Comerciais
Camião de sucesso da Volkswagen comemora 15 anos de atividade

“São 15 anos de muito sucesso no Brasil e no estrangeiro desta gama de produtos que foi moldada para responder às exigências dos clientes, seguindo nossa filosofia ‘menos você não quer, mais você não precisa’”.
Nesta frase, o vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche explica o número de 230 mil camiões da família Constellation que estão em operação em diversos países emergentes. O modelo foi lançado no dia 19 de setembro de 2005.
O sucesso da gama Constellation começou com o lançamento das três versões iniciais do: 19.320 , 17.250 e 24.250 do Titan Tractor. O projeto foi fruto de um ciclo de investimentos de mil milhões de reais, mais de 200 profissionais e um total superior a 7 milhões de quilómetros em testes na América do Sul, em África e na Europa. O trabalho foi desenvolvido em parceria pela engenharia brasileira e por equipas alemãs da Volkswagen AG e da Volkswagen Veículos Comerciais.
Com a chegada do Constellation, o construtor passou a marcar presença nos segmentos de 5 a 45 toneladas, com produtos que reuniam o que havia de mais moderno na época em termos de segurança, conforto, com uma cabina ampla totalmente desenhada no Centro de Design da Volkswagen, em Wolfsburg; e força, com motores Cummins de 250 cv e 320 cv.
O número de modelos e versões foi crescendo gradualmente, sendo que alguns alcançaram grande sucesso. Entre o grande número de versões lançadas para responder à procura do mercado, algumas delas merecem ser destacadas. Dentro desse rol, é impossível não mencionar as versões 24.250 e 24.280. Juntas, somam aproximadamente 80 mil unidades comercializadas.
O Constellation 24.280 foi lançado em 2012 para suceder à versão original, apresentada em 2005. Não era uma missão qualquer. Isso porque o Constellation 24.250 era líder no mercado brasileiro de camiões há quatro anos. A aceitação da nova versão foi gigante e superou o volume de vendas do até então campeão do mercado.
O Volkswagen Constellation 24.280 foi preparado para seguir a norma de emissões Proconve P-7 (Euro 5), que entrou em vigor em janeiro de 2012. Para isso, trazia evoluções mecânicas, utilizando o bloco MAN D08, de seis cilindros, mais económico, silencioso e robusto, além de ter mais 30 CV que o antecessor.
Do Brasil para o mundo
O sucesso no mercado brasileiro foi acompanhado pelo êxito em outros países. Um ano após o lançamento brasileiro, a família Constellation teve as primeiras unidades vendidas no Chile. Em 15 anos, já são mais de 25 mil unidades comercializadas em vários países, como a África do Sul, Cuba e o Equador. Atualmente, os Volkswagen Constellation são vendidos em mais de 20 mercados na América Latina e em África, uma prova da aceitação e da qualidade do produto fabricado em Resende.
A atual gama de produtos da família Constellation tem capacidades entre as 14 e as 74 toneladas, englobando o segmento de veículos médios até aos pesados. As configurações do modelo ultrapassam a casa das centenas, e podem ser utilizadas nos mais variados tipos de negócios.
Comerciais
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025

