Num circuito que já lhe deu muitas alegrias, Miguel Oliveira conseguiu o seu primeiro pódio da época ao conquistar a segunda posição no Grande Prémio de Itália que se disputou no circuito de Mugello.
Numa corrida em que o francês Fabio Quartararo levou a sua Yamaha ao primeiro lugar, o português fez uma prova fantástica com um arranque que o levou logo do sétimo lugar, conquistado na qualificação, ao terceiro lugar.
Com um andamento rápido o piloto de Almada foi gerindo a corrida atrás de Johan Zarco que seguia na segunda posição com a sua Ducati até que o ultrapassou assumindo o segundo posto no pódio. Até ao final conseguiu defender-se de Joan Mir que nunca conseguiu impor a sua Suzuki ao andamento do piloto de Almada.
No final, alguns milímetros do pneu fora dos limites da pista deram uma penalização ao piloto nacional da KTM fazendo-o descer para a terceira posição, mas logo de seguida a mesma penalização foi atribuída a Joan Mir que seguia em terceiro, o que acabou por manter o pódio na mesma, com as posições com que os pilotos cruzaram a meta de chegada.
Com este resultado Miguel Oliveira ascende à décima posição no campeonato com 29 pontos.
Este foi mais um fim de semana negro para a modalidade pois durante a sessão de qualificação de sábado o piloto de Moto3, Jason Dupasquier, sofreu um aparatoso acidente tendo sido evacuado para o hospital de Florença onde viria a falecer no domingo. O jovem piloto suíço de ascendência lusa que tinha apenas 19 anos foi homenageado antes da corrida de MotoGP com um minuto de silêncio.