A estrela maior da Mercedes-Benz acaba de chegar ao vulcão mais alto do mundo, situado nos Andes chilenos. Dois camiões Unimog U 5023 acompanharam uma expedição de dez pessoas liderada pelo alemão Matthias Jeschke, especialista em todo-o-terreno e proprietário da empresa Extreme Events, até ao Nevado Ojos del Salado, na região do Atacama, o vulcão mais alto do mundo, com 6893 m, e segundo cume mais elevado de toda a América (logo atrás do Aconcagua, de 6965 m).
O objetivo da expedição, completada no final de janeiro, tinha por objetivo posicionar quatro equipamentos radio transmissores de emergência em várias altitudes das paredes do vulcão, para assim melhorar as medidas de segurança, tanto para montanhistas como para investigadores científicos. Cada membro da equipa e todo o material necessário viajou em dois camiões Unimog U 5023 cedidos pela Mercedes-Benz e modificados para a ocasião.
Tal como informou a marca alemã num comunicado, depois de instalar os primeiros três radio transmissores, a expedição alcançou o campeonato Amistad, a 6100 metros de altitude, onde foi montado o quarto e ultimo equipamento.
Com o objetivo principal alcançado, chegava o momento de entrar na história e estabelecer um novo recorde em altitude para um veículo com rodas tripulado. Ao volante de um dos Unimog, Matthias Jeschke subiu mais 594 m, até alcançar os 6694 m, ficando a apenas 200 m do rebordo da cratera. Nunca nenhum veículo, nem muito menos um camião, esteve a tamanha altitude em todo o planeta.
Jeschke, a sua equipa e a Mercedes-Benz fulminaram desta forma o anterior registo, precisamente em poder do mesmo expedidor alemão e também com a Mercedes-Benz como parceiro. O feito anterior aconteceu em dezembro de 2014 no mesmo cenário dos Andes. Naquela ocasião, o veículo foi um Zetros, que subiu aos 6675 m de altitude.
O desafio era extremo, mas a eficiência do modelo eleito também já era esperada. As capacidade off-road do Unimog U 5023 da Mercedes-Benz começa com o seu exclusivo sistema de eixos.
Um chassis com capacidade de torsão e apoio de três pontos na cabina, a caixa e o motor, assim como a suspensão com braço transversal e molas helicoidais que permitem uma capacidade de cruzamento de eixos até aos 30º. É preciso ainda acrescentar a tração integral, o sistema de regulação da pressão dos pneus Tirecontrol Plus e os bloqueios dos diferencial, que facilitam a tração máxima em fora de estada.