Comerciais
Iveco comemora 75 anos da Pegaso com um kit personalizado
A Iveco comemora o 75º aniversário da marca Pegaso. Convém lembrar que a atual unidade fabril de Barajas, em Madrid, onde se produz o Iveco S-Way nasceu para produzir camiões e autocarros Pegaso.

A partir de agora, os transportadores e utilizadores de Iveco podem personalizar o seu S-Way com um completo kit de personalização dedicado aos 75 anos da marca espanhola de veículos pesados.
A fábrica de Barajas, propriedade do Grupo CNH Industrial, foi construída durante a década de 50 do século passado e foi fruto da iniciativa da ENASA para ampliar a produção de veículos industriais da Pegaso. O primeiro camião foi produzido a partir de 1955 e era conhecido no mercado por Pegaso Barajas. Seguiu-se o modelo Z-207, todavia a fábrica alcançou o máximo rendimento de produção a partir do sucesso comercial de modelos como o lendário Pegaso Comet.
Agora, através de um kit de personalização que inclui elementos de decoração interiores e exteriores para o Iveco S-Way, a marca comemora os 75 anos da Pegaso, uma marca histórica que continuou o percurso da mítica Hispano Suiza.
A Iveco continua a ser vista como o despertar da antiga ENASA e dos seus Pegado, pois mantém em atividade as fábricas de Madrid e de Valladolid. Na primeira foram produzidas praticamente todas as gamas de pesados da Pegaso e na segunda os veículos comerciais ligeiros conhecidos por SAVA.
Outra herança desde a época da Pegado é a manutenção da liderança tecnológica. Atualmente a CNH industrial desenvolve em conjunto com a Nikola o camião elétrico Tre. A eletromobilidade também ocupou no seu tempo a Pegaso. Bom exemplo disso mesmo foi a versão eletrificada do seu primeiro modelo conhecido por Mofletes. O Pegaso elétrico data de 1951, mais concreto com o primeiro protótipo Z-601. No ano seguinte, o Z-602 podia carregar até seis toneladas. O Pegaso elétrico alcançava os 28 km/h e tinha uma autonomia elétrica de 75 km.
Comerciais
MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026
A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.
No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.

A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.

Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.

Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.
Comerciais
Renault Trucks cria corredor logístico 100% elétrico em França
A Renault Trucks, em parceria com o transportador Malherbe, implementou um corredor logístico totalmente elétrico em França, ligando Blainville-sur-Orne, Bourg-en-Bresse e Lyon, para o transporte de cabines, motores e eixos entre as suas unidades industriais.
O corredor opera segundo o princípio do just in time, assegurando o abastecimento contínuo das linhas de montagem. As cabines produzidas em Blainville-sur-Orne seguem para Bourg-en-Bresse, enquanto os motores e eixos fabricados em Lyon são enviados para Blainville-sur-Orne.
A operação é realizada com uma frota de 22 camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T, distribuídos por dois circuitos logísticos, permitindo percursos diários superiores a 700 quilómetros através de um sistema de revezamento de veículos e condutores, sem paragens para carregamento durante o transporte.
Com este modelo, a marca estima evitar a emissão de cerca de 2.869 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e com uma logística mais eficiente e sustentável.

-
Notícias2 semanas agoRadares em dezembro
-
Comerciais2 semanas agoRenault Trucks lança novas versões elétricas do E-Tech T
-
Motos2 semanas agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias2 semanas agoJá foram fabricados 100 mil Renault 5 E-Tech Electric
-
Notícias1 semana agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o que come e bebe no Natal
-
Notícias4 dias agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Sem categoria1 semana agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália




