Comerciais
Blackline é a nova série especial do Ford F-Max
Published
2 anos anteson
By
Motor Guia
Depois da chegada ao mercado português em 2019, a Ford Trucks tem vindo a implementar a sua condição de marca “nova” e vai fazendo o seu percurso. O responsável por este sucesso tem sido o Ford F-Max que já foi eleito Camião Internacional do Ano e que conseguido colocar a marca no panorama internacional dos veículos pesados.
Numa tentativa de reforçar a sua presença no mercado, a família F-Max passa a disponibilizar duas novas versões, o Blackline e o L.
O primeiro vai ser produzido numa edição limitada a 250 unidades que são numeradas. Cada unidade terá o seu número de série e o logótipo Blackline Series colado na porta.
Quanto a cores, terá uma cabina prateada, dotada de linhas azuis e prestas do lado de fora que reforçam o estilo mais “desportivo” do modelo. Conta ainda com faróis de fundo escuro em LED, jantes pretas e coberturas dos retrovisores a negro.
Mas no interior também há novidades. O desenho é reforçado pela presença de bancos em pele preta com faixas azuis, detalhes em azul no volante e ainda pormenores a negro no painel de instrumentos e nas áreas de arrumação.
Quanto ao F-Max L, disponibiliza uma distância entre eixos superior e a marca optou por colocar um depósito de combustível maior, fazendo deste o veículo ideal para operações de longo curso. O depósito de combustível deste novo F-Max é de 1350 litros, mais 300 litros do que a versão convencional do modelo.
Mas as novidades não se ficam por aqui, e a marca passa a incluir em todas as variantes do F-Max um botão Eco Mode que permite reduzir o consumo até 5%. Com este modo activado, o sistema gere automaticamente a eficiência do veículo, através do Max Cruise (cruise control preditivo) e do Eco Roll que aproveita as descidas para garantir maior eficiência nos consumos. No Eco Mode a potência do motor é limitada a 450 cv e a velocidade a 85 km/h.
A Ford Trucks está inda a digitalizar cada vez mais os seus veículos, tornando-os produtos de mobilidade conectada e equipados com tecnologias de última geração vantajosas para os clientes. Entre as novas tecnologias está o cruise control ligado ao GPS e o Sistema multimédia que facilitam a vida tanto a condutores como a gestores de frota. Estas também permitem aos utilizadores da aplicação My Ford Trucks controlar os veículos remotamente, dando-lhes um maior nível de conforto.
Também pode gostar
Comerciais
Western Star 57X foi inspirado no Mercedes-Benz Actros
Published
2 dias anteson
17/08/2022

Os camiões norte-americanos são sempre fontes de inspiração e desejo para muitos transportadores, sejam eles frotistas ou motoristas profissionais. A mais recente novidade da Daimler Truck North American é o Western Star 57X, veículo que contempla muita da tecnologia existente no Mercedes-Benz Actros.

O novo 57X foi projetado principalmente para clientes que percorrem rotas de longa distância, especialmente no segmento de pequenas frotas ou como operadores proprietários, em contraste com as séries 47X e 49X, que se destinam aos clientes de veículos especiais e de obras.
O início da produção do Western Star 57X será no 1º trimestre de 2023 na fábrica da Daimler Truck North America em Cleveland, Carolina do Norte, EUA.

O construtor promete cerca de 6% mais economia que o antecessor, o 500XE. Os clientes podem escolher entre diferentes opções de motor: Detroit DD13 Gen 5, DD15 Gen 5 e DD16. O 57X está disponível com caix de velocidades Detroit DT12 Direct ou High-Speed AMT.

