Comerciais
Seis dicas para manter a cabina do seu camião sempre limpa
Durante um dia de trabalho o motorista passa dias e dias na estrada dentro do seu fiel companheiro, o camião. Mas, para além da manutenção regular e preventiva, peças e combustível, já parou para pensar que a cabina do camião também merece toda a sua atenção.

Se o “seu” espaço se encontrar devidamente limpo e confortável, a viagem torna-se muito mais confortável. Afinal, para além de ambiente de trabalho, a cabina do camião é praticamente a sua segunda casa.
Por isso, não perca tempo e conheça as nossas dicas práticas e eficientes, fique e olho e coloque mãos à obra.
1 – Limpe o painel com todo o cuidado e atenção…
Fundamental para a sua segurança em estrada, a limpeza do painel de instrumentos deve ser feita com um pano húmido para limpar a poeira acumulada. Desta forma mantém o painel com uma aparência nova por mais tempo.
A mesma dica vale para o volante e para os compartimentos da cabina, como porta-copos por exemplo…
2 – Preste atenção ao tapete e à carpete
Um balde com água e uma escova são suficientes para limpar o tapete da cabina do camião. Mantenha-o longe de produtos abrasivos para não o danificar. Para secar pode deixá-lo ao sol.
Agora, se os tapetes forem de borracha, utilize apenas águas para a sua lavagem e nada mais.
Se for uma carpete propriamente dita, deve ser limpa com uma escova húmida e, se for preciso higienizá-la, deverá aplicar um detergente neutro.
Nesse caso, o camião vai precisar de algum tempo para secar sem acumular bactérias e maus cheiros. Deixe as portas do camião abertas sempre que possível durante este processo.

3 – Cuidado com os estofos
Por ser feito com esponja, mesmo que mais evoluída, e se forem forrados a tecido, os bancos não devem ser lavados com água, pois absorvem-na muito rapidamente. Dê preferência a um pano húmido com pouco detergente.
Os bancos devem ser higienizados com frequência, assim como a carpete e os forros da cabina. Podem precisar de apanhar sol. O melhor será colocar a cabina de portas abertas num área virada ao sol.
4 – Tire o pó da cabina
O motorista passa a maior parte do tempo dentro do camião, por isso é normal que o espaço acumule migalhas, fios de cabelo, poeira, por aí fora…
Assim, o melhor será utilizar um aspirador para limpar todos os cantos e o piso da cabina. Faça este trabalho com frequência de forma a manter a cabina limpa.
5 – Limpe bem os vidros
A parte exterior dos vidros deve ser limpa com regularidade para evitar que acumule água da chuva. Para isso utilize um pano limpo, água e detergente que dão conta do recado.
E os vidros por dentro, como ficam? Aqui o caso muda de figura, pois vai precisar de limpar a oleosidade que se acumula no vidro devido aos toques constantes. Utilize limpa-vidros.
Tente limpar a parte interna da cabina do camião pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, aumenta a qualidade da sua visibilidade, especialmente à noite e com mau tempo.
5 – Escolha produtos de limpeza de qualidade
Damos-lhe ainda algumas dicas específicas sobre produtos de limpeza, que são fundamentais para uma limpeza regular da cabina. A qualidade da limpeza também depende da qualidade dos produtos.
De uma forma geral, dê prioridade a detergentes e sabonetes neutros que não mancham ou marca os painéis e os revestimentos. Não exagere nos produtos com cheiro, pois o aroma forte, com o passar dos anos, é desagradável e pode ser difícil de eliminar.
Se precisar de removar odores desagradáveis da cabina, procure produtos específicos para isso. Numa emergência, pode recorrer ao arroz, produto que absorve a humidade do ambiente que ajuda a eliminar cheiros desagradáveis.
6 – Mantenha a cabina do camião organizada
Durante os dias na estrada e pelo facto da cabina se assumir como a sua segunda casa, é normal que vá acumulando “tralhas” no seu interior, desde objetos passando por embalagens vazias. A desarrumação não é nada positiva.
Um ambiente organizado é propício ao conforto e à produtividade, logo a cabina merece a sua atenção para que se mantenha arrumada, limpa e cheirosa. Desta forma, viver no seu interior será muito melhor.
Comerciais
Ford e Renault estudam colaboração no âmbito dos veículos comerciais ligeiros
A Ford e o Renault Group assinaram uma carta de intenções com vista a uma possível cooperação estratégica no desenvolvimento e na produção de novos veículos comerciais ligeiros (VCL) na Europa.
Num momento de profunda transformação do transporte profissional, as duas marcas procuram unir esforços para reforçar a sua posição num segmento-chave para a logística, o transporte urbano e a atividade empresarial.
A colaboração em estudo prevê o desenvolvimento conjunto de novos modelos, potencialmente produzidos em unidades industriais europeias, assente na partilha de plataformas e na otimização dos processos produtivos. O objetivo passa por reduzir custos de desenvolvimento, acelerar o lançamento de novos veículos no mercado e oferecer soluções mais ajustadas às necessidades de frotas e profissionais independentes, incluindo versões elétricas e de combustão adaptadas a utilizações urbanas e interurbanas.
A eventual parceria beneficia da forte experiência de ambas as marcas no segmento dos VCL, com a Ford a liderar o mercado europeu através de modelos como Transit, Custom e Courier, e a Renault a afirmar-se como especialista em veículos para empresas com propostas como Kangoo, Trafic e Master. A escala industrial e a rede europeia da Ford, aliadas ao know-how da Renault em produção flexível e soluções profissionais, poderão também facilitar o desenvolvimento de versões eletrificadas.
A carta de intenções agora assinada não tem caráter vinculativo, mas estabelece as bases para a análise de projetos industriais comuns, abrangendo todas as fases, do desenvolvimento à produção, com potencial para otimizar a cadeia de fornecimento e gerar impacto significativo no mercado europeu de veículos comerciais ligeiros.
Comerciais
MAN Truck & Bus Portugal reorganiza liderança a partir de janeiro de 2026
A MAN Truck & Bus Portugal anunciou uma reorganização estratégica da sua estrutura de liderança, que entra em vigor a 1 de janeiro de 2026, com o objetivo de reforçar o crescimento sustentável, a inovação e a excelência operacional.
No âmbito destas mudanças, Afonso Guimarães, atual Diretor de Serviço a Cliente, é nomeado Center Lead MAN GBS Portugal, assumindo a liderança do novo centro de Global Business Services da MAN, um projeto internacional com base em Portugal. Ao longo dos últimos sete anos, destacou-se pela expansão da rede própria de oficinas, pelo crescimento do negócio de contratos de serviço e peças originais e pela coordenação de projetos estruturais na área de após-venda.

A Direção de Serviço a Cliente passa a ser assumida por João Cruz, até agora Diretor Comercial de Autocarros. Com quase 25 anos de experiência no setor dos veículos pesados, João Cruz traz um percurso sólido nas áreas de produto e vendas, ficando responsável pela gestão da rede de oficinas, negócio de peças e formação técnica, num contexto de crescente exigência tecnológica no após-venda.

Por sua vez, Daniel Soares, atual Truck & Van Retail Sales Manager, é nomeado Diretor Comercial de Autocarros, ficando responsável pela definição e execução da estratégia comercial das marcas MAN e Neoplan em Portugal. Com cerca de 20 anos de experiência no setor, o responsável assume o desafio de fortalecer o negócio de autocarros com uma abordagem transversal e alinhada com a evolução do mercado.

Segundo a empresa, estas alterações refletem a aposta no desenvolvimento de talento interno e na preparação da organização para os desafios de um setor em profunda transformação.
-
Notícias2 semanas agoRadares em dezembro
-
Motos2 semanas agoInspeções às motos não avançam na Europa
-
Notícias6 dias agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Notícias2 semanas agoJá pode saber se o seu carro tem algum “Recall” pendente
-
Notícias3 dias agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Sem categoria1 semana agoA nova Gymkhana de Travis Pastrana arrasa na Austrália
-
Sem categoria3 dias ago
Análise do 20bet Casino: avaliação completa da plataforma de jogo
-
Comerciais1 semana agoScania testa camiões elétricos e a hidrogénio em operações reais
