas empresas a economizar.
Ao longo dos seus 60 anos de existência, a Transit respondeu a uma variedade de necessidades empresariais, desde o transporte de mercadorias até soluções personalizadas para serviços específicos. O seu design original, com um piso de carga plano e motor montado à frente, foi idealizado para facilitar a operação e o conforto. Além disso, a vasta rede de concessionários da Ford garantiu que os clientes tivessem o apoio necessário desde o início.

Hoje, a Ford Pro continua a evoluir, oferecendo soluções de software, carregamento e serviços conectados que garantem que os furgões Transit operem de forma eficiente. “Há seis décadas de experiência incorporadas em cada Transit e a nossa oferta continua a evoluir com base no feedback dos clientes”, afirma Schep.
Assim, a Transit não só permanece como uma parceira essencial para empresas de todas as dimensões, como também continua a sua jornada rumo a um futuro cada vez mais digital e elétrico.
Ao completar 60 anos, a Ford Transit é mais do que um simples furgão. Ela é um pilar do comércio europeu, sempre pronta a apoiar o crescimento das empresas e a dinamizar a economia do continente.

-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira regressa aos pontos
-
Comerciais1 semana ago
IVECO apresenta o novo S-eWay Artic
-
Notícias2 semanas ago
Marca chinesa poderá ter uma fábrica em Portugal
-
Curiosidades1 semana ago
Os carochas “made in China”
-
Notícias5 dias ago
Xiaomi SU7 Ultra é o elétrico mais rápido em Nurbürgring
-
Notícias2 semanas ago
Peugeot e-208 GTi está quase a ser revelado
-
Comerciais2 semanas ago
Centro logístico da MAN em Salzgitter na Alemanha cresce 30%
-
Notícias6 dias ago
Aí está o Peugeot E-208 GTi