De 1 de setembro a 12 de dezembro de 2025, o Túnel do Monte Branco estará totalmente fechado ao trânsito para renovação da abóbada. Os veículos pesados serão afetados.
O túnel do Monte Branco, que liga França e Itália através dos Alpes, é utilizado diariamente por 3600 veículos ligeiros e 1700 camiões. Esses milhares de utilizadores terão de passar por um itinerário alternativo, uma vez que o túnel estará fechado em ambos os sentidos durante 15 semanas, a partir da próxima segunda-feira, 17h (1 de setembro), até 12 de dezembro, 17h.
Mais de 60 anos após a sua construção, o operador prossegue assim a obra de renovação das duas partes da abóbada, com o objetivo de garantir a sua durabilidade por cem anos. Trata-se agora de realizar a segunda obra-teste de renovação. Ela abrange duas partes da abóbada, representando um total de 254 m. Este projeto dá continuidade à primeira obra-teste realizada no outono de 2024, que já havia causado um encerramento de longa duração. Essas obras representam um investimento total de 50 milhões de euros. «É o primeiro grande túnel europeu a iniciar uma renovação estrutural dessa magnitude», explica a ATMB, administradora do túnel.
«A natureza das obras, a profunda renovação da abóbada, a geometria do túnel, a desmontagem completa dos equipamentos tecnológicos e a segurança das equipas não permitem a passagem de veículos, mesmo pontual, durante a obra», precisa o gestor do túnel.
O período de encerramento foi escolhido pela ATMB em colaboração com as câmaras municipais da Alta Saboia e do Vale de Aosta, sendo o outono menos impactante para o turismo. Em 2024, 75% do tráfego do túnel era composto por veículos ligeiros.
O mapa das rotas alternativas, elaborado com as respetivas entidades da Alta Saboia e do Vale de Aosta, está disponível em www.tunnelmb.net e na aplicação TMB Mobility.
Os veículos pesados podem utilizar o Túnel do Fréjus, após a recente abertura do segundo “tubo” entre a França e a Itália.
bento4d situs toto slot 4d bento4d bento4d bento4dComerciais
Scania faz roadshow elétrico pela Europa… mas falha Lisboa

Os eventos, que começaram na Dinamarca e terminarão na Suécia após uma viagem de 20.000 km por toda a Europa, permitirão aos clientes conhecer, em primeira mão. esta tecnologia e servirão como ponto de partida para o debate sobre estratégias de carregamento de baterias. Infelizmente, Lisboa não faz parte deste tour inédito.
A roadshow, que contará com um total de seis camiões com diferentes configurações, sublinha o compromisso da Scania com a eletrificação como chave para alcançar um transporte sustentável, onde a infraestrutura e as tecnologias o permitam. Trata-se de uma iniciativa da empresa para explicar, promover e oferecer as suas soluções e ecossistema para o transporte elétrico.

«Estamos convencidos de que esta digressão de apresentação conquistará corações e mentes para dar o salto para o transporte elétrico»
«Entendemos que muitos operadores ainda têm dúvidas e preocupações sobre o transporte elétrico», afirma Alexandra Österplan, líder do setor de mobilidade elétrica da Scania. «Por isso, em vez de ficarmos de braços cruzados e assumirmos que as pessoas virão até nós, levamos os nossos camiões elétricos até onde elas estão para que possam ver e experimentar por si mesmas os benefícios que a eletrificação pode trazer. Além disso, responderemos às suas perguntas sobre baterias de veículos elétricos e daremos conselhos sobre tecnologias e estratégias de carregamento», acrescenta.
Data Local
13-15 de agosto Copenhaga/Aarhus, Dinamarca
17-30 de agosto Kløfta, Noruega
3 de setembro Paris, França
5-7 de setembro Piacenza, Itália
12-21 de setembro Ronda, Espanha
26-29 de setembro Utrecht, Países Baixos
3-4 de outubro Serock, Polónia
7 de outubro Kaunas, Lituânia
9 de outubro Riga, Letónia
14 de outubro Pärnu, Estónia
4-7 de novembro Vransko, Eslovénia
12-14 de novembro Bucareste, Roménia
18-28 de novembro Antuérpia e Bruxelas, Bélgica
3-5 de dezembro Borås, Suécia
bento4d bento4d bento4d bento4d situs toto slot 4d bento4d bento4d bento4d-
Notícias2 semanas ago
Um Renault 4 E-Tech para os bombeiros
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira fora dos pontos na Áustria
-
Comerciais2 semanas ago
Nissan eletrifica inaugura estação de carregamento para camiões
-
Manutenção Motos2 semanas ago
Condução defensiva com a sua moto
-
Curiosidades1 semana ago
Ficar pendurado… literalmente
-
Comerciais2 semanas ago
MAN iniciou a produção em série de camiões elétricos
-
Comerciais1 semana ago
Volkswagen Transporter ganha versão três novas opções
-
Notícias1 semana ago
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo