Seis dicas para manter a cabina do seu camião sempre limpa – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Seis dicas para manter a cabina do seu camião sempre limpa

Published

on

Durante um dia de trabalho o motorista passa dias e dias na estrada dentro do seu fiel companheiro, o camião. Mas, para além da manutenção regular e preventiva, peças e combustível, já parou para pensar que a cabina do camião também merece toda a sua atenção.



Se o “seu” espaço se encontrar devidamente limpo e confortável, a viagem torna-se muito mais confortável. Afinal, para além de ambiente de trabalho, a cabina do camião é praticamente a sua segunda casa.

Por isso, não perca tempo e conheça as nossas dicas práticas e eficientes, fique e olho e coloque mãos à obra.

1 – Limpe o painel com todo o cuidado e atenção…

Fundamental para a sua segurança em estrada, a limpeza do painel de instrumentos deve ser feita com um pano húmido para limpar a poeira acumulada. Desta forma mantém o painel com uma aparência nova por mais tempo.
A mesma dica vale para o volante e para os compartimentos da cabina, como porta-copos por exemplo…

2 – Preste atenção ao tapete e à carpete

Um balde com água e uma escova são suficientes para limpar o tapete da cabina do camião. Mantenha-o longe de produtos abrasivos para não o danificar. Para secar pode deixá-lo ao sol.
Agora, se os tapetes forem de borracha, utilize apenas águas para a sua lavagem e nada mais.
Se for uma carpete propriamente dita, deve ser limpa com uma escova húmida e, se for preciso higienizá-la, deverá aplicar um detergente neutro.
Nesse caso, o camião vai precisar de algum tempo para secar sem acumular bactérias e maus cheiros. Deixe as portas do camião abertas sempre que possível durante este processo.

3 – Cuidado com os estofos

Por ser feito com esponja, mesmo que mais evoluída, e se forem forrados a tecido, os bancos não devem ser lavados com água, pois absorvem-na muito rapidamente. Dê preferência a um pano húmido com pouco detergente.
Os bancos devem ser higienizados com frequência, assim como a carpete e os forros da cabina. Podem precisar de apanhar sol. O melhor será colocar a cabina de portas abertas num área virada ao sol.

4 – Tire o pó da cabina

O motorista passa a maior parte do tempo dentro do camião, por isso é normal que o espaço acumule migalhas, fios de cabelo, poeira, por aí fora…
Assim, o melhor será utilizar um aspirador para limpar todos os cantos e o piso da cabina. Faça este trabalho com frequência de forma a manter a cabina limpa.

5 – Limpe bem os vidros

A parte exterior dos vidros deve ser limpa com regularidade para evitar que acumule água da chuva. Para isso utilize um pano limpo, água e detergente que dão conta do recado.
E os vidros por dentro, como ficam? Aqui o caso muda de figura, pois vai precisar de limpar a oleosidade que se acumula no vidro devido aos toques constantes. Utilize limpa-vidros.
Tente limpar a parte interna da cabina do camião pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, aumenta a qualidade da sua visibilidade, especialmente à noite e com mau tempo.

5 – Escolha produtos de limpeza de qualidade

Damos-lhe ainda algumas dicas específicas sobre produtos de limpeza, que são fundamentais para uma limpeza regular da cabina. A qualidade da limpeza também depende da qualidade dos produtos.
De uma forma geral, dê prioridade a detergentes e sabonetes neutros que não mancham ou marca os painéis e os revestimentos. Não exagere nos produtos com cheiro, pois o aroma forte, com o passar dos anos, é desagradável e pode ser difícil de eliminar.
Se precisar de removar odores desagradáveis da cabina, procure produtos específicos para isso. Numa emergência, pode recorrer ao arroz, produto que absorve a humidade do ambiente que ajuda a eliminar cheiros desagradáveis.

6 – Mantenha a cabina do camião organizada

Durante os dias na estrada e pelo facto da cabina se assumir como a sua segunda casa, é normal que vá acumulando “tralhas” no seu interior, desde objetos passando por embalagens vazias. A desarrumação não é nada positiva.
Um ambiente organizado é propício ao conforto e à produtividade, logo a cabina merece a sua atenção para que se mantenha arrumada, limpa e cheirosa. Desta forma, viver no seu interior será muito melhor.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

Renault Trucks Oxygen é a nova aposta elétrica

Published

on

A Renaut Trucks ainda está a testar o projeto Oxygen, pequeno camião elétrico ideal para rolar dentro da cidade e do perímetro urbano.

Esta versão, equipada com uma caixa frigorífica, concebida em parceria com a cadeia de supermercados Jumbo e a SVZ, começará a ser testada em outubro de 2024 em Amesterdão, com o apoio da filial holandesa da Renault Trucks.

Neste contexto, o construtor e os seus parceiros, conscientes da importância de limitar o seu impacto ambiental, combinaram os seus conhecimentos para traduzir as necessidades da logística urbana e desenvolver um novo camião urbano elétrico experimental de 26 toneladas, capaz de operar nas zonas de emissões zero holandesas. Desde 1 de janeiro de 2025, os municípios neerlandeses poderão designar zonas de emissões zero, nas quais só se pode entrar com um veículo de emissões zero, a fim de reduzir as emissões de CO2 nas zonas urbanas. Contrariamente à primeira experiência com a Geodis para a distribuição de produtos secos, esta nova etapa permitirá efetuar entregas refrigeradas em silêncio, sem emissões poluentes e com toda a segurança para os outros utentes da estrada, desde o armazém até ao supermercado Jumbo, no coração de Amesterdão, durante o período experimental de seis meses.

O protótipo do camião foi construído na fábrica da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, a primeira fábrica europeia a produzir camiões eléctricos em série a partir de 2020.

O Oxygen é um veículo concebido especificamente para a cidade, combinando segurança, conforto e modernidade:

  • Visibilidade e segurança melhoradas: o Oxygen possui uma cabina de entrada baixa e um grande para-brisas que proporciona ao condutor uma excelente visibilidade direta à altura dos utentes da estrada. Múltiplas câmaras substituem os espelhos, oferecendo uma visão de 360°, com melhorias significativas na visibilidade traseira e permitindo a deteção de peões e utentes vulneráveis da estrada em ângulos mortos.
  • Conforto e segurança do condutor: Foi instalada uma porta deslizante do lado do passageiro, evitando os riscos associados à abertura de uma porta tradicional. O condutor pode entrar e sair do veículo de ambos os lados. Além disso, a entrada e a saída da cabina são mais fáceis devido à baixa altura de acesso.
  • Perfeita conservação dos produtos transportados: O veículo está equipado com uma carroçaria isotérmica com temperatura controlada, adequada para o transporte de 25 carrinhos de supermercado.
  • Integração na paisagem urbana: As linhas exteriores do camião e o interior da cabina foram completamente redesenhados, privilegiando o conforto do condutor e a integração no ambiente urbano.
Continue Reading

Comerciais

Nova geração DAF agora também alimentada por biodiesel B100

Published

on



Para transportadores que pretendam passar a utilizar biodiesel B100, a nova geração DAF XF, XG e XG+ pode agora também ser fornecida com um motor PACCAR MX-13 especialmente desenvolvido para este combustível. Esta nova fonte de alimentação está disponível para tratores e rígidos.

O biodiesel B100, também conhecido como biodiesel FAME (ésteres metílicos de ácidos gordos) ou RME (ésteres metílicos de colza), é um combustível inteiramente produzido a partir de óleos vegetais e gorduras renováveis. O B100 reduz as emissões de CO2 em até 90% em todo o ciclo de vida quando comparado com o gasóleo fóssil, o que o torna semelhante ao HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio).

Para atingir as emissões de CO2 mais reduzidas possível, o MX-13 compatível com B100 (355 kW/480 CV) está equipado com software especialmente concebido que tem em conta fatores como o valor calorífico inferior do biodiesel.

“Com a introdução do motor MX-13 para biodiesel, disponibilizamos uma alternativa aos transportadores que estão empenhados no transporte sustentável. Todos os camiões DAF com um motor de combustão são compatíveis com HVO, mas o B100 está mais facilmente disponível em algumas regiões”, afirma Jeroen van den Oetelaar, responsável desenvolvimento produto da DAF Trucks. “Com a opção B100, fornecemos agora aos transportadores outra forma – para além do HVO e dos nossos grupos motopropulsores elétricos – de reduzir a sua pegada ecológica, sem fazer quaisquer concessões no que diz respeito à fiabilidade do veículo.”

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por TerranoII
    Só por acaso registo efetuado à 20 anos !!! Quem é que ainda por aqui anda dessa altura ? 😀 ​
  • por slbnn
    Olá Quantas relas gasta esse modelo? Obrigado
  • por RobbPT
    Apesar de muito comum nas estradas, não tenho encontrado grande feedback deste modelo em particular. Conheço bem o motor B37 mas com caixa manual....
  • por susvilla
    Bom dia Agradecia a possível ajuda para esclarecer se quem beneficia de isenção de horário e tiver por exemplo que ter de trabalhar 4 horas num...

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]