O camião oferece aos clientes o Detroit Assurance 5.0 Safety System com Active Brake Assist 5, que inclui o sistema de câmara/radar “sempre ligado”, Cruise Control Adaptativo e Active Lane Assist opcional. A novidade do 57X é o Active Side Guard Assist, uma tecnologia pioneira no setor projetada para mitigar as dificuldades no ângulo durante as curvas à direita. Este é o primeiro camião Western Star a ter um display digital no cockpit que permite a configuração dos instrumentos e simplifica o controlo das funções de entretenimento (via Apple Car Play e Android Auto) e informações do veículo. Os controlos embutidos no volante permitem que os motoristas controlem a maioria das funções de entretenimento e informação sem tirar as mãos do volante.
Comerciais
Santos e Vale e Reta desenvolvem solução para passar carga entre semirreboques
Published
4 dias anteson
15/08/2022
A pedido da Santos e Vale – Operador Logístico, a Reta, desenvolveu uma solução inovadora em Portugal, que consiste num sistema de ligação entre duas viaturas atreladas, eficiente e sem complicações com a perda de peças soltas.

“O cliente queria uma solução fiável para transferência de cargas entre equipamentos. Agora, o motorista, em vez de ter que encostar as duas viaturas, cada uma num cais de cargas diferente, só precisa de encostar o conjunto. Com as duas viaturas atreladas, a carga pode ser movimentada entre os dois equipamentos, aumentando assim a flexibilidade de carga e descarga,” explica Luís Alves, da Reta no Carregado.
Esta plataforma é sempre agregada ao malhal do equipamento. O motorista quando precisa de utilizá-la, tem simplesmente que destravá-la e descê-la. Não há necessidade de montá-la, de cada vez que quiser utilizá-la. O sistema foi montado no frontal de um semirreboque rígido, podendo ser replicado para outros tipos de equipamento.
Luís Alves frisa: “É muito mais simples, não há peças soltas que se corre o risco de perder, há uma proteção adicional à própria carga (por cima). E não requer que a pessoa ande com uma chapa de ferro, com risco de se desviar e de a mercadoria cair. É mais seguro, mais funcional, tem uma resistência superior à dos próprios malhais frontais e, sobretudo, poupa muito trabalho aos motoristas.”
Esta solução tem tido excelente aceitação noutros mercados além dos transportes, porque permite ainda, com uma adaptação, que o semirreboque sirva de armazém móvel e que se carregue e descarregue pelos dois lados.
“À data atual, poderá ser montado em dois conjuntos (camião e semirreboque, ou link trailer e semirreboque, perfazendo 60 toneladas) e, no futuro em dual-trailer (dois semirreboques, perfazendo 70 toneladas), já em testes na vizinha Espanha,” explica Luís Alves, da Reta no Carregado.
Newsletter

Como ler o que “diz” um pneu

Santos e Vale e Reta desenvolvem solução para passar carga entre semirreboques

Mercedes Classe C (1993-2000)

A mítica corrida da Srª Aparecida é já dia 15

Sabe porque os cães perseguem os carros?

Mercedes-Benz promete mostrar eActros de longo curso em Hanover

Kimera EVO37, o tributo ao Lancia 037

Um milhão de quilómetros num Defender, uma história de sobrevivência

Um Lamborghini Huracán além do asfalto

O vídeo do novo Honda Civic Type R

Hyundai revelou o novo Ioniq 6

Todos os segredos da BMW M3 Touring

Um Corvette “submarino”

BMW finalmente revelou a M3 Touring

Sabe porque os cães perseguem os carros?

O buggy original vai regressar como elétrico

Concentração de Góis arranca já amanhã

Western Star 57X foi inspirado no Mercedes-Benz Actros

O melhor nas qualificações do MotoGP vai ganhar uma BMW M3 Touring xDrive

Novo Lamborghini Urus bate recorde em Pikes Peak

Santos e Vale e Reta desenvolvem solução para passar carga entre semirreboques
Em aceleração
- Manutenção1 semana antes
Como ler o que “diz” um pneu
- Comerciais4 dias antes
Santos e Vale e Reta desenvolvem solução para passar carga entre semirreboques
- Notícias1 semana antes
Ford Escort que foi da Princesa Diana vai a leilão
- Avaliações Usados6 dias antes
Mercedes Classe C (1993-2000)
- Avaliações Usados2 semanas antes
Toyota Avensis (1998-2003)
- Motos1 semana antes
A mítica corrida da Srª Aparecida é já dia 15
- Manutenção9 horas antes
Sabe porque os cães perseguem os carros?
- Comerciais1 semana antes
Mercedes-Benz promete mostrar eActros de longo curso em Hanover